Assine nossa Newsletter para receber novos artigos!

Receita de creme para pentear cabelos

Receita para fazer creme para pentear cabelos

Como fazer cosmético em creme para condicionar, dar brilho, deixar macios e hidratar os fios capilares. Fórmula de creme para pentear cabelos , com QUATERCAP C-1625 (Cloreto de cetrimônio) , tensoativo catiônico que promove maleabilidade e desembaraçamento, proporcionando maciez  aos fios de cabelos.

Como fazer creme de pentear cabelos, o QUATERCAP BH-25 (Cloreto de behentrimônio) na formula promove condicionamento e brilho aos cabelos. Possui em sua receita agentes emolientes e hidratantes.

Fórmula para fazer 100 quilos de creme para pentear cabelos:

Água destilada (ou deionizada) 85,2 quilos
Quatercap C-1625 3 quilos
Quatercap BH-25 3 quilos
Álcool cetoestearílico 4,5 quilos
Álcool cetoestearílico 20OE (Unitol CE 200F) 300 gramas
Óleo Mineral 1 quilo
EDTA dissódico 100 gramas
Propilenoglicol 2 quilos
Essência / Fragrância 400 gramas
Conservante (CAPICIDE XP) 500 gramas
Ácido Cítrico q.s

Como fazer a formula do creme para pentear cabelos:

Em um recipiente adicione 42,6 quilos de Água destilada (ou deionizada), Quatercap C-1625, Quatercap BH-25 e aqueça até 80°C.
em outro recipiente adicione o Álcool cetoestearílico, Álcool cetoestearílico 20OE (Unitol CE 200F), Óleo Mineral e aqueça até 80°C , sob agitação. Em seguida adicione esta mistura na mistura aquecida anteriormente, sob agitação lenta e constante, mantendo a agitação e a temperatura (80°C) por 15 minutos.
Depois dos 15 minutos, pare o aquecimento e inicie o resfriamento do cosmético para pentear, mantendo a agitação lenta e constante.
Em um recipiente adicione 42,6 quilos de Água destilada (ou deionizada) e sob agitação adicione o EDTA dissódico, agite para solubilizar o EDTA dissódico e em seguida adicione ao creme para pentear, lentamente e sob agitação lenta e constante.

Sob agitação adicione o Propilenoglicol.
Quando a temperatura abaixar para 35°C, adicione sob agitação a Essência / Fragrância e o Conservante (CAPICIDE XP), agite para homogeneizar.
Verifique o pH do cosmético para pentear cabelos, o pH deve ficar entre 5,0 e 6,0. Caso seja necessário, efetue a correção do pH com o Ácido Cítrico diluído em Água destilada (ou deionizada), adicionando aos poucos e sob agitação até obter o pH indicado para a formulação do cosmético.
Agite bem, com agitação lenta e constante até completa homogeneização do creme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.