Como Fazer Creme Condicionador de cabelos

Receita para Fazer Creme Condicionador de Cabelos

A função do creme para condicionamento capilar é condicionar os fios, dando maciez aos fios capilares para desembaraçar e facilitar na hora de pentear os cabelos.
Na hora de utilizar o produto, coloque um pouco nas mãos e aplique nas pontas, evitando passar o creme para condicionamento capilar na raiz dos cabelos.
O uso do produto é importante para manter os fios bonitos e saudáveis.
A fórmula de creme condicionador de cabelos abaixo contém em sua formulação um agente antiestático, condiciona os fios e melhora o pentear.
O Óleo mineral utilizado é um agente condicionador da pele e dos cabelos.
O condicionador é um produto fácil de fazer, mas deve se tomar cuidado na hora do aquecimento durante a preparação, pois se a água e os componentes que devem ser aquecidos não estiverem na temperatura indicada no processo de fabricação, o produto não adquire consistência adequada.Sempre checar e se for preciso fazer a correção do pH do condicionador para que fique dentro da faixa indicada, para efetuar esse processo utilize as fitas de medir o pH ou um aparelho chamado de pHmetro, as fitas de pH são bem acessíveis e o pHmetro é um aparelho utilizado em laboratórios e industrias químicas e farmacêuticas em geral que tem um preço alto. No entanto, o pHmetro se estiver calibrado adequadamente efetua medições mais precisas. Este é um produto cosmético para o condicionamento dos fios capilares, o Cloreto de cetil trimetil amônio possui ação emulsificante, tem caráter catiônico e age como antiestático, promovendo maciez e desembaraço nos fios capilares.Outras fórmulas grátis condicionantes de cabelos:
Como fazer creme condicionador para cabelos encaracolados
Como fazer condicionador hidratacao profunda dos cabelos
Como fazer creme condicionador para cabelos secos

Fórmula do creme condicionador:
Álcool ceto-estearilico___________________ 3,5%
Cloreto de cetil trimetil amôneo (25%)_________ 4%
Cocoamidopropil betaina__________________ 1%
Óleo mineral_________________________ 0,5%
Metilparabeno_______________________ 0,15%
Propilparabeno______________________ 0,05%
Essência_____________________________ q.s
Corante_____________________________ q.s
Ácido cítrico__________________________ q.s
Água (qsp)_________________________100%
Modo de preparo do creme para condicionamento capilar:
Aquecer a água até 80°C.
Misturar e aquecer até 80°C o Álcool ceto-estearilico, Cloreto de cetil trimetil amôneo, Cocoamidopropil betaina, Óleo mineral, Metilparabeno e Propilparabeno.
Adicionar a água aquecida a 80°C sobre a mistura anterior sob agitação, em seguida resfriar sob agitação até atingir cerca de 30°C.
Ao atingir cerca de 30°C, adicione a essência e agite.
Adicione o corante diluído em água e agite.
Acerte o p.H (entre 5 a 6) com ácido cítrico diluído em água, sempre adicionando aos poucos e sob agitação até obter o p.H desejado.
Agite até homogeneização, depois embale nos frascos plásticos.

Para comprar matéria-prima, essências e corantes para cosméticos e produtos de limpeza, visite o site abaixo:
Casa do saboeiro

51 pensamentos sobre “Como Fazer Creme Condicionador de cabelos”

  1. Quais são as máquinas p/ fazer shampoo e condicionador? E qual a quantidade de produto final? Obrigada.

  2. Olá Anônimo (a), obrigado pela sua visita!Para a preparação de shampoo e condicionador em grande quantidade você deve adquirir tanques em aço inoxidavel com aquecimento, para a preparação do shampoo geralmente não é necessário usar o aquecimento.Para a produção do creme condicionador é necessário 2 tanques com aquecimento, um para aquecer a água e outro para aquecer (fundir) os componentes sólidos.Além dos tanques, é necessário uma balança para a pesagem dos componentes, uma máquina para o envase (enchimento dos frascos), um deionizador de água, um medidor de pH ou fitas medidoras de pH e equipamentos de laboratório (vidrarias, viscosimetro, etc.)Dê uma olhada no post localizado no endereço abaixo:http://formulasgratis.blogspot.com/2009/09/equipamentos-para-producao-de-liquidos.htmlSeguindo a formulação acima você pode preparar a quantidade que desejar, caso queira uma quantidade especifica, deixe um novo comentário relatando a quantidade desejada.Um abraço!

  3. Boa Noite !Gostaria de saber se é possível me passar as fórmulas de condicionadores para cabelos secos, oleosos, normais e claros, pois estou muito precisando para fazer um projeto na escola de química e nao encontro em nenhum lugar .Meu email é: rafaelrafafael@oi.com.brOu pode colocar no blog q pego, como achar melhor. Muito Grato !

  4. Olá Marli, obrigado pela visita!Geralmente fica faltando na base para condicionador o corante, a essência e o restante da água deionizada, no entanto a pessoa deve ler as instruções de uso no rotulo da embalagem do produto.Um abraço!

  5. gostaria de saber onde compro os produtos para fazer shampoo e condicionador pois meu marido é vendedor de cosmético e eu me formo em quimica nesse ano e gostaria de montar um pequeno negócio de cosmético meu e-mail é negatinhajk@hotmail.com

  6. ola meu nome e julio cesar eu pressiso de uma base para progressiva que nao seje oliosa nem muito grossa de fassio absorçao do cabelo obs as escamas do cabelo estarao abertas obrigado aguardo retorno

  7. Olá Anônimo!Extratos devem ser adicionados depois que a temperatura estiver abaixo dos 30ºC.O óleo mineral já é um emoliente, outros produtos podem ser o óleo de amêndoas, a vaselina sólida, etc.Mas cuidado, um condicionador muito oleoso pode deixar os cabelos "emplastados".Um abraço!

  8. comprei uma base para condicionador e nao cosigo disolver, sera que estou usando a agua fria e nao esta dando certo?

  9. Olá Anônimo!Procure entrar em contato com o fabricante da base, caso não haja informações de uso.Geralmente o condicionador é preparado com água quente (75 – 85ºC).Um abraço!

  10. Por favor, qual é a quantidade de materiais para 1 kg? vcs vendem para pessoa física?ObrigadaCharlene

  11. Olá Charlene!Quantidades para 1 kg.Composição:Álcool ceto-estearilico________ 3,5%(35 gramas)Cloreto de cetil trimetil amôneo (25%)_ 4%(40 gramas)Cocoamidopropil betaina__________ 1%(10 gramas)Óleo mineral____________________ 0,5%(5 gramas)Metilparabeno________________ 0,15%(1,5 gramas)Propilparabeno___________________ 0,05%(500 mg)Essência_____________________________ q.sCorante_____________________________ q.sÁcido cítrico__________________________ q.sÁgua (qsp)_________________________1 kgUm abraço!

  12. ola boa tarde .gostaria de saber qual os produtos e a quantidade para fabricação de condicionador para cães. obrigado

  13. ola gostaria de saber qual a quantidade de produtos que uso para fazer 20kg de base para escovas sem formol e shanpoo 20kg abrigado agradeso se puder me passar

  14. ola queria muto uma cauterização gostaria de saber como faço para fazer queratina hidrolizada e um reconstrutor

  15. ola ! presciso da formula da escova progressiva , ke alisa e hidrata ao mesmo tempo vc tem ?vc vende os produtos para fabricar essa formula de progressiva ? grata simone

  16. Olá Anônimo!O blend ativado é um composto para fabricação do sabão para lavagem de automóveis em lava a jato.Não possuo fórmula do produto, ele é um produto comercializado pela Jacy Fragrâncias – Casa do saboeiro.Um abraço!

  17. ola meu nome e elizandra comprei um quilo de base pronta para condicionador aquelas que e so acrecentar agua quente 90 graus eu bati com A batedeira ela ficou muito espumosa como eu tenho ke misturar pra nao ficar espumosa??

  18. Olá Elizandra!Geralmente o fabricante envia o modo de preparo do produto.Para que não fique espumosa, utilize uma pá ou colher de plástico ou aço inox, mexendo sempre com agitação moderada (não pode agitar rápido demais) até o creme condicionador criar consistência.Um abraço!

  19. boa tarde!gostaria de saber se tem a possibilidade de fazer um condicionador, com substancia principal o PEPINO.muito obrigado

  20. Olá Anônimo!Pode se fazer creme condicionador para cabelos com extrato de pepino.O extrato glicólico de pepino é indicado para cabelos oleosos. Um abraço!

  21. ola, gostaria de saber quais os testes a serem realizados para avaliar as formulacoes de shampoo e condicionador? [obrigada desde de ja

  22. Olá Anônimo!Viscosidade do produto, densidade, maciez nos cabelos, estabilidade do produto, penteabilidade dos Cabelos, determinar a quantidade de corantes no produto, determinar a quantidade de Cloreto de sódio para acerto de viscosidade no shampoo, acerto de pH, teor de ativo (quando for o caso), etc.Um abraço!

  23. Boa tarde alguem poderia me ajudar a fazer uma trabalho que pede o seguinte:Passo 1Identificar tipos de impostos que incidirão na compra dos materiais (direitos e indiretos). Lembre-se de que é uma indústria cosmética e que, por terem produtos diferenciados e complexos, existem peculiaridades na legislação (base glicerinada, corantes, essências e fôrmas, etc.).Passo 2Definir:a) uma quantidade (kg, ml, litros) para utilizar cada tipo de material em um mês de produção. Fazer a aquisição imediata desses materiais;b) preço de compra total para cada material. Pesquisar o preço de mercado desses produtos;c) a(s) alíquota(s) do(s) imposto(s) incidente(s) na compra dos materiais;d) considerar que o inventário inicial, no início do mês, é zero para todos os materiais.

  24. Oi Marcos, tudo bem? Quero fazer um condicionador livre de parabenos, petrolatos e silicones. Posso simplesmente substituir a vaselina por óleo vegetal? E qual seria a porcentagem de ácido cítrico (ou outro conservante natural) necessária para substituir os parabenos?

    1. Você pode substituir o óleo mineral por óleo vegetal.Não conheço conservante natural, o ácido cítrico é mais utilizado como acidulante para corrigir o pH.No lugar dos parabenos, pode-se utilizar o Koralone LA – Mistura de Isothiazolinonas.0,05 para produtos de enxague.0,1 para produtos sem enxague.

  25. Olá, irei fazer este cosmético em minha aula de química, pórém não possuo o componente Cloreto de Cetil Trimetil Amônio, o que eu poderia utilizar para substituí-lo?

    1. RenatoDesculpe, esse é um dos principais componentes dessa fórmula de creme condicionador e não conheço outro componente que possa substitui-lo.É ele que retira a carga estática dos cabelos, sendo também o emulsionante na formulação.

  26. Como eu consigo uma fábrica aqui em Salvador que formule meu próprio creme de cabelo e eu coloque a minha marca como faço por favor obrigada aguardando resposta

  27. Como eu consigo uma fábrica aqui em Salvador que formule meu próprio creme de cabelo e eu coloque a minha marca como faço por favor obrigada aguardando resposta

    1. ZenaideVocê pode contratar uma empresa para terceirizar a fabricação do seu creme de cabelo.Segue uma empresa, verifique na lista telefônica, pode ser que existam outras empresas na sua região que façam terceirização de cosméticos.L'aromatic Terceirização de CosméticosCondomínio Recreio – R. José de Anchieta, 136 – 2 – Caji, Lauro de Freitas – BATelefone: (71) 3369-6430

  28. Olá,José Marcos!!! Boa noite. Sou a Cristina de BH.Estive aqui o ano passado. Estou voltando novamente. Minha dúvida é a respeito de densidade e viscosidade… A temperatura influência muito no resultado da densidade e da viscosidade??? Teria uma temperatura ideal??? Tipo 25graus??? Há 4 anos trabalho em uma indústria de cosméticos em Vespasiano. E sempre fiz tais análises aos 25graus. Essa semana porém, uma consultoria me disse que a temperatura é irrelevante…Obrigada.

    1. CristinaAcredito que a temperatura influencia sim, as analises feitas em produtos cosméticos onde trabalhei sempre foram com 25°C.E muitas multinacionais que fabricam especialidades químicas para o setor de cosméticos indicam a temperatura de 25°C. O condicionador por exemplo, apresenta diferença na viscosidade e consistência dependendo da sua temperatura.Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.