Como Fazer Creme Rinse

Receita para Fazer Creme Rinse
Condicionador de cabelos tipo creme rinse, este produto contém em sua formulação um agente antiestático que deixa os fios capilares fáceis de pentear, maleáveis e macios ao toque. É um tensoativo catiônico que condiciona e desembaraça os fios de cabelos, facilitando o penteado tanto à seco como à úmido.

O creme rinse é um produto parecido com o condicionador de cabelos com uma consistência diferente, contém na fórmula um agente antiestático que deixa os fios capilares com boa penteabilidade.
Creme rinse é um produto de uso cosmético fácil de fazer, mas deve se tomar cuidado com a temperatura, a água e os componentes que precisam de aquecimento devem ser aquecidos até a temperatura descrita no processo de fabricação, se não forem aquecidos corretamente o produto fica com a consistência comprometida.

Os componentes para fazer o creme rinse podem ser adquiridos em revendedores de produtos químicos ou em lojas virtuais de essências, lembrando que o Cloreto de cetil trimetil amônio é a 25%, existe o mesmo produto a 50%.
Se você adquirir o Cloreto de cetil trimetil amôneo a 50%, lembre-se que deve ser adicionado a metade da quantidade que esta descrita na formula descrita abaixo.
Outras sugestões de condicionadores de cabelos:
Como fazer creme condicionador para cabelos encaracolados

Como fazer condicionador hidratação profunda dos cabelos

Como fazer creme condicionador para cabelos secos

Fórmula para fazer creme rinse:
Cloreto de cetil trimetil amôneo (25%)_____ 3,5%
Álcool ceto-estearilico________________ 3,5 %
Metilparabeno____________________ 0,15%
Propilparabeno___________________ 0,05%
Essência__________________________ q.s
Corante__________________________ q.s
Ácido cítrico_______________________ q.s
Água (qsp)______________________ 100%
Modo de preparo do creme rinse:
Aquecer toda a água até 85°C.
Em um recipiente apropriado aquecer o Álcool ceto-estearilico, o Cloreto de cetil trimetil amôneo, o Metilparabeno e o propilparabeno até cerca de 80°C, ou até fusão completa.
Em seguida adicione a água aquecida sobre a mistura anterior sob agitação, esfrie sob agitação até atingir + ou -30°C.
Em seguida adicione a essência e agite.
Adicione o corante diluído em água.
Acerte o p.H(entre 4 a 4,5) com o ácido cítrico diluído em água, sempre adicionando aos poucos e sob agitação até obter o p.H desejado.

15 pensamentos sobre “Como Fazer Creme Rinse”

  1. Olá Charlene e Luziane!Segue abaixo quantidades para 1 kg de creme rinse.Cloreto de cetil trimetil amôneo (25%)3,5% (35 gramas)Álcool ceto-estearilico 3,5 % (35 gramas)Metilparabeno 0,15% (1,5 gramas)Propilparabeno 0,05% (500 mg)Essência q.s Corante q.s Ácido cítrico q.s Água (qsp)100% (928 gramas)Um abraço!

    1. Para que o creme rinse fique espesso e viscoso a água e os demais produtos químicos devem ser aquecidos nas temperaturas indicadas na formulação.Se não atingir a temperatura indicada na hora de misturar as fases, o creme rinse não ganha consistência.Depois de feito, deve se esfriar o creme rinse sob agitação moderada até ele ganhar consistência de creme.

  2. Oi boa tarde amigo, gostaria de saber se tem condição de substituir o metilparabeno, e propilparabeno, pelo conservante karolone L.A. pra fazer o creme rinse. se poder me diga a quantidade a ser usada pra um kilo. obrigado aguardo resposta…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.