Para que serve a Trietanolamina?

Trietanolamina serve como alcalinizante e neutralizante para géis
É um produto químico utilizado com a função de alcalinizante em produtos de limpeza, geralmente em quantidades entre 0,3 a 1%. Em formulas de detergentes líquidos e sabões líquidos ela ajuda a neutralizar o Ácido sulfônico.

Também ajuda as formulas detergentes a ter um menor ponto de turvação e propicia uma maior estabilidade no produto, evitando a precipitação branca no fundo dos frascos. Com o uso do produto se faz desnecessária a adição de hidrótropos, como a uréia, por exemplo.

O produto também permite proporcionar o efeito “blooming” em desinfetantes a base de óleo de pinho, quando o desinfetante é diluído em água. A diluição do desinfetante na água fica com aspecto esbranquiçado.

Também pode ser utilizada como alcalinizante (aumenta o pH) em shampoos para carros, ceras polidoras, detergentes com ação desengraxante não corrosivos, detergentes líquidos para lavar roupas e em limpadores multifuncionais.

Esta matéria-prima é utilizada como neutralizante em preparações cosméticas diversas, como alcalinizante em produtos para os cabelos, em shampoos capilares, condicionadores de cabelos, hayr spray, géis fixadores de cabelos, produtos para maquiagens, mascaras faciais, loções para limpeza de pele, cremes, etc.

É utilizada para saponificar ácidos graxos superiores, ácido esteárico e ácido oléico, por exemplo, e como emulsificante para a obtenção de emulsões estáveis do tipo O/A (óleo em água), em pH levemente alcalino.
A função da Trietanolamina é como um regulador de pH, age como alcalinizante. Na fabricação de emulsões atua também como emulsionante. É uma matéria-prima também muito utilizada em emulsões na industria de medicamentos e na fabricação de gel anti-séptico para a higienização das mãos e no combate ao vírus da gripe suína. Na fabricação do álcool gel age como neutralizante, fazendo a correção do pH. O álcool gel farmacêutico é muito importante para a prevenção da gripe suína e de demais enfermidades que podem ser transmitidas por germes nas mãos.

Exemplo de formula cosmética com Trietanolamina.

Como fazer a formula – receita de Diadermina:

Ácido esteárico 250 g
Nipazol 500 mg
Glicerina 130 g
Trietanolamina 20 g
Nipagin 1 grama
Água de rosas 599 g

Modo de fazer a receita da Diadermina:
Fase A) Aquecer em um recipiente o Ácido esteárico até 75°C.
Fase B) Aquecer em outro recipiente a Glicerina, Trietanolamina, Nipagin, Água de rosas até 75°C.
Adicionar a Fase B sobre a Fase A, sob agitação.

Manter agitação constante em uma única direção até o creme esfriar.
Características da Diadermina: Creme evanescente com ação umectante.

5 pensamentos sobre “Para que serve a Trietanolamina?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.