Como fazer creme alisante de cabelos. Formula de creme alisante de cabelos para a fabricação industrial de cosmético com tioglicolato de amônio, esta é uma formulação cosmética utilizada para o alisamento dos cabelos, é uma formulação cosmética para uso profissional e deve ser aplicado por profissionais cabeleireiros.
Embora haja espaço na preferencia masculina para todos os tipos de cabelos, muitas mulheres preferem alisar os seus cabelos com produtos alisantes.
A grande procura pela mulheres por esse produto fez surgir no segmento cosmético brasileiro e mundial uma grande gama de produtos para o alisamento capilar. Também houve a criação de muitos equipamentos destinados a esse fim, como pranchas e chapinhas alisadoras para os fios capilares.
De certa forma, a beleza de um cabelo não esta em ser liso, crespo ou ondulado, mas sim em ser um cabelo bem cuidado com a escolha de cosméticos capilares adequados aos tipos dos fios, que promovam hidratação, condicionamento e brilho.
Uma cabeleira bem cuidada promove muitos efeitos benéficos para quem a possui, melhora a aparência e o aspecto de um cabelo bem cuidado.
Características de alguns componentes no creme alisante de cabelos
A fórmula de creme alisante abaixo possui agentes de consistência, como o Cosmowax J e a Hidroxietilcelulose (Cellosize QP-100 MH) que promovem consistência cremosa ao produto cosmético.
Já o Colágeno Hidrolisado na formula é rico em aminoácidos essenciais importantes para a manutenção do equilíbrio fisiológico dos cabelos, promove condicionamento, maciez e suavidade nos cabelos.
Sendo importante a presença do Colágeno Hidrolisado em cosméticos capilares e principalmente para uso em cabelos danificados por tingimentos, descoloração ou permanentes, assim como por fios danificados pela ação do sol (raios solares) e pela poluição em excesso nos grandes centros urbanos.
A Lanolina etoxilada (Solan) na formula do creme alisante age como emoliente e hidratante nos fios capilares, ajuda a combater os efeitos de ressecamento causados pelos tensoativos presentes em formulações de shampoos, o que promove melhor maleabilidade aos cabelos.
Este produto químico pode ser utilizado em formulas cosméticas de shampoos, cremes condicionadores, sabonetes líquidos, cremes alisantes, loções cremosas para a pele, seruns faciais, tônicos faciais, loções de limpeza de pele e muitas outras preparações cosméticas.
Cuidados na fabricação
Como todo produto de uso cosmético, formulações alisantes para cabelos devem seguir as exigências da Anvisa para a fabricação de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.
Quem desejar fabricar o produto para venda no mercado brasileiro deve possuir instalações e empresa regulamentada segundo as exigências da Anvisa para o setor de fabricação de cosméticos. Portanto, uma visita na Vigilância sanitária pode ajudar muito na elucidação de duvidas referentes a fabricação.
Só Kits. Kits prontos para fazer cosméticos e produtos de limpeza. Clique e acesse a loja!
Para quem quer vender o produto e não quer perder tempo com documentação e instalações adequadas, assim como a contratação e gerenciamento de empregados e da planta produtiva pode fazer a terceirização da produção. A terceirização de cosméticos é uma opção utilizada até por multinacionais do setor de cosméticos.
A contratação de uma empresa cosmética para fabricar os seus cosméticos pode te dar mais tempo necessário para se dedicar efetivamente nas vendas e obtenção dos lucros, tendo em vista que os seus itens para venda serão produzidos, embalados e rotulados pela empresa contratada.
A terceirização em uma industria cosmética evita perca de tempo na aquisição dos produtos químicos, assim como na elaboração de documentos, pagamento de funcionários e construção de instalações adequadas para a fabricação e envase dos cosméticos.
Formulação grátis com tioglicolato de amôneo. Este produto é recomendado para uso profissional, deve ser usado somente para o fim a que se destina. Não aplique se houver escoriações, irritações ou feridas no couro cabeludo. O uso e aplicação deste produto por gestantes não é recomendado.
Formula de creme alisante de cabelos
Formulação para fazer 10 kg de cosmético para cabelos com tioglicolato de amônio:
Álcool Cetoestearílico e Álcool Cetoestearílico 20EO (Cosmowax J) | 900 g |
Vaselina sólida | 200 g |
Lanolina etoxilada (Solan) | 100 g |
Hidroxietilcelulose (Cellosize QP-100 MH) | 100 g |
Tioglicolato de Amônio | 1800 g |
Hidróxido de amônia (a 25%) | q.s – até obter pH 8,8 a 9,0 |
Colágeno hidrolisado (Hidrogel) | 100 g |
Fenoxietanol e parabenos (Chemynol) | 50 g |
Essência | q.s |
Corante | q.s |
Água deionizada | até completar 10 quilos |
Como fazer a Formula de creme alisante de cabelos com tioglicolato de amônio:
Aquecer em recipiente adequado o Cosmowax, a vaselina, o Chemynol e a lanolina até 75ºC. Aquecer o Cellosize e 5 quilos de água até 75ºC agitando bem no final, em seguida adicione esta mistura na mistura anterior vagarosamente e sob agitação.
Em seguida mantenha a temperatura e a agitação por 10 minutos. Em seguida inicie o resfriamento do produto com agitação até atingir 40ºC.
Adicione sob agitação o tioglicolato de amônio e homogeneíze. Acerte o pH, adicionando o hidróxido de amônia a aos poucos e sob agitação, o pH deve ficar entre 8,8 a 9,0. Em seguida solubilize o Hidrogel em 500 gramas de água e adicione sob agitação. Adicione a essência e o corante sob agitação.
Complete com água até obter os 10 quilos de produto e agite para completa homogeneização.
As formulações publicadas neste blog precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.