Como fazer shampoo livre de sulfato

Receita de shampoo sem sulfato

Shampoo com Iselux LQ-CLR (Sodium Lauroyl Methyl Isethionate ), surfactante livre de sulfato que forma espuma densa e cremosa.
Produto de uso cosmético para lavar os cabelos, higienizando o couro cabeludo e os fios dos cabelos.
Fórmula para fazer o shampoo sem sulfato:

Água deionizada 65,25 quilos
Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride (Activsoft C13) 300 gramas
EDTA dissódico 100 gramas
Sodium Lauroyl Methyl Isethionate (Iselux LQ-CLR) 21 quilos
Cocoamidopropil betaína 10 quilos
Polyquaternium-7 (Condicare PQ-7) 1 quilo
Methylisothiazolinone, Methychloroisotiazolinone (Acnibio MR) 50 gramas
Glycol Distearate (Cithrol EGDS) 500 gramas
PEG-2 Stearate (Cithrol DGMS) 1 quilo
Essência para shampoo 500 gramas
Sodium Chloride (Cloreto de sódio) 300 gramas
Corante para shampoo q.s (opcional)

Modo de fazer o shampoo sem sulfato:
Em um tanque agitador com aquecimento adicione a Água deionizada, sob agitação adicionar o Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride (Activsoft C13), manter a agitação até dissolver completamente.
Em seguida adicione o EDTA dissódico, Sodium Lauroyl Methyl Isethionate (Iselux LQ-CLR) e aquecer.
Em um recipiente adicione o Cocoamidopropil betaína, Polyquaternium-7 (Condicare PQ-7), Methylisothiazolinone, Methychloroisotiazolinone (Acnibio MR), Glycol Distearate (Cithrol EGDS), PEG-2 Stearate (Cithrol DGMS) e aquecer a mistura, em seguida adicione na mistura anterior, sob agitação.
Manter a agitação até homogeneização do shampoo.
Sob agitação adicione a Essência para shampoo, Corante para shampoo diluído em Água deionizada ( o Corante para shampoo  é opcional, adicione se quiser colorir) e agite para homogeneizar.

Em um recipiente solubilize o Sodium Chloride (Cloreto de sódio) em Água deionizada , em seguida adicione no shampoo, sob agitação e aos poucos para o acerto de viscosidade.
Manter a agitação até completa homogeneização do shampoo sem sulfato.

4 pensamentos sobre “Como fazer shampoo livre de sulfato”

  1. Parabéns pelas fórmulas já testei várias, mas estou com uma certa dificuldade em encontrar o Lauroyl Methyl Isethionate (Iselux LQ-CLR). Vcs poderiam me indicar algum lugar? Grata

  2. OI JOSÉ MARCOS VOCE NÃO DESENVOLVE ESTAS FORMULAÇÕES QUE VOCE POSTA? SERIA INTERESSANTE PARA NÓS SERIA UMA AJUDA E TANTA JÁ PENSOU EM TERCEIRIZAR PARA NÓS VOCE SABE ONDE TEM OS PRODUTOS TRABALHA COM AS FORMULAÇÕES PORQUE NÃO DESENVOLVE ESTE TRABALHO PARA NÓS GARANTO QUE MUITA GENTE IRIA TERCEIRIZAR COM VOCE EU MESMA SERIA UMA DELAS. VOCE INDICARIA ALGUM TERCEIRISTA QUE NÃO MODIFICASSE AS FORMULAS? DEDE JÁ AGRADEÇO PELA RESPOSTA

    1. Olá!No momento não faço terceirização de produtos.Segue algumas empresas que terceirizam a produção de produtos:http://www.boaze.com.br/como-funciona-terceirizacao-de-cosmeticoshttp://www.labofitto.com.br/terceirizacao-de-cosmeticos.htmlhttp://opalo.com.br/terceirizacao.htmlQuanto a modificação ou não das fórmulas sera necessário entrar em contato para maiores detalhes.Uma visita nas instalações das empresas pode ser útil antes de qualquer acordo.Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.