Formula de Shampoo para cabelos normais

Como Fazer Shampoo para cabelos normais

Formula para Fazer Shampoo para lavar cabelos normais. Fórmula grátis de shampoo para cabelos normais. O shampoo para cabelos normais contém em sua fórmula uma quantidade de agentes de limpeza que ficam a meio termo entre o xampu para cabelos oleosos e o para secos.
Este shampoo indicado para cabelos normais contém um co-tensoativo que auxilia na detergência, além de deixar a formulação mais suave.
Contém também a Glicerina que age como umectante.

A fabricação de shampoos, seja para fios capilares normais, secos ou oleosos são fáceis de preparar, os produtos químicos utilizados na sua fabricação são encontrados em distribuidores de produtos químicos e em lojas virtuais de essências e produtos químicos para sabonetes e cosméticos artesanais.

Formula de Shampoo para cabelos normais

Para checar o pH do xampu, utilize as fitas de medir pH. Para a fabricação em industrias cosméticas utilize o pHmetro de bancada ou portátil.
Este é um produto de uso cosmético para higienização e limpeza capilar.

O shampoo para cabelos normais pode ser enriquecido com extrato glicólico de algas marinhas ou de babosa, ou outro extrato de planta indicado para cabelos normais.

Veja outras fórmulas de shampoos capilares:
Como fazer xampu condicionador 2 em 1
Formula de xampu condicionador de cabelos
Formula de shampoo de calendula

Fórmula para fazer 10 kg de xampu para cabelos normais:

  • Lauril éter sulfato de sódio – 2200 g
  • Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90%) – 300 g
  • Cocoamidopropil betaina – 300 g
  • Metilparabeno – 15 g
  • Propilparabeno – 5 g
  • Glicerina – 200 g
  • Ácido cítrico – q.s
  • Corante – q.s
  • Essência – q.s
  • Cloreto de sódio – q.s
  • Água deionizada – 6980 g

Como fazer a formula do xampu:

Em um recipiente apropriado adicione:
Metade da quantidade da água.

Adicione o Lauril éter sulfato de sódio e agite.
Adicione a Dietanolamida de ácido graxo de côco e agite.
Adicione o Cocoamidopropil betaina e agite bem.

Aqueça a Glicerina, o Metilparabeno e o Propilparabeno até completa solubilização, adicione esta solução aos poucos e sob agitação constante.
Dissolva o Ácido cítrico em um pouco de água e acerte o p.H (entre 6 a 7).
Dissolva o corante em água e adicione.

Adicione a Essência.
Complete o volume com o restante da água e agite bem.
Acerte a viscosidade com Cloreto de sódio dissolvido em água, adicione aos poucos até obter viscosidade desejada.

27 comentários em “Como Fazer Shampoo para cabelos normais”

  1. Anônimo

    gostaria de saber como fazer shampoo anti residuo. desde ja agradeço

  2. luciana agnelo

    SIM, E COMO AJUDOU POIS ESTOU FAZENDO UM CURSO SOBRE SHAMPOOS, E ESTA INFORMAÇÕES OBTIDA FORAM DE SUMA IMPPORTANCIA!

  3. José Marcos

    A fórmula de shampoo anti-residuos já foi publicada para você no site, dê uma olhada e confira se é essa a fórmula que você necessita.

  4. José Marcos

    Luciana! Fico contente que as informações aqui tenham te ajudado.

  5. Anônimo

    Oi, Preciso de uma fórmula de Shampoo Corpo & Cabelo. Obrigado

  6. José Marcos

    No momento não disponho da informação solicitada.

  7. Anônimo

    bom dia gostaria de saber como fazer reparador de pontas por favor, se alguém tiver uma formula e puder me passar, favor publicar. obrigado jairo mg

  8. José Marcos

    Jairo. Geralmente os reparadores possuem misturas de silicones em sua composição. Segue abaixo um produto (matéria-prima) indicado para tal função:
    BELSIL CM 5040 Silicone Reparador de Pontas Proporciona Brilho e Maciez aos cabelos, recupera temporariamente as pontas duplas.
    Belsil CM 5040 é uma mistura de fluidos de silicone, consistindo exclusivamente de unidades de polidimetilsiloxano. Concentração de uso: 1 a 100 % (como reparador de pontas, pode ser aplicado puro nos fios).

  9. Anônimo

    Olá, muito boas essas fórmulas. Eu gostaria de saber se você poderia colocar a fórmula da escova marroquina, aquela que contém argila branca. Agradeço desde já.

  10. José Marcos

    Olá Anônimo!Desculpe, não disponho da informação solicitada.Um abraço!

  11. Anônimo

    que quantidade obtenho com essa formula?

  12. Anônimo

    gostaria de saber a formula para 20 lt.?

  13. José Marcos

    Olá Anônimo!Para produzir 20 litros:Lauril éter sulfato de sódio___________________ 4400 gramasDietanolamida de ácido graxo de côco (90%)________ 600 gramasCocoamidopropil betaina_____________________ 600 gramasMetilparabeno__________________________ 30 gramasPropilparabeno_________________________ 10 gramasGlicerina________________________________ 400 gramasÁcido cítrico______________________________ q.sCorante_________________________________ q.sEssência________________________________ q.sCloreto de sódio___________________________ q.sÁgua (qsp)até completar 20 litros.Para melhorar na maciez dos cabelos, você pode adicionar de 100 a 200 gramas de Poliquaterniun 7.Um abraço!

  14. Anônimo

    Olá José Marcos! gostaria de informaçoes para fazer 20litros de shampoo para cabelos normaisdesde já agradeçoJosé Roberto

  15. Olá José Roberto!Para fazer os 20 litros:Lauril éter sulfato de sódio___________________ 4400 gramasDietanolamida de ácido graxo de côco (90%)________ 600 gramasCocoamidopropil betaina_____________________ 600 gramasMetilparabeno__________________________ 30 gramasPropilparabeno_________________________ 10 gramasGlicerina________________________________ 400 gramasÁcido cítrico______________________________ q.sCorante_________________________________ q.sEssência________________________________ q.sCloreto de sódio___________________________ q.sÁgua (qsp)até completar 20 litros.Para melhorar na maciez dos cabelos, você pode adicionar de 100 a 200 gramas de Poliquaterniun 7.Um abraço!

  16. Anônimo

    ola José, por favor me esclareça o que vem a ser o q.squando deveria estar a quantidade . se possivel me passe a receita para 100 litros de shampoo para cabelo normal. obrigado!!!

  17. Olá Anônimo!Q.S quer dizer "quantidade suficiente", o corante deve ser adicionado até chegar na tonalidade que você deseja, o ácido cítrico deve ser adicionado até obter o pH indicado, a essência até obter o odor que se deseja (umas pessoas gostam de um cheiro mais acentuado, enquanto outras de um cheiro mais suave), o cloreto de sódio deve ser adicionado até obter viscosidade (espesso) desejada.Shampoo para cabelos normais (100 litros)Lauril éter sulfato de sódio___ 22% (22 quilos)Dietanolamida de ácido graxo de côco (90%)_ 3% (3 quilos)Cocoamidopropil betaina___ 3% (3 quilos)Metilparabeno_____0,15% (150 gramas)Propilparabeno____0,05% (50 gramas)Glicerina_________2% (2 quilos)Ácido cítrico_____ q.sCorante___________ q.sEssência__________ q.sCloreto de sódio__ q.sÁgua (qsp)________ 100% (até completar os 100 litros de shampoo)Um abraço!

  18. Anônimo

    Gostaria de saber preço da matéria prima de shampoo e onde comprar,sou químico abraço Alcinei

  19. Anônimo

    O modo do preparo deste shampoo esta dizendo que deve-se misturar primeiro a metade da agua e depois misturar o restante é isso ? ,Obrigado.

  20. Olá Anônimo!Você deve adicionar em um recipiente (+ ou -) a metade da quantidade da água que será utilizada no preparo do shampoo para cabelos normais, e depois ir adicionando os outros componentes da formulação (seguindo a técnica de preparo do shampoo).Um abraço!

  21. ola. eu ja trabalho com um tipo de shampoo.ele é bem perolado e grosso. mais não espuma direito. posso usar essa formula no meu produto? subistituiir tudo? voce conhece alguma loja em bh? se não for muito encomodo bode entrar em contato? douglaseduardo220483@yahoo.com.br

  22. Bom dia…não consigo todos os componentes para shampoo e condicionador no site de vcs…podem estar com outros nomes? agradeço.

    1. AnaA loja de produtos químicos e essências não é minha, mas faço divulgação aqui no Fórmulas Grátis.Quais produtos não esta encontrando?Dependendo da formulação, algumas matérias-primas não são comercializadas pela loja online.Obrigado pela visita!

    1. Bárbara O shampoo sendo fabricado dentro das normas de higiene e limpeza pode ter validade de até 2 anos.

Comentários encerrados.