Assine nossa Newsletter para receber novos artigos!

Como evitar pontas secas nos cabelos

Procedimentos para evitar pontas secas nos cabelos

Uma das grandes preocupações das mulheres são as pontas secas, não importa o comprimento e o corte, esse problema costuma aparecer para desfazer a beleza dos fios capilares. Sabemos que um cabelo bem cuidado e com harmonia pode fazer muita diferença na beleza feminina.

Para não ter as temidas pontas secas nos cabelos devemos tomar alguns cuidados que podem evitar ou pelo menos retardar o aparecimento do problema, segue algumas dicas abaixo:

  • Sempre faça hidratações semanais em casa, esse procedimento é essencial para devolver a hidratação (água) e restabelecer os nutrientes que os cabelos precisam, isso coopera para que eles fiquem com brilho, macios e sedosos.
  • Faça uma hidratação a cada trinta dias no seu salão de beleza. Os tratamentos com o seu cabeleireiro de confiança são mais centralizados e com maior poder de hidratação, também o seu cabeleireiro pode fazer uma avaliação e tratar os fios segundo as necessidades de seus cabelos.
  • O processo de cortar as pontas em torno de 60 a 60 dias também ajuda, pois as pontas que se ressecam demais, o bulbo capilar envia nutrientes dos fios para as pontas, na intenção de melhorar o seu aspecto, o envio desses nutrientes pode influenciar negativamente na sedosidade e no brilho dos cabelos, além de poder diminuir o crescimento dos fios capilares.
  • Antes de usar a chapinha ou o secador, aplique um creme condicionador leave-in com proteção térmica, o leave-in protege e evita  o ressecamento causado pelo calor em excesso ocasionados por esses aparelhos.
  • Não use a chapinha com temperaturas acima dos 170°C, pois a chapinha com essa temperatura pode ocasionar o ressecamento em excesso, também pode ocasionar alterações na cor e até mesmo provocar quebra dos cabelos.
  • Utilize também um óleo reparador de pontas, o reparador de pontas vai lubrificar e promover brilho aos cabelos.
  • Evite a água salgada, quando for se banhar no mar não deixe a água salgada em contato por muito tempo, principalmente se os fios estiverem expostos ao sol.
  • Ao se banhar no mar ou na piscina, utilize sempre um creme leave-in com proteção solar, isso vai evitar que os cabelos fiquem “queimados” pela exposição solar.

As pontas secas é uma questão delicada, pois os cabelos ressecados ficam frágeis e quebradiços, e no final dos cabelos a fragilidade é ainda maior, pois as pontas estão distantes do couro cabeludo e é o couro cabeludo a principal fonte de nutrientes para os cabelos.

Como a oleosidade do couro cabeludo não é capaz de atingir as extremidades dos fios capilares, uma hidratação com um bom creme para tratamento pelo menos uma vez na semana é muito bom.

Cortar as pontinhas dos cabelos pelo menos a cada dois meses ajuda a evitar as pontas ressecadas, pontas secas dão ao cabelo um aspecto de sujo e sem cuidado. O corte regular das pontinhas fortalece os fios.

A loção com proteínas também ajuda a evitar o ressecamento, o produto pode ser aplicado na extremidade dos fios e não precisa enxaguar depois da aplicação.

O Cloreto de cetil trimetil amônio a 50% presente na receita age como agente condicionante e anti-estático, melhorando o pentear, dando maciez e brilho.

O Crotein Q é uma proteína hidrolisada quaternizada utilizada para fórmulas cosméticas para tratamento dos cabelos, como cremes de tratamento, loções capilares e cremes condicionadores. Agente condicionador catiônico altamente substantivo. Melhora a capacidade de gerenciamento do cabelo. Crotein Q é uma especialidade fabricada pela Croda do Brasil.

Fórmula – receita de loção com proteínas para pontas secas:

Água deionizada 9200 g
Phenonip 50 g
Crotein Q 200 g
Cloreto de cetil trimetil amônio a 50% (Genamin C 1650) 50 g
Silicone quaternizado 929 500 g

Como fazer a formula – receita da loção com proteínas para pontas secas:
Misturar a Água deionizada, Phenonip, Crotein Q e aquecer até que fique uma solução homogênea. Depois deixar esfriar.

Quando esfriar adicionar sob agitação o Cloreto de cetil trimetil amônio a 50% e o Silicone quaternizado 929.

Misturar bem até a homogeneização da loção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.