Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Formula de Shampoo suave para cães – cachorros

Formula de Shampoo suave para cães. Esta formulação fornece um xampu com boas propriedades de formação de espuma e umedecimento. O shampoo é baseado em surfactante anfotérico leve. É um produto veterinário com apelo suave para lavar os pelos de cães (cachorros). Produto de uso veterinário que promove espuma com suavidade e hidratação, utilizado para banhos em cachorros, limpando os pelos do seu animal de estimação.

O Cocamidopropil betaína é um tensoativo anfótero, atua como surfactante primário ou secundário e impulsionador de espuma. Também atua como um construtor de viscosidade e agente antiestático. Compatível com tensoativos aniônicos, não-iônicos e catiônicos. É leve, anfotérico e biodegradável. Utilizado em banhos de espuma, sabonetes para as mãos, condicionadores de cabelo, cremes de limpeza, loções, xampus, géis para banho, produtos para bebês, lavagens com creme e xampus para animais.

Cocamidopropil betaína na formula de shampoo para cachorro é um surfactante anfotérico suave derivado de ésteres metílicos de coco, que aumenta a espuma e aumenta a viscosidade em uma ampla gama de aplicações de cuidados pessoais, limpeza de superfícies duras e produtos espumantes especiais. Utilizado em shampoo 2 em 1, sabonete em barra, sabonete limpador corporal, limpadores faciais, amplificador de espumas, cuidados para superfícies duras, sabonete líquido para mãos e em produtos automotivos.

Veja outras formulas de produtos veterinários:
Como fazer detergente para ordenhadeiras
Como fazer Shampoo Controle da Oleosidade (Veterinário)
Como fazer Shampoo branqueador / clareador de pelos (veterinário)

O Diestearato de polietilenoglicol 6000 (PEG-150 distearate) na formula é um espessante para shampoos, banhos de espuma, sabonetes líquidos e outras preparações cosméticas e farmacêuticas, é um tensoativo não iônico de baixa irritabilidade à pele e aos olhos com excelente poder de espessamento, além de atuar de forma positiva na formação de espuma e aumentar a resposta de viscosidade dos demais tensoativos nas formulações. O Diestearato de polietilenoglicol 6000 (PEG-150 distearate) é utilizado em formulas cosméticas como xampus de uso diário, xampus infantis, sabonetes líquidos, banhos de espuma e outras formulações cosméticas, promove redução do nível de espessantes na formulação. Produto de baixa irritabilidade, ideal para xampus infantis e suaves.

O Polisorbato 20 é um tensoativo hidrofílico, é utilizado em xampus infantis devido ao seu baixo grau de irritabilidade e em outras formulações cosméticas e farmacêuticas, utilizado como cotensoativo em formulações que tenham como apelo a suavidade.

O Propileno glicol age como hidratante e umectante, promovendo hidratação onde o produto é utilizado.

Formula para fazer 10 kg de Shampoo suave para cães (cachorro):

  • Cocamidopropil betaína – 2500 g
  • Polisorbato 20 – 200 g
  • Propileno Glicol – 200 g
  • Diestearato de polietilenoglicol 6000 (PEG-150 distearate) – 50 g
  • Metilparabeno – 15 g
  • Água deionizada – 7005 g
  • Ácido cítrico – qs
  • Essência – 30 g
  • Corante – qs

Como fazer a formula do Shampoo suave para cães (cachorro):

Adicione em um recipiente os ingredientes Cocamidopropil betaína, Polisorbato 20, Propileno Glicol, Diestearato de polietilenoglicol 6000, Metilparabeno e a água deionizada, leve para aquecer sob agitação até atingir a temperatura de 60 a 65°C, misturando bem até que todos os componentes sólidos derretam.

Depois sob agitação arrefecer (abaixar a temperatura) da mistura para 40°C.

Ajuste o pH para 6,5 ​​- 7,2 com ácido cítrico diluído em Água deionizada.

Adicione a fragrância (Essência) e solução de Corante em Água deionizada, se desejar colorir o produto cosmético de uso veterinário para lavar os pelos de cães (cachorros).

Misture bem para homogeneizar, deixe em repouso para abaixar a espuma e depois envase em frascos plásticos de uso cosmético para shampoo.

  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.