Como fazer shampoo de Açaí hidratante para cabelos

Fórmula de shampoo com extrato de Açaí

Como fazer shampoo de Açaí hidratante para cabelos. Formula de Shampoo de uso cosmético com Extrato Glicólico de Açaí, Feniltrimeticone e Pantenol. O Extrato Glicólico de Açaí na formula possui propriedades hidratantes e emolientes para a pele e para os cabelos.

O Feniltrimeticone na receita do cosmético capilar promove brilho intenso e extrema luminosidade aos fios de cabelos. O Feniltrimeticone também proporciona maleabilidade e suavidade aos fios de cabelos.

A Pró-Vitamina B5 (D-Pantenol) na formula do cosmético capilar possui ação condicionadora e evita a formação de pontas bipartidas (duplas) nos fios de cabelos, facilitando o pentear dos cabelos. Pró-Vitamina B5 (D-Pantenol) também promove brilho e maciez aos fios de cabelos.

Fórmula – receita para fazer o shampoo de Açaí hidratante para cabelos:

Água desmineralizada56 kg
EDTA dissódico100 g
Extrato Glicólico de Açaí2 kg
Corante para shampooq.s
Glicerina1 kg
Lauril éter sulfato de sódio (a 27%)29 kg
Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90)3,5 kg
Cocamidopropyl Betaine (Anfocap CS-30)4 kg
Base perolizante para shampoo3 kg
Feniltrimeticone (DC 556 )500 g
Preservante (Capicide Cos-C)100 g
Pró-Vitamina B5 (D-Pantenol)500 g
Essência para shampoo300 g
Ácido Cítricoq.s – pH 5,5 a 6,5
Cloreto de Sódioq.s

Como fazer a formula – receita do shampoo de Açaí hidratante para cabelos:

Em um tanque agitador adicione a Água desmineralizada, sob agitação adicione o EDTA dissódico, Extrato Glicólico de Açaí e agite para homogeneizar.

Sob agitação lenta adicione a Glicerina, Lauril éter sulfato de sódio (a 27%), Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90), Cocamidopropyl Betaine (Anfocap CS-30) e agite para homogeneizar.

Logo após sob agitação adicione a Base perolizante para shampoo, Feniltrimeticone (DC 556 ) e agite para homogeneização do shampoo.

Em um recipiente aqueça o Pró-Vitamina B5 (D-Pantenol) até 40°C, em seguida adicione ao shampoo sob agitação.

Sob agitação adicione o Preservante (Capicide Cos-C) e a Essência para shampoo, agite para homogeneizar.

Verifique o pH do Shampoo com Extrato Glicólico de Açaí, o pH deve ficar entre 5,5 e 6,5, caso seja necessário efetue a correção do pH adicionando Ácido Cítrico diluído em Água desmineralizada, aos poucos e sob agitação até obter o pH indicado para o Shampoo com Extrato Glicólico de Açaí.

Em seguida adicione o Corante para shampoo e acerte a viscosidade com o Cloreto de Sódio diluído em Água desmineralizada.

Agite até completa homogeneização. Aguarde por algumas horas até que a as bolhas de espuma formadas durante a manipulação do produto desapareçam e envase o Shampoo nos frascos.

Shampoos perolizados (shampoos com brilho pérola, shampoos com base perolizante) devem ficar com a viscosidade bem alta (bem viscoso), para que não ocorra a precipitação do agente perolizante (base perolada) no fundo do frasco.