Sobre

Sobre o blog

Neste blog você encontra algumas fórmulas grátis de cosméticos, produtos de limpeza, produtos automotivos e produtos para Pet Shop, para quem tem interesse em montar um negocio próprio ou produzir uma pequena quantidade para uso próprio, são formulações a principio fáceis de manipular, porém algumas podem apresentar um pouco de dificuldade, como os cremes condicionadores, por exemplo, que é necessário que o manipulador tenha cuidado, principalmente com a temperatura da água, caso contrário o creme não ficará consistente.

Algumas formulações são de minha própria experiência e outras foram fornecidas por empresas produtoras de produtos químicos destinados ao ramo de cosméticos e domissanitários.

As fórmulas apresentadas aqui é apenas um começo, as pessoas interessadas devem se aprofundar no assunto, buscando novos componentes, as indústrias de matérias-primas sempre estão lançando novos produtos no mercado.


Também será necessário um lugar específico com condições de higiene adequadas, o manipulador (a pessoa que vai preparar o produto) deve usar equipamentos de proteção individual (EPI), como óculos, luvas, avental, touca, etc.

Vale lembrar que os produtos para serem vendidos no mercado, antes é necessário cumprir as exigências e vários procedimentos de boas praticas de fabricação (BPF – GMP), controle de qualidade e registro do produto na Anvisa. Procure obter informações sobre despesas e viabilidade de uma possível fabricação em escala comercial.

Site da Anvisa: Anvisa


Produtos químicos como ácidos, soda caustica, cloro, álcool, necessitam de atenção especial para que o manipulador não venha a sofrer danos como queimaduras na pele, por exemplo, ou correr o risco de incêndio no local.

Os produtos químicos devem ser muito bem manuseados e guardados em lugar apropriado, longe do alcance de crianças e animais domésticos.
Ao manipular o produto, o manipulador deve prestar atenção no p.H do produto, pois se o p.H ficar muito ácido ou muito alcalino, o produto pode causar alergias ou queimaduras na pele.
Para que isso não ocorra é necessário a aquisição de um medidor de p.H (pHmetro) ou fitas medidoras de p.H, essas fitas são mais acessíveis (baratas) e ao serem mergulhas no produto elas mudam de cor, comparando a cor que ficou a fita após ser mergulhada (uma fita de cada vez) no produto (uma amostra do produto retirada em um becker) com as cores na embalagem das fitas,  fica fácil observar o p.H do produto.


Se a cor que ficou a fita não for a cor do p.H do produto, devem ser realizadas as correções necessárias até o produto chegar no p.H necessário.
Outro detalhe importante é a limpeza e higiene na preparação e manuseio do produto, tomando cuidado para que não ocorra contaminação cruzada (um produto contaminado com partículas ou restos de outro produto ou matéria-prima) ou microbiológica (bactérias, fungos, etc.). A contaminação microbiológica pode causar perda de estabilidade do produto, mudança na cor e no odor do produto final.

Em algumas fórmulas você vai encontrar “q.s” e “q.s.p”, veja o que significa:
Quantidade suficiente= q.s
Quantidade suficiente para= q.s.p

Obs: As sugestões aqui apresentadas devem ser previamente testadas e adaptadas às condições de trabalho por pessoa habilitada, ficando esta pessoa responsável pela orientação ao consumidor quanto ao uso dos E.P.I(s) e procedimentos em caso de acidentes, consultando as Literaturas Técnicas, e pelo cumprimento das Leis e normas existentes.

Fórmulas grátis de cosméticos, produtos de limpeza (domissanitários), produtos para Pet Shop e produtos automotivos. Artigos sobre beleza e estética.

Sobre o blog Fórmulas Grátis – Fórmulas de cosméticos e produtos de limpeza.

22 pensamentos sobre “Sobre”

  1. Olá visitante do fórmulas grátis!O Solupan é um produto altamente alcalino, deve ser aplicado utilizando mascara de proteção.A adição de essência não resolveria, visto que o produto contém muito Hidróxido de sódio (soda caustica) e outros componentes alcalinos.Um abraço!

  2. Olá José Marcos, sou o Elias, trabalho em Portugal e vivo a procura de alguma coisa que possa possibilitar a minha volta para perto da minha família no Brasil. Sendo assim tenho muita vontade de produzir detergente doméstico e outros produtos que possa vender em supermercados. Gostaria da tua ajuda em algumas informações. Se for possível entre em contato comigo através do email eliasvicente@sapo.ptMuito obrigado e DEUS te abençoe

  3. ola amigo estou tentando abrir minha empresa, sera q vc poderia me passar tds suas formulas por email, se nao puder sem problemas, pois o e book q esta no site so tem algumas ne , que deus te abençoe, se puder meu e mail etrancebrazil@hotmail.com

  4. Olá Trance!Vou procurar criar os e-books grátis que faltam, assim que criar irei disponibilizar aqui no blog.Um abraço!

  5. voce tem uma formula de gel condutor para usar antes da luz pulsada?vanipauli@yahoo.com.br

  6. Ola me chamo kassio.gostaria de saber algumas formulas paracreme umidificante para cabelos.e para cabelos cacheados. so pra umidifica e hidratar.desde ja agradeço. kassio.r@hotmail.comgostaria de trocar ideias tambem.

  7. Olá me chamo ana e queria seu email, para que possa tirar algumas dúvidas.ANA

  8. Meu email: nathaliamattis@hotmail.comOiiNossa acho que você pode me ajudar! Eu uso base pronta para mascara capiçar e adiciono os componentes, mas as vezes ela fica bastante aguada e se eu adicionar mais basd muda a porcentagem dos componentes. Você saberia me indicar algum espessante para eu colocar no creme capilar ja pronto para engrosa-lo??? Por favor, ja pesquisei muito e nao encontrei nada

    1. Olá Unknown!A base para mascara capilar pode sofrer alterações dependendo dos componentes que você adiciona e perder consistência. A quantidade de componentes também pode diminuir sua viscosidade.O que você pode fazer é produzir o produto desde o inicio, para adicionar espessante seria necessário reestruturar a formulação.Procure entrar em contato com o fornecedor para verificar componentes que são compatíveis com a base, pode ser que algum componente que você esta adicionando altera as características da base capilar.Um abraço!

  9. Olá José Marcos. Preciso desenvolver a fórmula de um gel específico para meu ramo de atividade. Gostaria de fazer um orçamento para que você possa desenvolver este Gel. Por gentileza, gostaria de entrar em contato com você por telefone, fica mais fácil de explicar. Aguardo um retorno. marlonjrr@ig.com.br / contato@koizarara.com.br

  10. Olá marcos queria saber se você tem formula para vedante de escapamento?Grato.

  11. Gostaria de saber a fórmula de um produto que vi anunciado para limpar a máquina de lavar roupas

  12. bom dia gostaria de saber se o gel condutor (Gel para ultrassom )serve como lubrificante intimo? (se substitui o ky gel)

  13. Boa tarde doutor José Marcos! Gostaria de saber se tem algum problema eu substituir o ky gel por gel condutor (Gel para ultrassom) se posso usa-lo comolubrificante intimo

    1. Olá anonimo!O lubrificante intimo deve ter uma formulação compatível com a mucosa vaginal, não utilize outros tipos de géis se não forem indicados para esse fim.Um abraço!

  14. Boa tarde José Marcos:Voce poderia me dizer se o fluido para corte refrigerante ,tem de ser usado puro ou diluido em água para ser usado no torno.Obrigado.

  15. Bom dia José, gostaria de saber qual gel a base de glicerina ou a base d'água eu posso usar para engrossar os pigmentos para tatuagens e que não vai dar complicações, por exemplo: KY(A BASE D'ÁGUA) GEL sem álcool e sem fragrância ou gel condutor? Preciso engrossar os pigmentos para fazer microblading em sobrancelhas, e o pigmento tem que ser bem.consistente.Agradeço- lhe desde já.Att., Severo:.

    1. SeveroEu nunca fiz ou trabalhei com produtos para tatuagens. Não sei te informar que tipo de gel você pode utilizar para engrossar os pigmentos para tatuagens.

Comentários estão fechados.