Formula de desinfetante com Cloreto Benzalcônio

Como fazer desinfetante com Cloreto de Benzalcônio

Entre os produtos de limpeza e saneantes domissanitários, os agentes para limpar e desinfetar é um dos produtos mais vendidos. É um produto que as donas de casa utilizam para desinfetar banheiros, vasos sanitários, pisos e azulejos. Este é um produto de limpeza para limpar, desinfetar e perfumar superfícies e ambientes

A formula abaixo possui ação bactericida graças a um ativo quaternário de amônio muito utilizado na fabricação de produtos domisanitários domésticos e hospitalares.

Para ter ação que mate os germes o produto precisa ter um ativo bactericida em sua formulação, sem o bactericida o produto somente perfuma o ambiente. O produto limpa, desinfeta e perfuma.

A essência pode ser a de sua preferencia, seja essência de pinho, eucalipto, lavanda, floral ou jasmim. Não utilize óleo de eucalipto ou de pinho, pois para desinfetantes perfumados a base de óleos as quantidades dos tensoativos devem ser maiores.

Em formulas desinfetantes com ativos catiônicos não se deve adicionar tensoativos aniônicos, pois o produto pode sofrer precipitação, além de perder o seu efeito bactericida.
Como em todo o tipo de produto de uso domissanitário, manter o produto fora do alcance de crianças.

Formula para fazer o desinfetante com Cloreto de Benzalcônio:

Água potável 9750 g
Cloreto de benzalcônio 100 g
Renex 95 50 g
Corante qs
Essência 100 g

Modo de fazer o produto de limpeza com Cloreto de Benzalcônio:
Adicionar em um balde a Água potável.
Em outro recipiente misturar a Essência, Renex 95, Cloreto de benzalcônio e homogeneizar, em seguida adicionar essa mistura no balde com a Água, sob agitação. Misturar bem.

Em seguida adicionar o Corante diluído em Água, em gotas até obter cor desejada.
Misturar bem para homogeneização e embalar nos frascos plásticos.

4 comments on “Formula de desinfetante com Cloreto Benzalcônio

    1. José Marcos Autor do post

      Olha, geralmente as formulas publicadas aqui são em peso.Para passar em volume eu tenho que ter a densidade de todas as matérias-primas para fazer a conversão.Procure utilizar uma balança para pesar os componentes.A água pode ser em volume, pois 1 kg de água corresponde a 1 litro.

      Resposta
  1. Hudson (hudsoncoimbraferreira@gmail.com)

    Gostaria de saber se posso utilizar a formulação com cloreto de benzalcônico na confecção de Odorizante Veicular e ou Ambiental

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.