Pular para o conteúdo

Fórmula de shampoo com extrato de Açaí

Como fazer shampoo de Açaí hidratante para cabelos. Formula de Shampoo de uso cosmético com Extrato Glicólico de Açaí, Feniltrimeticone e Pantenol. O Extrato Glicólico de Açaí na formula possui propriedades hidratantes e emolientes para a pele e para os cabelos.

O Feniltrimeticone na receita do cosmético capilar promove brilho intenso e extrema luminosidade aos fios de cabelos. O Feniltrimeticone também proporciona maleabilidade e suavidade aos fios de cabelos.

A Pró-Vitamina B5 (D-Pantenol) na formula do cosmético capilar possui ação condicionadora e evita a formação de pontas bipartidas (duplas) nos fios de cabelos, facilitando o pentear dos cabelos. Pró-Vitamina B5 (D-Pantenol) também promove brilho e maciez aos fios de cabelos.

Fórmula – receita para fazer o shampoo de Açaí hidratante para cabelos:

Água desmineralizada56 kg
EDTA dissódico100 g
Extrato Glicólico de Açaí2 kg
Corante para shampooq.s
Glicerina1 kg
Lauril éter sulfato de sódio (a 27%)29 kg
Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90)3,5 kg
Cocamidopropyl Betaine (Anfocap CS-30)4 kg
Base perolizante para shampoo3 kg
Feniltrimeticone (DC 556 )500 g
Preservante (Capicide Cos-C)100 g
Pró-Vitamina B5 (D-Pantenol)500 g
Essência para shampoo300 g
Ácido Cítricoq.s – pH 5,5 a 6,5
Cloreto de Sódioq.s

Como fazer a formula – receita do shampoo de Açaí hidratante para cabelos:

Em um tanque agitador adicione a Água desmineralizada, sob agitação adicione o EDTA dissódico, Extrato Glicólico de Açaí e agite para homogeneizar.

Sob agitação lenta adicione a Glicerina, Lauril éter sulfato de sódio (a 27%), Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90), Cocamidopropyl Betaine (Anfocap CS-30) e agite para homogeneizar.

Logo após sob agitação adicione a Base perolizante para shampoo, Feniltrimeticone (DC 556 ) e agite para homogeneização do shampoo.

Em um recipiente aqueça o Pró-Vitamina B5 (D-Pantenol) até 40°C, em seguida adicione ao shampoo sob agitação.

Sob agitação adicione o Preservante (Capicide Cos-C) e a Essência para shampoo, agite para homogeneizar.

Verifique o pH do Shampoo com Extrato Glicólico de Açaí, o pH deve ficar entre 5,5 e 6,5, caso seja necessário efetue a correção do pH adicionando Ácido Cítrico diluído em Água desmineralizada, aos poucos e sob agitação até obter o pH indicado para o Shampoo com Extrato Glicólico de Açaí.

Em seguida adicione o Corante para shampoo e acerte a viscosidade com o Cloreto de Sódio diluído em Água desmineralizada.

Agite até completa homogeneização. Aguarde por algumas horas até que a as bolhas de espuma formadas durante a manipulação do produto desapareçam e envase o Shampoo nos frascos.

Shampoos perolizados (shampoos com brilho pérola, shampoos com base perolizante) devem ficar com a viscosidade bem alta (bem viscoso), para que não ocorra a precipitação do agente perolizante (base perolada) no fundo do frasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *