Como fazer Álcool Gel com Álcool 70%

Como fazer álcool gel com álcool 70%. Gel alcoólico antisséptico que combate o vírus da gripe H1N1 e o vírus do coronavírus. As doenças virais são contagiosas e podem ser transmitidas facilmente, há ambientes e situações que facilitam a sua transmissão, como os apoios para as mãos no ônibus, as maçanetas de portas, corrimões, aperto de mão, ambientes fechados com muitas pessoas, etc.

Para que o álcool gel é indicado?

É um Antisséptico. Combate os vírus e bactérias. Na pele pode se encontrar bactérias, fungos e vírus, como o vírus da gripe H1N1 e o vírus do coronavírus. Por isso é muito importante a higienização das mãos com água e sabão / sabonete ou usar um Antisséptico quando não for possível lavar as mãos.

Como fazer Álcool Gel com Álcool 70%

Quando o gel entra em contato com a pele, ele elimina 99,9% dos vírus e bactérias em poucos segundos.

Se você não tem acesso imediato a água e sabão para lavar adequadamente as mãos, use um desinfetante para as mãos à base de álcool.

No caso do coronavírus, o produto pode ser eficaz enquanto não há a possibilidade imediata de se lavar as mãos com frequência usando água e sabão / sabonete. A melhor forma de se prevenir da doença é evitar a exposição ao vírus do coronavírus.

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto no fim do ano de 2019, quando foram registrados casos na China. Este agente causa a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Modo de usar o álcool Gel a 70%:

Uso externo. Aplicar uma quantidade para a antissepsia da pele, para a antissepsia das mãos e na desinfecção de superfícies.

Aplicar certa quantidade nas mãos e espalhar uniformemente, friccionando-as até secagem total, deve ser aplicado em todas as superfícies das mãos e dedos até o gel secar.

Este procedimento deve durar uns 20 segundos.

Como fazer o álcool gel com álcool 70% comprado já pronto:

Caso você queira fazer com o álcool 70% pronto comprado em farmácias ou drogarias.

Álcool a 70%1 litro
Carbômer 980 (Carbopol)5 g
Trietanolaminaq.s

Como fazer a formula:

Despeje o Álcool 70% em uma vasilha limpa e sob agitação disperse o Carbômer 980 (Carbopol), mantendo agitação constante até a umectação do Carbopol.

A solução não deve apresentar grumos. Você também pode dispersar o Carbopol, agitar e tampar, deixando em repouso até a umectação do Carbopol.

Quando não houver mais grumos, adicione aos poucos e com agitação a Trietanolamina até obter pH entre 5,0 e 7,0.

Misture bem e envase em frascos plasticos bem tampados para uso posterior.

Caso você queira fazer a partir do Álcool etilico 96:

Álcool etílico 96 º GL757,3 g
Carbômer 980 (Carbopol)5 g
Trietanolaminaq.s
Água deionizada237,7 g

Modo de fazer:

Misturar em um recipiente o álcool etílico e a água deionizada.

Dispersar depois na mistura acima o carbômer 980 sob agitação. Você deve manter a agitação constante até não haver mais grumos.

Ajustar o pH para que fique entre 5,0 e 7,0 com a Trietanolamina para obter a consistência adequada.

Misturar bem para a homogeneização e depois envasar em frascos plásticos com tampa tipo Flip Top ou válvula Pump.

Manter fora do alcance de crianças, pois é um produto inflamável.

38 comentários em “Como fazer Álcool Gel com Álcool 70%”

  1. Hola, me puede alguien ayudar necesito las cantidades de materia prima para hacer 220 litros de alcohol gel. se lo agradeceria desde ya. muchas gracias.

    Responder
    • Ana, segue as quantidades para fazer 220 litros do produto usando o álcool 96°GL.

      Álcool etílico 96º GL – 757,3 g x 220 = 166.606 gramas*
      Carbômer 980 (Carbopol) – 5 g x 220 = 1.100 gramas*
      Trietanolamina – qs
      Água deionizada – 237,7 g x 220 = 52.294 gramas*

      *quantidade para 220 litros.

      Abraço!

      Responder
      • Sim, caso contrario o gel não será formado e o pH ficara incorreto para uso.
        A Trietanolamina pode ser substituída pelo AMP-95.

        Responder
  2. Amigo, muito boa as dicas. Mas, moro em salvador e aqui não se encontra mais o álcool gel para comprar. Poderia me informar em que tipo de lojas encontro esses produtos para aquisição? Procurei em umas lojas de produtos químicos aqui e não achei. Muito grato.

    Responder
  3. Fiquei em dúvida mas quantidades dessa fórmula e da outra que tem para 1 10 e 100 kilos de álcool, lá o carbopol está em 7,2g e aqui em 5 qual usar?

    Responder
    • Dependendo da formula, há uma menor ou maior quantidade de Carbopol. Ele é usado para espessar e quanto maior a sua quantidade, melhor sera a sua resposta na hora do espessamento e formação do gel.
      Quantidades maiores também deixa o produto com um preço mais caro de produção.

      Responder
    • Você pode comprar em lojas virtuais ou em distribuidores de produtos químicos na Internet ou na sua região.

      Responder
        • Então, é possível usar, porem o de posto a gente não tem como saber a sua procedência, se contem aditivos e outras substancias em sua composição. Por esse motivo eu não recomendo o de posto, somente o de uso farmacêutico.

          Responder
  4. Posso substituir o carbopol, por um gel de de contato condutor para exames. Em caso positivo, qual seria proporção desse gel a acrescentar no álcool 70%

    Responder
    • Olha, não vai dar certo, o condutor possui muita água e interfere no teor alcoólico, enfraquecendo a ação do produto.

      Responder
    • O Etanol de posto não é recomendado, pois não há como saber sobre a sua procedência, se há adição de solventes, aditivos ou outras substancias na sua composição.

      Responder
    • Provavelmente não obterá consistência. Cuidado com a troca de componentes, pois pode alterar a sua graduação alcoólica, comprometendo a eficacia no combate aos micro-organismos.

      Responder
  5. bom dia ,jose marcos parabens vc e mestre no assunto so uma pergunta , eu tenho acesso em comprar alcool direto da usina esse da usina direto sem passar pelo posto sera que posso usas, aguardo

    Responder
    • Se você tem como comprar direto da usina, compre então o álcool etílico 96 de uso farmacêutico (o que eles vendem para laboratórios farmacêuticos).

      Responder
    • Para esse produto não há um curso especifico, somente as formulações aqui publicadas com o modo de preparar.

      Responder
  6. jose marcos , mais uma pergunta se eu usar esse aristoflex avc, ou hidroxipropilmetilcelulose ,ai nao precisa usar o carbopol 940

    Responder
    • Isso, não é necessário. Aristoflex AVC ou o Hidroxipropilmetilcelulose (HPMC) agem como espessante. Fazer pequenos testes antes de fazer grandes quantidades.

      Responder

Deixe um comentário