Como fazer creme base Lanette

Como fazer creme base Lanette. Formula – Receita para fazer uma base de creme hidrossolúvel, não oleoso, lavável com características umectantes.

Advertisement

Nessa formula de creme base depois de pronta podem ser adicionados outros componentes cosméticos, como vitaminas, extratos, Hidroquinona e outros princípios ativos cosméticos e farmacêuticos.

Como fazer creme base Lanette

Os princípios ativos cosméticos ou medicamentosos devem ser compatíveis com os componentes da receita.

Esta formula de creme base é solúvel na água, permitindo a retirada do produto na pele. Possui em sua receita compostos emolientes e hidratantes para a pele.

A cera Lanette N é autoemulsionável, permitindo a fabricação de cremes e loções com facilidade.

Lanette N é uma base autoemulsionável que promove emoliência e suavidade à pele, sendo muito usada na fabricação de cremes e loções cremosas em farmácias de manipulação, tendo boa aceitação pelos médicos.

Na área de cosméticos é muito utilizada em formulas cremosas, loções hidratantes e outras emulsões cremosas para o cuidado da pele.

Possui Glicerina de ação hidratante e umectante em sua composição.

Formula – receita para fazer 10 kg de creme base com Lanette N:

  • Lanette N – 1400 g
  • Vaselina liquida – 500 g
  • Nipazol – 5 g
  • Glicerina – 500 g
  • Nipagin – 10 g
  • Água deionizada ou destilada – 7585 g

Como fazer a formula – receita do creme base Lanette:

Fase 1) Em um recipiente adicione a cera Lanette N, vaselina liquida, Nipazol e aqueça até a temperatura de 80°C.

Fase 2) Em outro recipiente adicione a glicerina, Nipagin, Água deionizada e aqueça também até a temperatura de 80°C.

Depois despejar a Fase 2 sobre a Fase 1, ambas a 80°C, sob agitação. Manter agitação constante até o creme base Lanette N esfriar na temperatura de 35°C. Depois de fria, a base pode ser guardada em potes plásticos bem fechados e identificados para uso posterior.

Advertisement

6 comentários em “Como fazer creme base Lanette”

  1. Olá, boa noite, amo tudo q VCS ensinam, estão de parabéns,,,,, gostaria de fazer um pedido a vcs,não sei se posso,,, mais eu queria muito uma. Receita de creme c lanette e uréia, mais uma receita de 200 gmas do produto, não sei como adicionar a uréia na receita,olha muito obrigada, aguardo resposta boa noite!

    Responder
    • Formula de creme base Lanette para fazer 200 g.

      Lanettte N – 28 g
      Vaselina – 10 g
      Nipazol – 100 mg
      Glicerina – 10 g
      Nipagin – 200 mg
      Água – 151,7 g

      A Ureia deve ser dissolvida em um pouco da água e depois ser adicionada no produto.

      Ureia a 3% (6 g para fazer as 200 g) para hidratar peles sensíveis e de crianças.
      10% de ureia (20 g) para hidratar todos os tipos de pele.

      Responder
  2. Boa tarde. Gosto muito do site de vcs. Por gentileza teria como formular um protetor solar cremoso com lanette 200g mais ou menos? Eu vi uma formula de vcs mas tem muitos ingredientes difíceis de encontrar até aqui mesmo no Brasil. Eu gostaria e ficaria muito grata se fosse possível a vcs. Muito obrigada desde já. Deus os abençoe ainda mais.

    Responder
  3. Boa tarde. Encontrei agora a sua receita e já pretendo testar! Muito obrigada por compartilhar! Gostaria de saber se teria como você explicar como eu faço pra adicionar ácidos nesse creme (vi que é compatível com hidroquinona, ácido retinoico, ácido salicilico etc.)

    Desde já, obrigada pela atenção.

    Responder
    • Você deve verificar a solubilidade dos ativos que vai usar em um solubilizante cosmético ou farmacêutico apropriado e utilizar uma quantidade suficiente (qs) do solubilizante para solubilizar antes de adicionar no produto.
      A Hidroquinona é moderadamente solúvel em água, solúvel em álcool e propilenoglicol. O Ácido salicílico em álcool. O ácido retinoico é solúvel em propilenoglicol.

      Ao comprar os ativos, pergunte ao fornecedor no que o ativo é solúvel.

      Responder

Deixe um comentário