Cabelos oleosos com excesso de oleosidade. A tendência dos cabelos tornarem-se rapidamente oleosos (que clinicamente é chamado de seborreia) ainda é um problema sem solução.
Isto é extremamente desagradável, uma vez que o excesso de oleosidade nos fios capilares pode parecer uma falta de cuidado ou de tratamento dos cabelos por parte da pessoa que é afetada por esse problema.
Hiperfunção das glândulas sebáceas
Este problema esta relacionado com a hiperfunção das glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo, há no couro cabeludo uma grande quantidade de glândulas sebáceas.
Resultados obtidos por testes realizados por profissionais demonstraram que a reposição da oleosidade dos fios capilares é mais lenta do que a dos lipídios do couro cabeludo, este fato limita a aceitação da ideia de que lavar frequentemente aumenta o problema da formação da seborreia.
Ficou comprovado que a gordura (oleosidade) não se instala ativamente sobre os cabelos, mas é depositada passivamente, isto é, por contato mecânico.
Evite passar as mãos e escovar muito os cabelos
Por isso evite ficar passando as mãos e escovar muito os cabelos, para que isso não estimule a produção de óleo. O uso de agentes anticaspa por um período maior do que o necessário pode tornar o couro cabeludo mais oleoso.
Nos anúncios publicitários de shampoos para cabelos oleosos podemos verificar a existência em nosso mercado de formulações de shampoos com extratos vegetais e outros princípios ativos.
No entanto, como esses aditivos ficam pouco tempo em contato com os fios capilares durante a lavagem, o efeito terapêutico esperado, em alguns casos somente será conseguido depois de um longo tempo de tratamento.
Banhos quentes e cabelos oleosos com excesso de oleosidade
Os banhos quentes, assim como o uso inadequado de produtos para os cabelos, como o condicionador que não foi enxaguado e retirado corretamente ou que foi aplicado na raiz dos fios capilares pode piorar o problema dos cabelos oleosos com excesso de oleosidade.
A pessoa que tem cabelos oleosos encontra maiores problemas no calor, no calor a temperatura muito elevada faz com que as glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo se abram, o que acaba provocando uma produção maior de óleo.
Lave as madeixas frequentemente (todos os dias) com água morna ou fria, utilize o creme condicionador capilar somente nas pontas e procure lavar os fios com shampoos feitos para o tratamento de cabelos oleosos.