Como fazer Cera Líquida Base Água

Receita para fazer Cera Líquida a Base de Água
Formulação gratuita para o preparo de cera liquida com resina acrílica, contém cera de carnaúba que promove brilho. Os produtos químicos utilizados na fabricação da cera liquida podem ser adquiridos em distribuidores de produtos químicos, alguns componentes também podem ser encontrados em lojas virtuais de produtos químicos.

A cera para dar brilho é um produto de limpeza que muitas donas de casa utilizam na limpeza domestica, o que faz da fabricação de ceras liquidas uma opção para obter renda e ganhar dinheiro com produtos domissanitários. Embora a formula seja para fabricação industrial, é possível o preparo da cera também em pequenas quantidades.

Produto à base de água (baixo custo)
Fórmula grátis com Etildiglicol, o Etildiglicol é um agente de formação de filme. Formulações de ceras contendo agentes de formação de filme e resinas acrilicas possuem características que auxiliam no controle da taxa de evaporação da cera logo após sua aplicação, o que proporciona um melhor nivelamento e espalhamento, também atribui um maior brilho e resistência do filme.

Fórmula para fazer a Cera Líquida:
Parafina_____________________________4%
Carnaúba____________________________1%
Nonilfenol Etoxilado 4 EO (Renex 40)_______0,6%
Álcool cetilico etoxilado 20 EO____________0,7%
Etildiglicol___________________________2%
Resina acrilica metalizada (38%)___________2%
Hidróxido de amônia__________________0,5%
Formol (37%)_______________________0,2%
Corante____________________________q.s
Água q.s.p________________________100%

Modo de Preparo da cera liquida:
Em um recipiente adequado adicione a carnaúba, a parafina, o Renex 40 e o Unitol CE 200, aqueça até fundir todos os elementos (até 85 a 90°C).
Sob agitação adicione na mistura anterior 40% da quantidade total da água previamente aquecida a temperatura de 90 a 100°C.
Acrescente o restante da água a frio (sem aquecer) sob agitação.
Resfriar o produto sob agitação até a temperatura de 30°C.
Adicione o Etildiglicol sob agitação. Mantenha a agitação por 10 minutos.
Adicione sob agitação o hidróxido de amônia.
Adicione sob agitação a resina acrílica e depois o formol.
Adicione o corante previamente diluído e agite ate completa homogeneização da Cera Líquida.

Para comprar matéria-prima, essências e corantes para cosméticos e produtos de limpeza, visite o site abaixo:
Casa do saboeiro

11 pensamentos sobre “Como fazer Cera Líquida Base Água”

  1. Gostaria de saber como faço a cera acrilica, o removedor de cera acriclica e onde eu posso comprar o material e quais são os utensilios necessários ?Cláudio

  2. Gostaria de uma formulação de cera em pasta que não utilize parafina na sua formulação, sei que a consistência não será a mesma, mas isso não seria problema, pois preciso de algo mais cremoso e não tão pastoso como a parafina proporciona. Ja tentei diminuir a quantidade de parafina, mas o resultado obtido não foi o desejado, pois ficou muito líquido.Obrigado.

    1. Olá visitante do Fórmulas Grátis!Essa formulação de cera esta em porcentagem por ser uma forma simples de calcular as quantidades dos componentes para fazer o produto.Segue abaixo quantidades para fazer 100 litros de cera:Parafina 4 quilosCarnaúba 1 quiloRenex 40 600 gramasÁlcool cetilico etoxilado 20 EO 700 gramasEtildiglicol 2 quilosResina acrilica metalizada (38%) 2 quilosHidróxido de amônio 500 gramasFormol 37% 200 gramasCorante qsÁgua potável até completar 100 litros.Um abraço!

    1. Messias, essa fórmula de cera liquida é para pisos.Não sei te informar se serve para automóveis/carros.Para essa aplicação seria necessário fazer testes.Um abraço!

    1. HelioO modo de fazer a cera liquida esta logo abaixo da formulação do produto.Se você estiver utilizando um Smartphone, pode ser que não esteja visível para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.