Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Como fazer gel base de Natrosol – Hidroxietilcelulose

Formula de Gel de base aquosa de hidroxietilcelulose com boa lubricidade. Gel base semi-elaborado para a incorporação de ativos cosméticos. A formula da base de gel de Natrosol é um veiculo para incorporação de ativos compatíveis. Gel de Hidroxietilcelulose não iônico. Atua como espessante, estabilizante e emulsionante em formulas de cosméticos.

A hidratação do Natrosol é aumentada com o aumento da temperatura durante a preparação em água, entre temperaturas de 60 a 70°C. Depois do gel formado pode-se adicionar outros componentes que não sofrem efeitos adversos da temperatura. Para a adição de componentes que sofrem ação da temperatura ou que sejam voláteis deve-se aguardar o seu resfriamento.

Natrosol também é utilizado como espessante em formulas de shampoo transparente, shampoo perolado para cabelos, shampoo anti-caspa, cremes condicionadores de cabelo, produtos cosméticos para barbear, sabonetes líquidos e sabonetes cremosos corporais e faciais, mascara facial, sabonetes anti-sépticos de uso hospitalar e outras formulações cosméticas e farmacêuticas.

Outra aplicação do Natrosol (Hidroxietilcelulose) é como espessante de detergentes líquidos, sabões líquidos para lavar roupas e outras formulas de produtos de limpeza. A umectação do Hidroxietilcelulose na água pode ser aumentada adicionando gotas de hidróxido de sódio, para isso ela deve ser misturada antes na água, formando gel com maior rapidez sem aquecimento.

Formula para fazer 10 kg de gel base de Natrosol (Hidroxietilcelulose):

  • Natrosol – 100 g
  • Propilenoglicol – 500 g
  • EDTA – 10 g
  • Phenonip – 50 g
  • Água deionizada – 9340 g

Como fazer a formula do gel base de Natrosol (Hidroxietilcelulose):

Em um recipiente adicione a Água deionizada, Propilenoglicol, EDTA, Natrosol e aqueça até a formação de um gel espesso (entre 60 a 70°C).

Adicionar depois o Phenonip e misturar bem para homogeneização.

Guardar depois em potes plásticos grandes para uso posterior.

  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.