Como fazer detergente líquido com CMC

Autor(a):

Como fazer detergente líquido com CMC (carboximetilcelulose). Fórmula para fazer lava louças liquido com boa formação de espuma e ação de detergência para a lavagem de pratos, talheres, copos, panelas e demais utensílios de cozinha.

O Ácido sulfônico e o Lauril éter sulfato de sódio promovem a formação de espuma e ação de detergência na remoção de gorduras e sujeiras.

A Amida 60 age melhorando a formação e a estabilidade da espuma produzida pelo detergente líquido com CMC, além de ser sobreengordurante para a pele.

O CMC (carboximetilcelulose) é um polímero que age como espessante, aumentando a viscosidade (grossura) do detergente formulado.

Como fazer o detergente líquido com CMC (carboximetilcelulose)

Como fazer detergente líquido com CMC (carboximetilcelulose)

Fórmula para fazer 10 kg:

Água9120 g
CMC (carboximetilcelulose)50 g
Ácido sulfônico 400 g
Lauril éter sulfato de sódio200 g
Amida 60200 g
Hidróxido de sódio (soda caustica a 50%)q.s (quantidade suficiente)
Mistura de isotiazolinonas (conservante) 20 g
Coranteq.s (quantidade suficiente)
Essência10 g

Como fazer a fórmula do detergente líquido com CMC:

Produtos químicos, essências, químicos aromáticos, óleos essenciais é na loja online Casa do saboeiro.Clique e acesse a lojaEssências para perfumes masculinos e femininos. Visite a loja online e faça o seu cadastro! 

Fase A) Em um recipiente misture a 5.000 gramas (5 litros) de água e o CMC (carboximetilcelulose), aqueça até 50°C e misture até ficar um gel homogêneo.

Fase B) Em outro recipiente adicione o restante da água, ácido sulfônico e misturar até ficar homogêneo. Corrigir o pH adicionando o Hidróxido de sódio aos poucos até ficar com pH entre 6,0 a 7,0. Adicionar depois a Amida 60 e o Lauril éter sulfato de sódio, misturando bem para homogeneização.

Em seguida adicione com agitação a Fase B sobre a Fase A, misture até homogeneização.

Só Kits - Kits Faça Você Mesmo. Toda a matéria-prima já pesada e embalada para fazer cosméticos e produtos de limpeza. Kits para fazer amaciante, desinfetante, aromatizador, creme hidratante, shampoo, sabonete líquido, condicionador de cabelo, etc. Bases para fabricação, essências e corantes.Acessar loja azul Visite a loja online!

Verifique o pH, caso seja necessário corrija com o Hidróxido de sódio (soda caustica a 50%) para ficar entre 6,0 a 7,5.

Adicione sob agitação a Mistura de isotiazolinonas (conservante) e a Essência.

Colorir com solução de Corante em água até a cor desejada, misturar para homogeneizar o detergente líquido com CMC.

Aguarde a espuma abaixar e envase em frascos plásticos.

Faça Você Mesmo - Catalogo de Formulações Mais Aroma. São várias fórmulas de essências em formato PDF. Aprenda a fazer fragrâncias para perfumes, cosméticos e produtos de limpeza.Catálogos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *