Formula de Pasta concentrada para lavar louças

Formula de Pasta concentrada para lavar louças. Como fazer Detergente pastoso para usar na limpeza de talheres, copos, pratos, panelas, caldeirões e outros utensílios de cozinha.

Possui em sua formula química o Ácido sulfônico 96% que é um dos tensoativos aniônicos mais utilizados no mundo na fabricação de saneantes domissanitários, portanto o Ácido sulfônico 96% promove a formação de espuma e tem alto poder de detergência.

Enquanto que a Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60) atua na formula química do detergente pastoso lava louças como um espessante e estabilizador de espuma, portanto a Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60) promove espessamento e a formação de uma espuma densa e estável, além disso a Amida 60 atua como sobreengordurante na formulação do saneante domissanitário.

A Ureia presente na formulação do saneante domissanitário atua como hidrótopo, melhorando assim a estabilidade da pasta concentrada para lavagem de louças.

O Lauril éter sulfato de sódio 27% é um dos espumantes mais utilizados na fabricação de detergente e shampoo para cabelos, portanto o Lauril éter sulfato de sódio 27% irá ajudar o tensoativo principal a deixar o saneante domissanitário com uma capacidade maior de formação de espuma.

Por outro lado, o Heptanoato de sódio atua na formulação como sequestrante, enquanto a Mistura de isotiazolinonas age como conservante, evitando a proliferação de micro-organismos.

Formula para fazer a Pasta concentrada para lavar louças

É um produto de limpeza pastoso para a limpeza de talheres, copos, pratos, panelas, caldeirões e outros utensílios de cozinha.

O produto de limpeza possui Ácido sulfônico e Soda caustica que são corrosivos, portanto utilize EPI’s para a sua proteção, como luvas, óculos, avental, etc.

  • Ácido sulfônico 96% – 3000 g
  • Hidróxido de sódio (Soda caustica a 50%) – 756 g
  • Água – 7000 g
  • Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60) – 2000 g
  • Ureia – 300 g
  • Lauril éter sulfato de sódio 27% – 2000 g
  • Heptanoato de sódio – 20 g
  • Mistura de isotiazolinonas – 20 g
  • Essência – 20 g

Como fazer a formula de Pasta concentrada para lavar louças (detergente pastoso)

Em um recipiente de aço inoxidável adicione com agitação constante o Ácido sulfônico 96%, Hidróxido de sódio (Soda caustica a 50%),
1800 gramas da Água e misture até a homogeneização.

Durante a mistura anterior haverá uma reação exotérmica, portanto haverá um aquecimento da mistura, aguarde a temperatura abaixar para dar sequencia na preparação.

Logo depois adicione sob agitação a Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60), Ureia e misture bem para homogeneização.

Em seguida adicione sob agitação o Lauril éter sulfato de sódio 27%.

Verifique logo depois o pH que deve ficar entre 6,0 a 7,0, faça as correções para que o pH fique na faixa indicada entre 6,0 a 7,0.

Para facilitar a verificação do pH, solubilize 10 gramas do produto de limpeza em 90 gramas de água.

Logo depois de verificar e acertar o pH, adicione com agitação 5200 gramas de água, o Heptanoato de sódio, a Mistura de isotiazolinonas (que é o conservante) e misture para a homogeneização.

Adicione com agitação a Essência (fragrância que pode ser de limão, maça madura, coco, etc.) e misture bem até a completa homogeneização.

Envase depois em potes plásticos utilizados para embalar produtos de limpeza pastosos.

Aspecto final do produto de limpeza depois de pronto: Pasta concentrada transparente para lavar louças com pH entre 6,0 a 7,0.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.