Como fazer Gel fixador para cabelos com alta fixação

Receita de Gel fixador para cabelos com alta fixação

Com alta fixação, contém um agente de brilho (extrato de henna) e um agente umectante (propilenoglicol) que confere aos cabelos o efeito de brilho molhado.
A fórmula é parecida com a de baixa e de média fixação, o que muda é a quantidade de Polivinilpirrolidona (fixador).
Para que o produto fique com um custo menor, você pode retirar o extrato de henna, adicionando água na mesma proporção do extrato.
Fórmula para fazer 10 quilos de Gel fixador para cabelos com alta fixação:
Polímero carboxivinilíco (Carbopol 940)
50 g
Propilenoglicol
1 kg
Metilparabeno
15 g
Propilparabeno
5 g
Polivinilpirrolidona (PVP K 90 )
400 g
Trietanolamina
60 g
Essência Hidrossolúvel (solúvel na água)
20 g
Extrato de Henna
100 g
Corante
q.s
Água deionizada q.s.p (até completar 10 quilos)
10 quilos

Modo de preparo do Gel fixador para cabelos com alta fixação:
Em um recipiente adequado adicione 7 quilos de água, sob agitação adicione o polímero e agite até solubilização (até não haver grumos).
Em outro recipiente adicione o propilenoglicol, metilparabeno e propilparabeno, em seguida aqueça até solubilização dos pós e adicione na mistura anterior sob agitação.
Em outro recipiente adicione 1 quilo de água e o polivinilpirrolidona e misture bem até solubilização do polivinilpirrolidona e em seguida adicione ao produto sob agitação.
Sob agitação adicione a essência hidrossolúvel e o corante previamente diluído em água.
Adicione o extrato de henna sob agitação.
Faça a correção do pH que deve ficar entre 6,0 e 6,5 com a trietanolamina, adicione aos poucos sob agitação até atingir o pH adequado
Complete com água deionizada até atingir os 10 quilos e homogeneíze bem o Gel fixador para cabelos com alta fixação.
Obs.: Para acelerar a secagem do gel nos cabelos pode-se adicionar até 1 quilo de álcool 96º ao produto ( nesse caso diminua a quantidade da água em 1 quilo).
Para comprar produtos químicos, essências, óleos essênciais, corantes, formas de silicone, bases concentradas, kits para cosméticos, kits para produtos de limpeza e material de apoio, clique no link abaixo:

Casa do saboeiro

48 pensamentos sobre “Como fazer Gel fixador para cabelos com alta fixação”

  1. Olá Graciliano!Eu nunca usei "Gel Cola".Faça pequeno teste piloto (cerca de 100 gramas de produto) e verifique a fixação deste comparado ao "Gel Cola", e se for preciso, faça outros testes piloto, adicionando um pouco mais de Polivinilpirrolidona até chegar na fixação que o "Gel Cola" apresenta.Um abraço!

  2. bom dia, Marcos!sou de uma empresa de lenços umedecidos de grande porte, como a nossa produção é de grande escala, temos percas no processo, os lenços descartados são prensados e retirados a solução wipes (liquido) e acondicionados em tambores. Gostaria de ver com você se é possivel ou se interessaria em adiquirir esse mateerial para reaproveitar…antes de eu entrar na empresa, fiquei sabendo que era vendido para fazer aromatizantes de carros e desinfetantes. segue alguns dados da formula:propilenoglicol, PEG-75 lanolina, cocamidopropyl betaína, polissorbato 20, EDTA tetrassódico, metilparabeno, álcool diclorobenzílico, 2-bromo-2-nitropropano-1, 3-diol, tocoferol, extrato de sementes de Gossypium herbaceum, butileno glicol e fragrância com 95% agua purificada.jaime

  3. olá Marcos!se aparecer alguém interessado nesse liquido do lenço umedecido, segue meu email e tel:jaime.n.siqueira@kcc.comcel. 011 7343-4715tel. 011 4746-5541abraços,jaime

  4. Olá Marcos, Estou iniciando na fabricação de gel fixador e estou a procura de preservante para a manutenção do produto. Para este caso você teria alguma indicação ? Gostaria também de ter indicações de laboratórios que possam fazer teste no produto, para assim poder avaliar a formula atual. Se puder me ajudar nestes pontos eu agradeço.Fica aqui meu endereço para contato: jbfunchal@uol.com.br

  5. Boa noite Marcos, tudo bem? Bom gostaria de saber se voc~e tem alguma informação de receita de progressiva, mas em escala de 10 litros para todos os tipos de cabelos e se é seguro fracionar artesanalmente, tendo todo o equipamento necessário, se você por ventura tiver essa receita seria possivel enviar ao meu email por favor. dj.mora.es@hotmail.com Desde ja agradeço. Otimo final de semana. Att; Fabio.

  6. por favor, está tendo uma espécie de caspa, quando o gel é aplicado, ou mesmo após uma leve secagem do produto, o que poderia estar acontecendo???m.tosha@hotmail.com, muito obrigado.

    1. Olá jse!Sim, qualquer pessoa pode fazer desde que siga o modo de preparar e consiga comprar os componentes da fórmula.No entanto, para vender no comercio é necessário ter empresa estabelecida.Essa é uma fórmula de gel fixador para ser produzido de forma industrial, mas pode ser produzido de forma caseira para uso próprio ou para vender para amigos e parentes.Como o gel não necessita de aquecimento, pode ser feito em recipientes de plástico (balde plastico).Não utilize recipientes de alumínio nem pás ou colher de madeira para não contaminar o produto.Um abraço!

  7. Ola jose marcos gostaria de saber uma formula de shampoo para cabelos com quimica ou tinta vc teria e se tiver como q eu adquiro os ingredientes

    1. BekmanPara medir o pH do gel você pode utilizar as fitas de medir pH, disponíveis em revendedores de produtos químicos ou em lojas virtuais.A casa do saboeiro vende as fitas de medir pH.Outro recurso é o pHmetro, mas é um equipamento bem mais caro, porem é mais preciso na verificação e acerto do pH.O pHmetro você compra em empresas de equipamentos e vidrarias para laboratórios químicos.

  8. Teria como eu deixar esse gel na mesma consistência do gel que é aplicado naquele sanitizante pato que aplica no vaso sanitário com o carbopol ?

  9. Ola amigo , estou tendo um problema na formulação, quando eu ponho o pvp k90 a base liquidifica! E o carbopol desanda.Será que comprei o pvp k90 e veio errado, ou eu que estou colocando na hora errada? Desde ja grato.

    1. DalmarProcure adicionar todos os componentes para depois espessar o gel.O gel fixador de cabelos fica espesso na hora do acerto do pH.Quando você adiciona a Trietanolamina para o acerto do pH, o produto começa a engrossar (espessar) e ficar na forma de gel viscoso e transparente.Antes de adicionar a Trietanolamina, o produto fica liquido e com a aparência um pouco opaca.O PVP K90 tem que ser solubilizado em um pouco de água antes de adicionar no produto.

  10. queria saber porque o carbopol tem que descansar de 4 horas a 6 horas e se nao fizer ele atrapalha nio resultado do produto gel

    1. Dependendo do tipo de carbopol a sua umectação pode ser demorada, ao entrar em contato com a água forma grumos difíceis de desfazer.Para que os grumos se desfaçam é necessário deixar em agitação constante por um longo período ou deixar em repouso até que a água seja absorvida e os grumos sejam mais fáceis de desfazer.Existe também agitadores com cisalhador que facilitam a dispersão do Carbopol na Água, mas é indicado para grandes quantidades, geralmente em industrias, por ser um equipamento caro.Caso o carbopol não esteja bem disperso na água, o gel fica cheio de grumos e a pessoa perde o produto, por esse motivo é que ocorre a demora na preparação de géis com Carbopol.

  11. sempre que faço essa formulação, ela fica turva, meio branca, nunca consigo deixa-la totalmente transparente. Mesmo antes de colocar a essência. Tem alguma dica para deixa-lo transparente?

    1. ZaraNa preparação do gel fixador ele fica turvo mesmo no começo.A transparência ocorre quando começamos a adicionar a Trietanolamina e o gel começa a ficar espesso.No entanto, a Trietanolamina deve ser adicionada aos poucos até chegar na faixa de pH indicada para o gel fixador de cabelos, pois muita Trietanolamina turva o produto, além de perder viscosidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.