Arquivo da categoria: Sabonete Liquido

Sabonete Liquido é um produto de uso cosmético elaborado com tensoativos formadores de espuma que limpam a pele do corpo ou do rosto e portanto é um tipo de sabão na forma liquida cuja formulação química é mais suave para a pele se comparado com o sabão normal em barra.

Dependendo da formulação e a que se destina o produto pode conter alem dos tensoativos outros agentes e ativos que beneficiam a pele, portanto, pode conter em sua formula química agentes hidratantes da pele como a Glicerina e o Propilenoglicol, por exemplo.

Um sabonete liquido indicado para tratamento da pele com acne pode também conter ativos que tratam a acne, removam o excesso de oleosidade na pele e outros ativos adstringentes.

Aqui no site Formulas Gratis há varias formulações grátis orientativas para fazer esse tipo de cosmético. Aprenda como fazer sabonete liquido acessando as formulas grátis aqui disponíveis.

Formula sabonete liquido de chá preto para as mãos

Formula sabonete liquido de chá preto para as mãos. Como fazer produto de uso cosmético com Extrato glicólico de chá preto e óleo de amêndoas para lavar as mãos. Produto cosmético suave para a limpeza das mãos que deixa a pele com uma sensação suave e hidratada. O chá preto ajuda a tonificar e também ajuda a defender a pele dos poluentes ambientais.

Cutina AGS na formula sabonete liquido de chá preto para as mãos é um agente opacificante e também perolizante utilizado em formulas cosméticas com a presença de tensoativos espumantes. Cutina AGS deixa o cosmético opaco e promove o efeito perolado, ou seja, deixa com brilho perola, esse efeito perolado dá um aspecto de sofisticação ao cosmético formulado com o produto.

O Isetionato de Sódio (sodium cocoyl isethionate) é um surfactante que promove a formação de muita espuma em formulas de cosméticos, mas sem ressecar a pele e o couro cabeludo. Isetionato de Sódio é um tensoativo aniônico suave derivado do coco com excelentes propriedades de limpeza, fornece espuma luxuosa, forma uma espuma densa e cremosa, apresenta baixa irritação.

Alantoína na formula sabonete liquido de chá preto para as mãos possui propriedades queratolíticas, hidratantes, epitelizantes e anti-irritantes. Alantoína estimula a renovação da pele e hidrata a pele. Alantoína é queratolítico e esfoliante, e portanto ajuda na eliminação das células mortas da pele.

Extrato glicólico de chá preto é estimulante, adstringente, antioxidante e melhora a microcirculação periférica. Extrato glicólico de chá preto também age como um anti-radicais livres por diminuir os níveis de peróxidos lipídicos caracterizando um alto efeito antioxidante na pele.

Cetiol HE (PEG-7 Glyceryl Cocoate) é um agente sobreengordurante hidrossolúvel utilizado em formulas de cosméticos para a pele e os cabelos, Cetiol HE possui boa substantividade com a pele e permanece exercendo proteção sobre a mesma após o enxague.

O Óleo de amêndoas possui ação emoliente e hidratante, portanto deixa as mãos macias e hidratadas.

Formula para fazer 10 kg de sabonete liquido de chá preto para as mãos

  • Isetionato de sódio (Sodium Cocoyl Isethionate) – 400 g
  • Água deionizada – 4900 g
  • Cutina AGS (Glycol Distearate) – 150 g
  • Cocoamidopropil betaína – 800 g
  • Lauril éter sulfato de sódio – 2800 g
  • Extrato glicólico de chá preto – 400 g
  • Óleo de amêndoas – 150 g
  • Cetiol HE (PEG-7 Glyceryl Cocoate) – 150 g
  • Koralone LA – 10 g
  • Ácido cítrico – 10 g
  • Cloreto de sódio – 150 g
  • Corante – q.s
  • Alantoína – 40 g
  • Essência – 40 g

Como fazer a formula sabonete liquido de chá preto para as mãos:

Em um recipiente adicione o Isetionato de sódio, Água deionizada, Cutina AGS, Alantoína e logo depois leve para aquecer até a temperatura de 70°C, misture bem para solubilizar os componentes químicos sólidos. Em seguida resfrie até a temperatura abaixar para 40°C.

Logo depois adicione com agitação moderada o Cocoamidopropil betaína, Lauril éter sulfato de sódio, Extrato glicólico de chá preto, Óleo de amêndoas, Cetiol HE e misture bem com agitação moderada após a adição de cada um dos componentes.

Posteriormente adicione com agitação moderada o Koralone LA, Solução de Corante diluído em água, Essência e misture para homogeneizar.

Solubilizar o Ácido cítrico em um pouco de água deionizada e logo depois fazer a correção do pH para que o mesmo fique em torno de 5,5, adicionando aos poucos e com agitação.

Em seguida solubilizar o Cloreto de sódio em um pouco de água deionizada e ir adicionando aos poucos e com agitação para o ajuste da viscosidade do sabonete liquido de chá preto para as mãos.

Misture bem e depois embale o cosmético em frascos plásticos ou saboneteiras de uso cosmético.

Fornecedores de produtos químicos descritos na formula do cosmético:

Isetionato de Sódio (sodium cocoyl isethionate): Sabão e Glicerina, Symbios
Cutina AGS (Diestearato de etilenoglicol): Embacaps, Tovani Benzaquen Ingredientes, Royal Marck, Mix das Essências
Cetiol HE (PEG-7 Glyceryl Cocoate): Embacaps, Jatobá Química, Tovani Benzaquen Ingredientes, Royal Marck, AQIA Química
Alantoína: Sabão e Glicerina, Engenharia das Essências, Mapric

PEG-7 Glyceryl Cocoate: outros nomes comerciais: Amanterol HE, Glycerox HE

Formula – Como Fazer Sabonete Cremoso Tipo Dove

Formula – Como Fazer Sabonete liquido Cremoso Hidratante Tipo Dove. Sabonete Hidratante Cremoso com propriedades emolientes, hidratantes e condicionantes da pele. Promove limpeza, hidratação, pele macia e condicionada.

Rheomer 33 na formula do sabonete liquido cremoso tipo Dove atua como um modificador de reologia. É um novo polímero para soluções de limpeza pessoal. Ele foi projetado para fornecer espessamento eficiente, reologia de cisalhamento e boas propriedades de suspensão em sistemas surfactantes.

Formula - Como Fazer Sabonete Cremoso Tipo Dove

Mostra alta eficiência de espessamento em sistemas surfactantes à base de sulfato e sem sulfato, boas propriedades de suspensão em sistemas surfactantes.

Rheomer 33 pode ser utilizado na preparação de formulas de cosméticos, como esfoliantes corporais e faciais, deixando as esferas em suspensão, shampoos e sabonetes perolados, sabonetes transparentes com esferas esfoliantes, Shampoos condicionadores 2 em 1, sabonetes cremosos hidratantes com alta porcentagem de óleos.

Outros componentes importantes no Sabonete liquido Cremoso Tipo Dove

O Óleo de Soja atua como um emoliente na pele. Usado no tratamento antienvelhecimento da pele, hidratação da pele, proteção da pele, cuidados com o sol, cosméticos coloridos e produtos para o cuidado com os cabelos. Confere uma sensação de pele macia.

A glicerina no sabonete atua como hidratante e umectante para a pele do corpo, deixando a pele corporal hidratada.

O Lauril éter sulfato de sódio é um tensoativo aniônico que age como espumante para shampoos e sabonetes líquidos e cremosos, promove a formação de espuma e possui ação de detergência.

Cocoamidopropil betaína no sabonete age como tensoativo secundário, promovendo detergência e formação de espuma, promove também suavidade para a pele na formulação.

O BHT age como antioxidante, evitando a rancificação de compostos oleosos na fabricação de cosméticos.

Agente condicionante e hidratante

O Jaguar C-17 é um polímero que fornece boas propriedades de espessamento e condicionamento para produtos para cabelos e cuidados com a pele. Melhora a deposição ativa nos cabelos e é ideal para condicionar xampus, lavagens com creme, produtos para banho e chuveiro, loções, cremes e outros produtos para cuidados pessoais.

O Jaguar C-17 atua como um agente condicionador, protetor, reparador, espessante e hidratante. Fornece proteção de cor, suavidade, fixação suave, substantividade, penteado úmido e seco. Oferece reparação, hidratação e brilho aos cabelos danificados. O Jaguar C-17 é usado em condicionadores de cabelos, máscaras capilares, xampus, produtos desembaraçantes de cabelos, loções para banho, sabonetes líquidos e cremosos, etc.

Formula para fazer 10 kg de Sabonete liquido Cremoso Hidratante Tipo Dove:

Rheomer 33 (Polyacrylate-33)250 g
Lauril éter sulfato de sódio1100 g
Solução de Hidróxido de sódio a 15%q.s
Jaguar C-17 (Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride)30 g
Glicerina500 g
Cocoamidopropil betaína200 g
Óleo de soja1000 g
BHT5 g
Kathon CG10 g
Solução de Ácido cítrico a 15%q.s
Essência tipo Dove30 g
Água deionizada6875 g

Como fazer a formula do Sabonete Cremoso Tipo Dove hidratante:

  1. Adicione em um balde plastico a Água deionizada, Adicione depois o Rheomer 33 na água deionizada enquanto mistura suavemente.
  2. Adicione depois o Lauril éter sulfato de sódio e misture até ficar uma mistura uniforme.
  3. Neutralize para que fique com o pH em 6,5 com a solução de hidróxido de sódio a 15% e misture até ficar uma mistura uniforme.
  4. Em outro recipiente prepare uma pré-mistura com o Jaguar C-17 e a Glicerina, misture bem para ficar uniforme.
  5. Adicione a pré-mistura preparada anteriormente no produto e misture até ficar uniforme.
  6. Adicione o Cocoamidopropil betaína e misture para homogeneização.
  7. Em um recipiente Adicione óleo de soja e o BHT, misture bem até a solubilização do BHT, adicione depois a mistura no produto e homogeneíze até ficar uniforme.
  8. Em seguida Adicione o conservante / preservante Kathon CG e misture até homogeneização.
  9. Ajuste o pH para que fique entre 5,0 a 5,5 com a Solução de Ácido cítrico a 15%.
  10. Adicione a Essência tipo Dove para perfumar e misture até ficar uma mistura homogênea e uniforme.

Envase depois em frascos plásticos de uso cosmético, bisnagas plasticas de uso cosmético ou em saboneteiras cosméticas com válvula Pump.

Aparência do cosmético: Branco Cremoso

Como preparar as soluções:

Solução de hidróxido de sódio a 15%: Diluir 15 g de Hidróxido de sódio escamas (soda caustica escamas) em 85 gramas de Água deionizada (use recipiente de plastico ou de vidro).
Solução de Ácido cítrico a 15%: Diluir 15 g de Ácido cítrico em 85 gramas de Água deionizada.

Fornecedor do Rheomer 33: Volp Química

Formula sabonete liquido com óleo – Shower de banho

Formula para fazer sabonete liquido com óleo – Shower de banho. Este óleo de banho com espuma combina produtos de limpeza sem sulfato Bio-Soft N-411 e Ninol CAA com hidratante natural Stepan-Mild GCC para acalmar a pele. Funciona com a água no seu chuveiro, transformando-se em uma espuma leve e cremosa que limpa e nutre suavemente a pele.

Stepan-Mild GCC na formula é um éster que proporciona propriedades de espessamento, intensificação de espuma e solubilização. Pode ser utilizado em formulas de shampoos, sabonetes líquidos para banho, sabonetes líquidos, higienizadores para a face e cremes e loções para a pele.

Formula sabonete liquido com óleo - Shower de banho

O Bio-Soft N-411 é um surfactante aniônico que é solúvel em óleo e dispersível em água. É útil como surfactante para desengordurantes de emulsão, pré-misturadores de roupas, produtos de limpeza a seco, decapantes, produtos de limpeza de superfícies duras e como um emulsificante para solventes à base de petróleo. Em cosméticos e produtos para cuidados pessoais, esse ingrediente pode ser usado em produtos de banho, produtos de limpeza, xampus e condicionadores de cabelo, além de melhorar sua capacidade de molhar a pele e os cabelos.

O Ninol CAA na formula do shower é um surfactante secundário projetado para otimizar a formulação de higiene sem comprometer o desempenho. Essa amida líquida 100% ativa, livre de nitrosamina, permite reduzir imperceptivelmente o nível de surfactantes, solubilizar fragrâncias e substituir outras amidas.

O Óleo de soja presente na composição é rico em vitamina E, é emoliente e amacia a pele do corpo.

O BHT é um antioxidante utilizado em produtos farmacêuticos e cosméticos, sendo indicado para produto cosmético que contenha óleo, para prevenir e atrasar a rancidez deste tipo de produto.

Como usar este cosmético: Aplique o óleo na pele úmida e massageie com um movimento rotativo até que se transforme em uma suave e sedosa espuma, depois enxague a pele do corpo com água morna.

Mantenha fora do alcance de crianças. Somente para uso externo. Pare de usar e consulte um médico se houver irritação. Evite contato com os olhos. Se ocorrer contato, lave abundantemente com água.

Tome cuidado para evitar escorregar na banheira ou no chuveiro. Esta formulação mostrou paridade no desempenho em comparação com um produto para banho da Nivea, baseado em resultados de teste de espuma.

Formula para fazer 10 kg de sabonete liquido com óleo – Shower de banho:

  • Óleo de soja – 8295 g
  • Stepan-Mild GCC – 300 g
  • Bio-Soft N-411 – 1000 g
  • Ninol CAA – 300 g
  • Essência – 100 g
  • BHT – 5 g

Como fazer a Formula sabonete liquido com óleo – Shower de banho:

Em um recipiente adicione o Óleo de soja, sob agitação adicione o Stepan-Mild GCC, Bio-Soft N-411, Ninol CAA, Essência e o BHT.

Mantenha a agitação até ficar bem homogêneo e haver total solubilização do BHT no produto.

Depois de pronto o produto cosmético fica com a aparência de Líquido amarelado claro, em temperatura a 25°C.

Fornecedor:
Os produtos químicos são fabricados pela empresa Stepan, menos o óleo de soja, essência e BHT.

Formula Sabonete líquido dermatológico bactericida

Formula de Sabonete líquido dermatológico processado à temperatura ambiente, produto suave para a pele com efeito fungicida e bactericida na pele, recomendado para uso em centros de treinamento esportivo, piscinas, lavabos, empresas, escritórios, banheiros, toaletes, etc.

Como fazer Sabonete liquido bactericida para a limpeza das mãos, remove a sujeira, limpa e elimina bactérias presentes na pele das mãos.

O Cocamidopropil Betaína na formula do sabonete liquido é um tensoativo de caráter anfotérico. É um surfactante secundário. Diminui o nível de irritação dos surfactantes aniônicos na pele, melhorando o nível e a qualidade da espuma. Melhora também o espessamento do produto cosmético. Cocamidopropil Betaína deixa o cosmético mais suave.

Como fazer sabonete liquido

Lauril éter sulfato de sódio é um tensoativo de caráter aniônico. É um Surfactante primário, com ação altamente espumante. Com boas propriedades de ação detergente. Lauril éter sulfato de sódio promove a formação de espuma abundante e limpa a pele, sendo muito empregado na fabricação de formulas de shampoos para cabelos e sabonetes líquidos para mãos e para o banho.

Glycereth-2 Cocoate na formula possui carácter não iônico. É um Surfactante extra-suave, com propriedades emulsificantes. Glycereth-2 Cocoate é um agente emoliente e hidratante da pele. Promove reforço de espuma, é um produto ecológico. Na aplicação em produtos para o enxaguamento de cabelos, aumenta o efeito de condicionamento do componente catiônico, dando suavidade. Glycereth-2 Cocoate é um agente sobreengordurante para cabelo e pele.

Triclosan (Triclosano) na formula é uma substância ativa anti-microbiológica para melhorar a higiene e a lavagem da pele. Triclosan é um agente anti-séptico efetivo contra bactérias gram negativas, bem como gram positivas. Triclosan é eficaz também contra fungos e bolores. É utilizado na fabricação de medicamentos, sabonetes, loções e cremes dentais. Triclosan é um anti-séptico, bactericida, fungicida e virucida.

A Base perolizante (base perolada) para shampoo é um tensoativo que promove efeito opaco (opacificante) e é doador de brilho perola (perolado) em formulas de shampoos para cabelos, sabonetes líquidos e cremosos, shower gel, banhos de espuma e outras preparações de uso cosmético e farmacêutico. A adição de base perolada em cosméticos promove o efeito branco leitoso e perolado. Produtos cosméticos com base perolada, como shampoos e banhos de espuma apresentam um aspecto visual mais sofisticado se comparado aos transparentes. Além disso a base perolada ajuda a promover mais espuma.

Formula para fazer 10 kg de Sabonete líquido dermatológico para mãos:

  • Lauril éter sulfato de sódio – 3300 g
  • Cocoamidopropil betaína – 600 g
  • Glycereth-2 Cocoate – 180 g
  • Triclosan – 20 g
  • Base perolizante para shampoo – 200 g
  • Phenonip – 50 g
  • Essência – 30 g
  • Ácido cítrico – qs
  • Cloreto de sódio – qs
  • Água deionizada – 5620 g

Como fazer a Formula Sabonete líquido dermatológico bactericida para mãos:

  1. Adicione em um balde plástico limpo a Água Deionizada da fórmula, sob agitação lenta adicione o Lauril éter sulfato de sódio e depois o Cocoamidopropil betaína. Mexa bem até obter transparência completa após cada adição.
  2. Em outro recipiente misture o Triclosan com o Glycereth-2 Cocoate e aqueça até 55ºC – 60ºC. Misture até solubilização total e adicione esta mistura na mistura anterior sob agitação.
  3. Adicione sob agitação a Base perolizante para shampoo e misture até homogeneização
  4. Adicione o conservante Phenonip e a Essência. Agitar até a solubilização total de cada um dos componentes (a Essência geralmente precisa de 15 minutos no mínimo para atingir a solubilidade total).
  5. Verifique o pH, o pH deve ficar entre 5,5 a 6,5. Caso seja necessário, ajuste o pH com ácido cítrico diluído em Água deionizada ou com ácido láctico. Para checar o pH utilize as fitas de medir ou o aparelho pHmetro
  6. Ajuste a viscosidade (espessamento) desejada usando pequenas quantidades de Cloreto de sódio (NaCl), é aconselhável adicioná-lo diluído em Água deionizada, aos poucos e sob agitação até o espessamento do sabonete liquido.

Aguarde a espuma abaixar e depois envase em saboneteiras plásticas ou de vidro, ou em frascos plásticos, com tampa Flip Top ou Pump. 

Nomes comerciais:
Glycereth-2 Cocoate
: AETTY H&B
Cocamidopropil Betaína: Dehyton KB, Alkolan CP-30
Lauril éter sulfato de sódio: Alkopon N, Genapol LRO, Laurion N, Texapon HBN
Triclosan (Triclosano): Irgasan DP 300