Assine nossa Newsletter para receber novos artigos!

Formula de desinfetante aromatizante

Como fazer desinfetante / aromatizante para ambientes

Desinfetante e aromatizante de ambientes
Formula com principio ativo de ação bactericida para a desinfecção e/ou aromatização de ambientes (pisos, banheiros, etc.). Sua formula limpa, desinfeta e perfuma os ambientes e superfícies onde é aplicado.

Receita de produto de limpeza com 1,25% de ativo, possui Cloreto de Benzalcônio (quaternário de amônio), agente bactericida e fungicida de amplo uso na indústria de desinfetantes domésticos e hospitalares.
Fórmula – receita para fazer o desinfetante aromatizante para perfumar ambientes:

Nonil fenol etoxilado (Renex 95) 2 quilos
Essência para desinfetante 1200 gramas
Cloreto de benzalcônio a 50% 2500 gramas
Corante Azul turquesa 1 grama
Água potável 94299 gramas

Como fazer a formula – receita do desinfetante aromatizante para perfumar ambientes:
Em um tanque agitador ou em uma bombona plástica com capacidade para 100 kg e de boca larga adicione toda a Água potável.
Em um recipiente à parte misture o Nonil fenol etoxilado (Renex 95), Essência para desinfetante, Cloreto de benzalcônio a 50% até ficar bem homogêneo. Em seguida adicione essa mistura na Água, sob agitação moderada e constante.

Diluir o Corante Azul turquesa em um pouco de água e adicione sob agitação para colorir o desinfetante.
Obs: A Água pode ser adicionada em volume (litros), pois 1 litro de Água corresponde a 1 kg.

3 Comentários

  • Bom dia.Gostaria de saber o porque da faixa efetiva de pH do desinfetante ser alcalina, em torno de 11 e 13.Muito obrigada.Parabéns pelo trabalho!!!Jaqueline.

    • Olá Jaqueline Borges!Geralmente, o pH dos desinfetantes pode variar e ficar bem abaixo de 11.Pode ser que em algumas formulações, o principio ativo seja eficaz em determinada faixa de pH, nesse caso é feita a correção para ficar dentro da faixa indicada. Ou algum componente sofra alteração dependendo da faixa de pH ( o Corante utilizado, por exemplo).Mas, de forma geral o pH do desinfetante fica o mesmo do final da preparação, ou seja, não é feita a correção no final do preparo.Veja no link abaixo algumas faixas de pH em desinfetantes:http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/desinfetante2.pdfEspero ter ajudado.Um abraço!

    • José Marcos, boa tarde.Agradeço pela resposta, sem dúvidas foi esclarecedora.Deus abençoe seu trabalho e lhe conceda saúde e sabedoria para continuar contribuindo para com todos.Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.