Como fazer detergente liquido lava roupas

Fórmula de detergente liquido para a lavagem de roupas com Branqueador Óptico. Como fazer receita de sabão liquido para a lavagem de roupas, contém agentes de detergência e formação de espuma, assim como auxiliares de limpeza. O Branqueador Óptico presente na formula do sabão permite um branco mais branco, retirando o aspecto visual de amarelamento nas roupas.

Como fazer detergente liquido com ácido sulfônico e Amida 60, proporcionam ótimo poder de limpeza nas roupas, boa formação de espuma e ação de detergência. Produto de limpeza que limpa, perfuma e promove brancura nos tecidos têxteis.

Como fazer detergente lava roupas

O Tripolifosfato de sódio na formula atua como auxiliar de limpeza, dando maior poder de remoção das sujeiras e ação de detergência. O Ácido sulfônico é o tensoativo aniônico mais utilizado no mundo na fabricação de detergentes, limpadores multiuso, sabões líquidos e outras formulações de produtos de limpeza.

Veja outras formulas de produtos de limpeza:
Fórmula sabão em pó com Perborato de sódio
A indústria do Sabão – Apostila sobre Sabões
Como fazer sabão em pó com sistema Bleach de branqueamento de roupas

A Trietanolamina é um alcalinizante que ajuda no acerto do pH, além de deixar o produto mais estável, principalmente nos dias frios, evitando precipitação de partículas no fundo do frasco.

Fórmula para fazer 10 litros de detergente liquido – sabão liquido lava roupas:

  • 900 gramas de Ácido sulfônico
  • 100 gramas de Tripolifosfato de sódio
  • 150 gramas de Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60)
  • 100 gramas de Trietanolamina
  • 200 gramas de Hidróxido de sódio 50% (Soda caustica liquida a 50%)
  • 10 gramas de Branqueador Óptico
  • 10 gramas de Formol 37%
  • 30 gramas de Cloreto de Sódio
  • Corante q.s (quantidade suficiente)
  • 40 gramas de Essência
  • Água até completar os 10 litros

Como fazer a formula – receita do detergente liquido  – sabão liquido lava roupas:

Em cerca de 7 litros de Água adicione sob agitação o Tripolifosfato de sódio e mantenha a agitação até completa solubilização do tripolifosfato.
Adicione a seguir sob agitação o Ácido sulfônico, a Dietanolamida (Amida 60), a Trietanolamina e homogeneizar bem.
Em seguida adicione sob agitação metade do hidróxido de sódio e verifique o pH, o pH deve ficar entre 9,5 a 10,5, caso seja necessário corrija com o restante do Hidróxido de sódio (Soda caustica), adicionando aos poucos e sob agitação até obter o pH indicado.
Adicione a seguir sob agitação o Branqueador Óptico, o Formol 37%, o Corante previamente diluído em Água e a Essência.
Acerte a viscosidade (“grossura do detergente”) com o Cloreto de sódio diluído em Água, adicionando aos poucos sob agitação.
Complete o volume para 10 litros de detergente com Água e agite para completa homogeneização do detergente liquido lava roupas.

Compre produtos químicos, essências, corantes e embalagens na Casa do saboeiro.

16 comentários em “Como fazer detergente liquido lava roupas”

  1. Olá visitante do Fórmulas Grátis!O Carbopol ETD 2020 NF é utilizado em shampoos e sabonetes líquidos (produtos a base de tensoativos), no caso de detergente para lavar roupas é necessário fazer um teste com o produto.Muitos tipos de Carbopol não são compatíveis com os componentes existentes no lava roupas.Um abraço!

    Responder
  2. Olá visitante do Fórmulas Grátis!Lava roupas com Tripolifosfato de sódio é preciso diluir bem o produto. Adicione mais um pouco de Trietanolamina, uns 2 gramas por litro de detergente e veja se ele volta ao normal.Um abraço e obrigado pela visita!

    Responder
    • Olá Mario Sergio!Essa fórmula de detergente liquido para roupas é parecido com o OMO Liquido, mas não é igual.No link "todas as fórmulas" na parte de cima do blog você encontra outras formulações de detergentes e sabões líquidos lava roupas.Um abraço!

      Responder
  3. Adorei encontrar essa sugestão de formulação ,mas esse alvejante ótico é o mesmo que se usa no sabão sólido?Aquele azul bem viscoso ou é o mais líquido amarelado ,cor de guaraná?a Tea,não tem específicaçao? O tripolifosfato não precisa aquecer p ser incorporado à fórmula? Grata por responder❗️

    Responder
    • Olá miravasconcelos92!O alvejante ótico pode ser um dos dois, a Trietanolamina pode ser a 85%. Se o alvejante for muito viscoso, diluir em um pouco de água antes de adicionar na formulação.Você pode aquecer a água para dissolver o Tripolifosfato de sódio, mas depois deixe esfriar a temperatura ambiente para dar continuidade no preparo do detergente liquido.Um abraço!

      Responder
    • Olá Pedro sousa silva!Não, o bicarbonato não tem a mesma função do branqueador óptico.Veja se tem na sua região, caso contrario devera comprar em outra cidade ou pela Internet.Um abraço!

      Responder
    • Você pode comprar os produtos químicos para fazer o detergente liquido em revendedores de produtos químicos ai em Brasilia.Agora na Casa do saboeiro você pode comprar um kit completo para fazer o detergente, o kit pode ser enviado pelos Correios.

      Responder

Deixe um comentário