Formula Sabonete líquido dermatológico bactericida

Autor(a):

Formula de Sabonete líquido dermatológico processado à temperatura ambiente, produto suave para a pele com efeito fungicida e bactericida na pele, recomendado para uso em centros de treinamento esportivo, piscinas, lavabos, empresas, escritórios, banheiros, toaletes, etc.

Como fazer Sabonete liquido bactericida para a limpeza das mãos, remove a sujeira, limpa e elimina bactérias presentes na pele das mãos.

O Cocamidopropil Betaína na formula do sabonete liquido é um tensoativo de caráter anfotérico. É um surfactante secundário. Diminui o nível de irritação dos surfactantes aniônicos na pele, melhorando o nível e a qualidade da espuma. Melhora também o espessamento do produto cosmético. Cocamidopropil Betaína deixa o cosmético mais suave.

Como fazer sabonete liquido

Lauril éter sulfato de sódio é um tensoativo de caráter aniônico. É um Surfactante primário, com ação altamente espumante. Com boas propriedades de ação detergente. Lauril éter sulfato de sódio promove a formação de espuma abundante e limpa a pele, sendo muito empregado na fabricação de formulas de shampoos para cabelos e sabonetes líquidos para mãos e para o banho.

Glycereth-2 Cocoate na formula possui carácter não iônico. É um Surfactante extra-suave, com propriedades emulsificantes. Glycereth-2 Cocoate é um agente emoliente e hidratante da pele. Promove reforço de espuma, é um produto ecológico. Na aplicação em produtos para o enxaguamento de cabelos, aumenta o efeito de condicionamento do componente catiônico, dando suavidade. Glycereth-2 Cocoate é um agente sobreengordurante para cabelo e pele.

Triclosan (Triclosano) na formula é uma substância ativa anti-microbiológica para melhorar a higiene e a lavagem da pele. Triclosan é um agente anti-séptico efetivo contra bactérias gram negativas, bem como gram positivas. Triclosan é eficaz também contra fungos e bolores. É utilizado na fabricação de medicamentos, sabonetes, loções e cremes dentais. Triclosan é um anti-séptico, bactericida, fungicida e virucida.

A Base perolizante (base perolada) para shampoo é um tensoativo que promove efeito opaco (opacificante) e é doador de brilho perola (perolado) em formulas de shampoos para cabelos, sabonetes líquidos e cremosos, shower gel, banhos de espuma e outras preparações de uso cosmético e farmacêutico. A adição de base perolada em cosméticos promove o efeito branco leitoso e perolado. Produtos cosméticos com base perolada, como shampoos e banhos de espuma apresentam um aspecto visual mais sofisticado se comparado aos transparentes. Além disso a base perolada ajuda a promover mais espuma.

Casa do saboeiro

Formula para fazer 10 kg de Sabonete líquido dermatológico para mãos:

  • Lauril éter sulfato de sódio – 3300 g
  • Cocoamidopropil betaína – 600 g
  • Glycereth-2 Cocoate – 180 g
  • Triclosan – 20 g
  • Base perolizante para shampoo – 200 g
  • Phenonip – 50 g
  • Essência – 30 g
  • Ácido cítrico – qs
  • Cloreto de sódio – qs
  • Água deionizada – 5620 g

Como fazer a Formula Sabonete líquido dermatológico bactericida para mãos:

  1. Adicione em um balde plástico limpo a Água Deionizada da fórmula, sob agitação lenta adicione o Lauril éter sulfato de sódio e depois o Cocoamidopropil betaína. Mexa bem até obter transparência completa após cada adição.
  2. Em outro recipiente misture o Triclosan com o Glycereth-2 Cocoate e aqueça até 55ºC – 60ºC. Misture até solubilização total e adicione esta mistura na mistura anterior sob agitação.
  3. Adicione sob agitação a Base perolizante para shampoo e misture até homogeneização
  4. Adicione o conservante Phenonip e a Essência. Agitar até a solubilização total de cada um dos componentes (a Essência geralmente precisa de 15 minutos no mínimo para atingir a solubilidade total).
  5. Verifique o pH, o pH deve ficar entre 5,5 a 6,5. Caso seja necessário, ajuste o pH com ácido cítrico diluído em Água deionizada ou com ácido láctico. Para checar o pH utilize as fitas de medir ou o aparelho pHmetro
  6. Ajuste a viscosidade (espessamento) desejada usando pequenas quantidades de Cloreto de sódio (NaCl), é aconselhável adicioná-lo diluído em Água deionizada, aos poucos e sob agitação até o espessamento do sabonete liquido.

Aguarde a espuma abaixar e depois envase em saboneteiras plásticas ou de vidro, ou em frascos plásticos, com tampa Flip Top ou Pump. 

Nomes comerciais:
Glycereth-2 Cocoate
: AETTY H&B
Cocamidopropil Betaína: Dehyton KB, Alkolan CP-30
Lauril éter sulfato de sódio: Alkopon N, Genapol LRO, Laurion N, Texapon HBN
Triclosan (Triclosano): Irgasan DP 300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catálogo de Formulações em PDF. Fórmulas para fazer essências. Aprenda a criar fragrâncias. Clique e acesse!