Formula shampoo para cabelos com base perolada. Como fazer shampoo perolado para higienização do couro cabeludo e dos fios capilares, com agentes formadores de espuma e higienizantes dos cabelos e couro cabeludo.
Um cosmético perolado difere do transparente em seu aspecto, o perolado fica com melhor visual em sua aparência, o que dá valor ao produto formulado. As partículas de brilho perola presentes na base perolada dá um belo efeito perolado ao cosmético capilar, valorizando o shampoo para cabelos com base perolada.
Por ser uma fórmula de shampoo perolado, sua viscosidade deve ser de média a alta para não haver separação e precipitação das partículas do perolizante no fundo do frasco, para que isso não aconteça, deixe o cosmético bem espesso adicionando solução de sal de cozinha de uso cosmético (cloreto de sódio) até o seu espessamento.
Como fazer o shampoo para cabelos com base perolada
- Lauril éter sulfato de sódio – 3000 g
- Lauril sulfato de trietanolamina – 1000 g
- Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90 ou Amida 80) – 400 g
- Base perolada para shampoo – 500 g
- Essência – 30 g
- Água deionizada – 5020 g
- Ácido cítrico – qs
- Cloreto de sódio – qs
- Corante – qs
- Phenonip – 50 g
Como fazer a fórmula do shampoo para cabelos com base perolada:
Em um recipiente adicione a Água deionizada, agitando com uma pá adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Lauril sulfato trietanolamina, Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90 ou Amida 80), Base perolada e misture bem até ficar homogêneo.
Em seguida acrescente a Essência, Phenonip e misture para homogeneização.
Acerte o pH com solução de Ácido cítrico diluído em Água deionizada até obter pH entre 6,0 a 7,0.
Sem o Corante o cosmético vai ficar com aspecto branco leitoso de brilho perola, caso queira colorir adicione solução de Corante diluído em Água deionizada.
Por fim, acerte a viscosidade com solução de Cloreto de sódio diluído em Água deionizada, com pequenas quantidades de 50 em 50 g de cloreto de sódio por vez até deixar o shampoo para cabelos com base perolada bem viscoso / espesso para não haver precipitação das partículas do agente perolizante.
Misture parra homogeneização e depois aguarde até não haver mais as bolhas de espuma formadas durante a agitação.
Em seguida envase nos frascos plásticos para xampu, de preferência frascos de plástico transparentes ou cristal para realçar o brilho perolado do cosmético.
Gostaria de Adiciona óleo de coco no meu shampoo, quanto devo adicionar de óleo nessa formulação? devo diminuir algo para adicionar o óleo?
O óleo de coco, assim como de outro tipo de planta pode diminuir a viscosidade e a ação de detergência do xampu, portanto adicione pouco, em torno de 0,25 a 0,5% (2,5 ml a 5 ml) por litro no produto.