Como fazer creme alisante de cabelos

Receita de creme alisante de cabelos
Fórmula grátis para a fabricação industrial de creme alisante com tioglicolato de amônio, esta é uma formulação cosmética utilizada para o alisamento dos cabelos, é uma formulação cosmética para uso profissional e deve ser aplicado por profissionais cabeleireiros.
Embora haja espaço na preferencia masculina para todos os tipos de cabelos, muitas mulheres preferem alisar os seus cabelos com produtos alisantes. A grande procura pela mulheres por esse produto fez surgir no segmento cosmético brasileiro e mundial uma grande gama de produtos para o alisamento capilar. Também houve a criação de muitos equipamentos destinados a esse fim, como pranchas e chapinhas alisadoras para os fios capilares.

De certa forma, a beleza de um cabelo não esta em ser liso, crespo ou ondulado, mas sim em ser um cabelo bem cuidado com a escolha de cosméticos capilares adequados aos tipos dos fios, que promovam hidratação, condicionamento e brilho. Uma cabeleira bem cuidada promove muitos efeitos benéficos para quem a possui, melhora a aparência e o aspecto de um cabelo bem cuidado.

A fórmula de creme alisante abaixo possui agentes de consistência, como o Cosmowax J e a Hidroxietilcelulose (Cellosize QP-100 MH) que promovem consistência cremosa ao produto cosmético. Já o Colágeno Hidrolisado é rico em aminoácidos essenciais importantes para a manutenção do equilíbrio fisiológico dos cabelos, promove condicionamento, maciez e suavidade nos cabelos, sendo importante a sua presença em cosméticos capilares e principalmente para uso em cabelos danificados por tingimentos, descoloração ou permanentes, assim como por fios danificados pela ação do sol (raios solares) e pela poluição em excesso nos grandes centros urbanos.

A Lanolina etoxilada (Solan) age como emoliente e hidratante nos fios capilares, ajuda a combater os efeitos de ressecamento causados pelos tensoativos presentes em formulações de shampoos, o que promove melhor maleabilidade aos cabelos. Este produto químico pode ser utilizado em formulas cosméticas de shampoos, cremes condicionadores, sabonetes líquidos, cremes alisantes, loções cremosas para a pele, seruns faciais, tônicos faciais, loções de limpeza de pele e muitas outras preparações cosméticas.

Como todo produto de uso cosmético, formulações alisantes para cabelos devem seguir as exigências da Anvisa para a fabricação de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes. Quem desejar fabricar o produto para venda no mercado brasileiro deve possuir instalações e empresa regulamentada segundo as exigências da Anvisa para o setor de fabricação de cosméticos. Portanto, uma visita na Vigilância sanitária pode ajudar muito na elucidação de duvidas referentes a fabricação.

Para quem quer vender o produto e não quer perder tempo com documentação e instalações adequadas, assim como a contratação e gerenciamento de empregados e da planta produtiva pode fazer a terceirização da produção. A terceirização de cosméticos é uma opção utilizada até por multinacionais do setor de cosméticos. A contratação de uma empresa cosmética para fabricar os seus cosméticos pode te dar mais tempo necessário para se dedicar efetivamente nas vendas e obtenção dos lucros, tendo em vista que os seus itens para venda serão produzidos, embalados e rotulados pela empresa contratada. A terceirização em uma industria cosmética evita perca de tempo na aquisição dos produtos químicos, assim como na elaboração de documentos, pagamento de funcionários e construção de instalações adequadas para a fabricação e envase dos cosméticos.

Formulação grátis com tioglicolato de amôneo.
Este produto é recomendado para uso profissional, deve ser usado somente para o fim a que se destina. Não aplique se houver escoriações, irritações ou feridas no couro cabeludo. O uso e aplicação deste produto por gestantes não é recomendado.

Formula para 10 quilos de creme alisante para cabelos com tioglicolato de amônio:

Álcool Cetoestearílico e Álcool Cetoestearílico 20EO (Cosmowax J) 900 gramas
Vaselina sólida 200 gramas
Lanolina etoxilada (Solan) 100 gramas
Hidroxietilcelulose (Cellosize QP-100 MH) 100 gramas
Tioglicolato de Amôneo 1800 gramas
Hidróxido de amônea (a 25%) até obter pH 8,8 a 9,0 q.s
Colágeno hidrolisado (Hidrogel) 100 gramas
Fenoxietanol e parabenos (Chemynol) 50 gramas
Essência q.s
Corante q.s
Água deionizada até completar 10 quilos q.s

Modo de preparo do alisante para cabelos com tioglicolato de amônio:

Aquecer em recipiente adequado o Cosmowax, a vaselina, o Chemynol e a lanolina até 75ºC.
Aquecer o Cellosize e 5 quilos de água até 75ºC agitando bem no final, em seguida adicione esta mistura na mistura anterior vagarosamente e sob agitação.
Em seguida mantenha a temperatura e a agitação por 10 minutos.
Em seguida inicie o resfriamento do produto com agitação até atingir 40ºC.
Adicione sob agitação o tioglicolato de amôneo e homogeneíze.
Acerte o pH, adicionando o hidróxido de amônea aos pocos e sob agitação, o pH deve ficar entre 8,8 a 9,0.
Em seguida solubilize o Hidrogel em 500 gramas de água e adicione sob agitação.
Adicione a essência e o corante sob agitação.

Complete com água até obter os 10 quilos de produto e agite para completa homogeneização.

As formulações publicadas neste blog precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.

Para comprar produtos químicos, essências, óleos essenciais, corantes, formas de silicone, bases concentradas, kits para cosméticos, kits para produtos de limpeza e material de apoio, visite o site abaixo:
Casa do saboeiro

51 pensamentos sobre “Como fazer creme alisante de cabelos”

  1. Boa tarde, José Marcos!*Bem, eu solicitei a formula pra creme alisante mas vi q o blog contém 2 fórmulas. Qual a diferença entre a formula do dia 02/08 pra formula do dia 03/08?E no caso de um kit alisante, não eh necessário tb um neutralizante para tentar interromper que o ativo quimico continue agindo a ponto de resultar na quebra dos fios? Fazendo a religação das pontes de cistina?(Esteja inteiramente a vontade pra me corrigir se eu estiver errada!)**MAIS UMA VEZ, AGRADEÇO!Michelle

  2. Olá Michelle, obrigado pela visita!Depois que você me pediu, eu resolvi publicar as fórmulas!As duas fórmulas possuem o mesmo principio ativo (Tioglicolato), a diferença fica nos componentes de cada uma, assim a pessoa pode escolher aquela que mais lhe agrada ou que seja mais acessível.Quanto ao neutralizante, é isso mesmo, o profissional deve usar um neutralizante após o alisamento.Um abraço!Obs.: Em breve vou publicar o alisante com Hidróxido de sódio e um creme relaxante capilar.

    1. RenataSegue uma formula de relaxante de cabelos com hidróxido de sódio:Formula relaxante – alisante de cabelos com Hidróxido de sódioObrigado pela visita!

  3. Bem… e tu tens a formula pro neutralizante?E de repente se tiver, eu poderia o usar como forma de continuação do tratamento (logo apos o creme alisante) pra qualquer uma das duas receitas de creme?Obrigada!Michelle

  4. Olá José Marcos…Gostaria de uma fórmula de complemento ao creme alisante, no caso o "neutralizante".Michelle

  5. Olá michelle, obrigado pela sua visita!Desculpe a demora na resposta, fiquei sem conexão com a Internet por vários dias!Sim, possuo a fórmula de shampoo neutralizante, aguarde um pouquinho que logo publicarei no blog! Um abraço!

  6. Olá!sr;josê, gotaria de saber o tempo de alisamento e se o mesmo serve para homens!perdoe a minha ignorançia!

  7. m um recipiente plastico, coloque 3 colheres de sopa de cacatua natural . 1 colher de sobremesa de fermento biologico ressecado , silicone concentrado de 10 ml, 50 ml de gel de pomar (natura),5 ml de cetrimonium (farmacia de manipulaçao) e 1 mamão batido com casca.misture bem e deixe descansar por 2 horas com coberto por insufilm. use de 3 em 3 meses.O resultado é otimo há 3 anos que uso , e meu cabelo além de bem esticado esta muito brilhoso e com força.

  8. esse tambem foi uma receita mais eu numca ouvi falar em cacatuia e um outro negocio que está escrito não sei se essa receita é uma brincadeira ou a pessoa digitou errado. se souber me fala por favor estou esperando vc me responder ok abraço. desde já grata.

  9. por favor , você sabe me informar se o shampoo marroquino faz algum efeito em cabelos sem a escova marroquina ou não? obrigada.

  10. OI!SERÁ QUE TEM ALGUM PROBLEMA EU TROCAR O Fenoxietanol e parabenos (Chemynol) PELO TI 150?SE NÃO, VC PODERIA ME INDICAR OUTRO? POIS NÃO ESTOU CONSEGUINDO COMPRAR . QUAL MEDIDOR DE TEMPERATURA MAIS FÁCIL DE ENCONTRAR QUE POSSO COMPRAR PARA FAZER ESSA FÓRMULA? E ONDE POSSO ENCONTRAR?

  11. OLÁ!EU FIZ ESSA FORMULA, MAS ACHEI QUE PARA UMA FORMULA DE ALISANTE O CREME FICOU MUITO FRACO, NEM CABELOS FINO ALISOU, SO DEU UMA LEVE RELAXADA O QUE EU POSSO FAZER PARA QUE A FÓRMULA FIQUE MAIS FORTE?? TENHO RECEIO DE ACRESCENTAR ALGO E NÃO FICAR LEGAL, O QUE VC ME SUGERE?? DESDE JA TE AGRADEÇO.PRISCILLA

  12. Olá,gostaria de comprar o TIOGLICOLATO DE AMONIA solto , mas não acho .Onde posso encontrar com urgencia???

  13. Olá José Marcos,gostaria de saber qual é a formulaçao do creme alisante de amonia,eu sei produzir alguns produtos ,tipo,progressivas ,condicionadores,shampoos,mascaras capilares varios tipos de mascaras,bottox capilares para recuperaçao de cabelos porosos e quebrados etc,tbm sei fazer leve-in ,e outros produtos. gostaria que vc me ensinasse a fazer o alisamento de amonia.

  14. Olá José Marcos,gostaria de saber qual é a formulaçao do creme alisante de amonia,eu sei produzir alguns produtos ,tipo,progressivas ,condicionadores,shampoos,mascaras capilares varios tipos de mascaras,bottox capilares para recuperaçao de cabelos porosos e quebrados etc,tbm sei fazer leve-in ,e outros produtos. gostaria que vc me ensinasse a fazer o alisamento de amonia. meu Email bielegal@hotmail.com

  15. ola´jose marcos seu blog é otimo parabens quero pedir para voce mandar uma formula de escova progressiva para mim fazer em mim meu cabelo já foi relaxado com guarnidina mais agora nao quero mais relaxar quero fazer escova progressiva mais estou desempregada nao posso ir em salao meu cabelo é fininho me ajuda por favor espero que voce entra encontato comigo no site dinha_rainha@hotmail.com manda a formula muito obrigado EDNA

  16. oi josé marcos vc vende o creme alisante já pronto ou conhece alguem que venda?tioglicolato de amonea.

  17. ola gostaria de saber a formula neutralizante universal ethyl,buthyl,iso… … … (mauricio.)email:akicabelo@live.com

  18. Ola! Amigo Qual é p produto responsável pela hidratação e Brilho intenso em um alisante??Você poderia me ajudar?Faço o alisante e as clientes dizem que o cabelo esta opaco, não tem brilho e quebra, me ajude.[ObrigadaStellastellamaris.vendas@gmail.com

    1. Olá Stella!Existem vários ativos, a Lanolina etoxilada é emoliente, sobreengordurante, agente condicionador e hidratante em produtos capilares.O colágeno hidrolisado é um produto rico em aminoácidos essenciais à manutenção do equilíbrio fisiológico dos cabelos, sendo indicado para melhorar o condicionamento e maciez dos cabelos. O colágeno age aumentando a resistência dos fios em processos químicos, como cabelos danificados por tingimentos, descoloração, etc. Um abraço!

  19. Boa tarde José Marcos .Você tem formula de creme alisante a basa de guanidina?Tem uma formula de alisamento semelhante a progressiva mas que não contenha formol?Obrigada.

    1. Olá Gersilene!Publiquei recentemente uma fórmula de relaxante para cabelos com guanidina.Existe progressiva sem formol, mas não disponho de formulação.Um abraço e obrigado pelo comentário!

    1. Olá JOY HAIR COSMETICOS!Desculpe, não disponho de formulação para escova progressiva com formol ou sem formol.Cuidado com o formol em produtos para cabelos, pois é um produto perigoso e irritante.Um abraço!

  20. José Marcos,Gostaria de uma orientação sua:Uso alisante de cabelo há mais de 20 anos. usava o wellin e o wellachic. O wellachic, eu usava o mais fraco – mel – e o alisamento era satisfatorio.Depois que essas marcas sairam do mercado, experimentei varios e vários alisantes e todos eles não alisam bem, ou seja, meu cabelo permanece com muitas ondas na raiz. O que aconteceu? Mudaram as fórmulas? A minha pergunta é a seguinte…o que devo colocar em um alisante qualquer que eu compre, para torna-lo um pouco mais forte? ou seja para que alise aquelas ondas mais resistentes do meu cabelo?? Pois eu gostaria de continuar usando o tioglicolato, sem ter ter que mudar para a guanidina,, pois pelo que já li ele é um pouco mais forte. Em fim , o que faz com que um alisante alise mais? O que determina a força de um creme alisante?Agradeço a sua resposta,Liliane

    1. Olá Liliane!Evite incorporar mais componentes em alisantes de cabelos. Os alisantes devem seguir as normas da Anvisa e podem ter até uma determinada concentração do ativo que promove o alisamento do cabelo.Passando dessa concentração ele pode ser prejudicial para o cabelo.Os cabelos tendem a mudar nas fases da vida.Sol, tinta, alisamentos, hormônios, na gestação e durante a menopausa os cabelos mudam.Procure consultar um especialista em cabelos, um Tricologista, médico exclusivo que cuida de pelos e cabelos.Um abraço e obrigado pelo comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.