Caspa – Causas, Tipos e os melhores Tratamentos

Caspa – Causas, Tipos e os melhores Tratamentos. A caspa no cabelo e em outras regiões do corpo causa muitas preocupações, seja nos homens ou nas mulheres. Dentre as causas populares temos o uso intenso de bonés, secadores de cabelos e tratamentos químicos em excesso.

Essas causas estão entre os fatores que contribuem para intensificar essa doença capilar e reduzir a beleza dos fios.

Caspa - Causas, Tipos e os melhores Tratamentos

Ainda falando sobre as principais causas, ela pode aparecer a partir do estresse, banhos realizados com água muito quente, desequilíbrio das glândulas sebáceas presentes no folículo capilar com a produção de secreção oleosa em excesso criando uma divisão celular da epiderme, camada superficial da pele.

Sendo assim, devemos lembrar que a epiderme é renovada rapidamente, reduzindo os espaços para as células velhas ou mortas e abrindo espaço para as células novas. Nesse processo, as células mortas são expulsas em bando e ficam visíveis a olho nu na forma de um pó branco.

O que é caspa?

Trata-se de uma condição da pele que afeta principalmente o couro cabeludo. Geralmente, a causa mais identificada é na pele seca. Outras causas detectáveis são a dermatite seborreica, psoríase no couro cabeludo, eczema, sensibilidade a produtos para o cabelo ou fungos semelhantes a leveduras.

Tipos: veja abaixo informações sobre os tipos.

Caspa no cabelo

É o tipo mais comum desse tipo de doença. Ela é identificada através de coceira, irritação no couro cabeludo e descamação, estes são os sintomas mais comuns da dermatite seborreica, mais conhecida como caspa.

Vale ressaltar que o problema pode se agravar com o clima seco, estresse, disfunção hormonal, uso de água muito quente, bebida alcoólica e até alimentação rica em açúcares e gorduras no dia a dia da pessoa.

Caspa na barba

Além de atingir a região dos cabelos, ela pode se fazer presente em outras regiões como a da barba. Na região da barba temos um processo de descamação excessiva da pele e por falta de umidade da pele do rosto barbado.

Nos homens, sabemos que a barba tem por característica ter fios que ressecam com mais frequência devido à exposição ao sol e variação de temperatura.

Dessa forma, quanto maior for a barba, mais ressecada ela fica nas pontas.

Sendo assim, as células mortas da pele que normalmente seriam removidas pela lavagem diária de um rosto sem pelos podem permanecer presas ao redor dos fios de cabelo da barba.

Caspa no rosto

Este tipo pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres. Nesse caso, boa parte das vezes a caspa na barba é um sintoma da pele do rosto que está muito ressecada, mas mesmo em rosto sem barba a caspa pode ser encontrada na área facial exigindo uma melhor limpeza do rosto.

Caspa na sobrancelha

A caspa na sobrancelha é real, não é piada! Essa região também apresenta gordura e níveis de suor que podem ter acúmulo de células mortas ou velhas.

Sabemos que a dermatite seborréica (caspa) pode acontecer em qualquer lugar onde você tenha pêlos, o que significa que mais do que apenas a cabeça é suscetível. Ela pode acontecer em lugares mais inesperados.

Mesmo que o ressecamento e a descamação da área da testa possam ser causados por eczema ou dermatite de contato, a caspa é resultado de três fatores principais:

  • Presença de Malassezia globose [um fungo] na pele;
  • Predisposição genética à caspa;
  • Presença de sebo.

Caspa e os melhores Tratamentos – Como acabar com a caspa?

Essa doença tem tratamento que pode ser iniciado com o uso de shampoo anticaspa ou de loções para situações específicas.

Geralmente, os principais shampoos anticaspa agem em duas frentes. Os que possuem substâncias adstringentes removem o excesso de óleo na região. Já os antifúngicos, a maioria à base de zinco, combatem a população de Malassezia, fungos que se alimentam de gordura e que encontram no couro cabeludo oleoso um meio para se proliferar.

Porém, em situações muito mais graves, o dermatologista pode indicar loções, remédios de uso oral ou até a fototerapia.

Shampoo anti caspa

Ressaltamos que essa doença não é causada por um shampoo. Ela pode ser causada por um micróbio que ocorre naturalmente e que está presente no couro cabeludo de todos.

Sendo assim, a utilização de um shampoo errado pode fazer a caspa parecer ainda mais e em condição pior. Se o paciente tiver caspa e não usar um shampoo clinicamente comprovado para ajudar na eliminação do problema, a situação pode se agravar e os flocos podem se acumular ainda mais.

Ao escolher o shampoo certo, o paciente conseguirá tratar a caspa de modo certo.

Caspa e os melhores Tratamentos: Remédios caseiros para caspa

Além dos produtos industrializados e dos shampoos indicados para tratar esse problema, o paciente pode utilizar produtos naturais e caseiros.

Dentre os produtos caseiros, podemos destacar o vinagre. O vinagre além de ajudar a remover as plaquinhas de pele seca também possui acidez que diminui a coceira e elimina o excesso de bactérias e fungos que podem estar causando o problema.

Além disso, quando misturado com a banana promove uma maior hidratação do couro cabeludo.

Vinagre com banana

Caspas - Remédios caseiros para caspa

Uma receita muito usada e indicada é o vinagre com banana. Nesse caso, misture uma banana amassada com 500 ml de vinagre de maçã, depois aplique no cabelo e faça uma leve massagem por 5 minutos.

Posteriormente, deixe repousar cerca de 20 minutos e, no fim, lave o cabelo com água fria, enxaguando bem. Este processo pode ser feito 1 vez por dia, até eliminar a caspa.

Vitamina C

Outra dica é usar a vitamina C como aliada. No caso, o suco de limão, A vitamina C e as propriedades anti-fúngicas do limão combatem a caspa e evitam o crescimento exagerado de fungos.

Ajuda também a reduzir a coceira e equilibra o pH do couro cabeludo, promovendo também a sua hidratação.

Nesse caso você pode cortar um limão em 2 metades e esprema o suco. Mergulhe algumas bolas de algodão no suco e depois aplique o suco na raiz do cabelo, usando o algodão. Deixe repousar por 10 minutos e depois lave o cabelo com água fria.

As caspas além de serem constrangedoras, também podem prejudicar o couro cabeludo, portanto, procure saber sobre a caspa e os melhores tratamentos ao primeiro sinal desse problema, busque um tratamento e se possível, uma orientação médica.