Pular para o conteúdo

Gel espumante para tomar banho: Formula com Proteínas do trigo

Gel espumante para tomar banho: Formula com Proteínas do trigo. Como fazer produto de uso cosmético para usar durante o banho com ótima formação de espuma e que limpa, hidrata, nutre e repara a pele do corpo.

Possui em sua formula dois produtos químicos de ação espessante e portanto não se faz necessário a utilização de Cloreto de sódio para o espessamento e acerto da viscosidade.

O Diestearato de polietilenoglicol 6000 (PEG-150 distearate) é um componente espessante para xampus, banhos de espuma, sabonetes líquidos e outras preparações cosméticas e farmacêuticas.

O Coco amido propil betaína (Cocamidopropyl betain) é um tensoativo anfótero que auxila na formação de espuma e no espessamento, por ser um tensoativo anfótero promove suavidade ao produto cosmético.

A Proteína hidrolisada do trigo (Hydrolyzed Wheat Protein) possui ação hidratante e portanto promove hidratação na pele do corpo, é um reforçador da elasticidade e melhorador do conforto cutâneo. Atua como agente suavizante, nutritivo, anti rugas, hidratante e reparador para a pele.

Como fazer Gel espumante para tomar banho: Formula com Proteínas do trigo

Ingredientes para fazer 2 litros do produto cosmético.

  • Água deionizada (Deionized Water) – 1.190 ml
  • koralone La – 2 ml
  • Lauril éter sulfato de sódio 26-28% (Sodium Laureth Sulfate) – 500 ml
  • Diestearato de polietilenoglicol 6000 (PEG-150 distearate) – 80 gramas
  • Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90 – Cocamide DEA) – 80 ml
  • Solução de Corante cosmético – q.s
  • Essência cosmética (fragrância) – 20 ml
  • Coco amido propil betaína (Cocamidopropyl betain) – 120 ml
  • Proteína hidrolisada do trigo (Hydrolyzed Wheat Protein) – 20 ml

Como fazer a formula de Gel espumante para tomar banho: Formula com Proteínas do trigo

Primeiramente pese os ingredientes descritos em gramas e meça os produtos químicos descritos em volume (ml).

Despeje em um recipiente de aço inoxidável a Água deionizada e leve ao fogo para aquecer, em seguida adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Diestearato de polietilenoglicol 6000 e mantenha o aquecimento até o Diestearato de polietilenoglicol 6000 dissolver completamente.

Misture e logo depois retire o recipiente do aquecimento e inicie o resfriamento do produto.

Em seguida, quando a temperatura estiver abaixo de 35°C, adicione com agitação a Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90), koralone La, Solução de Corante cosmético diluído em água deionizada e misture bem para a homogeneização.

Adicione logo depois mediante agitação a Essência cosmética (fragrância), Proteína hidrolisada do trigo (Hydrolyzed Wheat Protein) e misture bem para a homogeneização do cosmético.

Em seguida ir adicionando o Coco amido propil betaína aos poucos e sob agitação até a consistência desejada (acerto de viscosidade).

Misture bem para uma perfeita homogeneização, deixe em repouso até não haver mais bolhas de ar e envase posteriormente o Gel espumante para tomar banho em frascos plásticos ou em bisnagas plasticas de uso cosmético.

Rotule as embalagem e guarde em seguida em local adequado.

Observação: O koralone La é um conservante, portanto, pode ser substituído por outro conservante de uso cosmético seguindo a dosagem recomendada pelo fornecedor da matéria-prima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile