Curso SENAI Fabricação de Produtos de Limpeza

Curso ministrado pelo SENAI sobre a fabricação de produtos de limpeza

Para quem reside no nordeste brasileiro, especificamente no estado de Pernambuco, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece um curso sobre a fabricação de produtos de limpeza.
Para participar o interessado deve ter os pré-requisitos abaixo:

Conhecimentos equivalentes ao Ensino Fundamental completo.
Ter idade mínima de 18 anos.

O curso contém o seguinte conteúdo programático:

  • Fabricação de Produtos de Limpeza – Duração do curso oferecido pelo SENAI – 40 horas
  • Principais legislações e normas aplicáveis ao processo de fabricação de produtos de limpeza: Portarias, RDC´s ANVISA e NR aplicável;
  • Principais funções e riscos de manipulação de matérias-primas utilizadas na fabricação de Saneantes;
  • Manipulação e manuseio seguro de insumos utilizados na fabricação de produtos de limpeza;
  • Principais variáveis críticas do processo de fabricação de Saneantes;
  • Principais atributos de Qualidade requeridos para produtos saneantes;
  • Principais monitoramentos analíticos requeridos durante a fabricação de produtos de limpeza;
  • Equipamentos de Proteção Individual – EPI e Equipamento de Proteção Coletiva – EPC;
  • Princípios de Higiene Ocupacional no Segmento de Fabricação de Produtos de Limpeza.
  • Fabricação de principais produtos de limpeza
Curso-SENAI
 
Escola do SENAI para esse curso:
Escola Técnica SENAI Paulista
Rod. BR 101 Norte, Km 52,3, s/n, Paratibe | Paulista – PE
Fone: (81) 3312.5371
A fabricação de produtos de limpeza não é algo difícil de se fazer, no entanto, quanto maior for o seu conhecimento sobre os componentes químicos utilizados nas formulações, as características sobre os tensoativos e o modo de usar cada matéria-prima melhor será o seu entendimento sobre o assunto. O que torna o curso do SENAI importante para se obter maiores conhecimentos.

A obtenção de varias formulações, mesmo que seja para fazer o mesmo tipo de produto vai enriquecer o seu conhecimento. Uma fórmula pode diferenciar de outra fórmula para o mesmo produto, como alteração nas quantidades de tensoativos ou de auxiliares de limpeza que podem fazer que uma fórmula se torne mais barata do que a outra, resultando em um produto domissanitário com um custo menor de produção, o que pode elevar o seu lucro com a venda do produto.

Também é muito útil ter as noções sobre as exigências da Anvisa para o segmento industrial de produtos domissanitários, como as portarias e RDC´s. Como se sabe, a Anvisa estabeleceu legislações e normas para a fabricação de produtos de limpeza, como notificação ou registro dos domissanitários, exigências quanto as instalações adequadas para o preparo, etc.
Se faz também importante saber sobre os riscos na manipulação de produtos químicos, como as matérias-primas inflamáveis, componentes químicos tóxicos ao serem inalados ou entrar em contato com a pele, produtos químicos corrosivos que podem causar queimaduras se entrar em contato com a pele e olhos, etc. Deve-se ter cuidado com os corrosivos, como ácidos fortes e soda caustica, evitando assim acidentes em seu manuseio.
Os produtos inflamáveis, como álcool e solventes também merecem muita atenção no manuseio, pois podem causar incêndios ou explosões em contato com chamas e fontes de ignição.
Outro detalhe importante é o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas, botas, avental, mascaras e óculos de proteção. Muitos agentes químicos podem derramar durante o manuseio e entrar em contato com a pele, pode também ocorrer respingos ao manusear os produtos químicos e atingir os olhos, por esse motivo o óculos de proteção se faz necessário.
No caso da mascara facial, muitos produtos utilizados nas formulações exalam cheiro forte e gases que podem ser tóxicos, como solventes químicos e derivados de amônia, por exemplo. A soda caustica em escamas solta pequenas partículas no ar que podem entrar nas vias respiratórias, por isso se faz importante o uso de mascara de proteção durante o manuseio de produtos químicos.
Portanto, para quem deseja maiores esclarecimentos sobre normas, exigências da Anvisa, instalações adequadas, funções das matérias-primas nas formulações e acesso a fórmulas de domissanitários, a obtenção de apostilas sobre o assunto e participar de cursos são recursos muito bem vindos para aprimorar o conhecimento sobre a fabricação de produtos de limpeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.