Arquivo da categoria: Formulas para aliviar dores

Artigos com formulas de produtos que tem por objetivo o alívio de dores, contusões, torcicolos, etc.

Formula de Gel de Arnica com Canfora e Mentol para dores e contusões

Como fazer Gel de Arnica com Canfora e Mentol. O Gel com tintura de Arnica Montana na formula abaixo é um produto para passar na pele e depois fazer massagens, é utilizado para o alivio de dores, contusões, entorses, torcicolos, dores musculares, dores reumáticas, pancadas, etc. Promove sensação de conforto e refrescância no local onde é aplicado.

A Tintura de Arnica presente na formula do gel para contusões possui propriedades analgésica e anti-inflamatória. A Arnica é utilizada a muito tempo no alivio de dores.

O Salicilato de metila é usado em produtos de uso tópico na pele como rubefaciente em traumatismos musculares e das articulações. O Salicilato de metila auxilia também como analgésico e anti-inflamatório.

A Cânfora presente na formula do gel para contusões possui ação rubefaciente e analgésico suave.

O Mentol presente na formula do gel para dores e contusões quando aplicado sobre a pele, dilata os vasos sanguíneos causando sensação de frio seguida de analgesia. O mentol também é utilizado em produtos para massagens, como óleos de massagens, loções e cremes por suas propriedades anestésicas e anti-inflamatórias.

Também é utilizado na fabricação de gel crioterápico redutor de medidas.

O Propilenoglicol na formula do gel para contusões age como umectante e hidratante, promovendo hidratação na pele.

Gel de arnica benefícios

É utilizado para aliviar dores provenientes de contusões, entorses, torcicolos, dores musculares, dores reumáticas, pancadas, etc. Promove sensação de conforto, refresca o local onde é aplicado.

Modo de usar: Passar no local da dor 3 vezes ao dia e depois fazer massagem suave, não usar se a pele estiver irritada ou lesionada. Não usar durante a gravidez. Manter fora do alcance de crianças.

Quantidades dos componentes para fazer a formula do Gel de Arnica com Canfora e Mentol (10 kg):

Álcool etílico 96350 g
Mentol250 g
Canfora200 g
Propilenoglicol100 g
Trietanolamina50 g
Carbopol 94080 g
Salicilato de metila200 g
Tintura de Arnica300 g
Metilparabeno15 g
Solução de Corante em Água deionizadaqs (quantidade suficiente)
Água deionizada8455 g

Como fazer a Formula de Gel de Arnica com Canfora e Mentol para dores e contusões:

Fase 1) Adicionar a Água deionizada em um recipiente, polvilhar o Carbopol 940 sobre a água, manter agitação constante até desmanchar os grumos. Ou misturar e depois deixar em repouso até a umectação do Carbopol 940. Depois da umectação do Carbopol 940, agitar bem até que fique uma solução homogênea sem a presença de grumos.

Adicionar sob agitação a Tintura de Arnica e homogenizar.

Fase 2) Em um recipiente a parte adicione o Álcool etílico 96, Mentol e Canfora, misturar bem até a solubilização do Mentol e da Canfora no Álcool etílico 96.

Adicionar sob agitação constante e sempre aos poucos a Fase 2 sobre a Fase 1, sempre adicionando aos poucos para não haver formação de grumos do Mentol e da Canfora durante a adição.
Adicionar sob agitação o Salicilato de metila e homogeneizar. Depois misture em recipiente a parte o Metilparabeno no Propilenoglicol até sua solubilização, adicione a mistura obtida no produto sob agitação e misture para homogeneização.

Colorir com solução de Corante em Água deioniza, Corante de uso farmacêutico ou de uso cosmético até obter a cor desejada.

Neutralizar e espessar o Gel de Arnica adicionando aos poucos a Trietanolamina até obter pH entre 6,5 a 7,0. A quantidade de Trietanolamina é aproximada, pode ser que precise menos ou mais para obter o pH indicado.

Para checar o pH utilize as fitas de medir o pH ou o aparelho pHmetro de mesa ou portátil devidamente calibrado.

Envasar o Gel de Arnica para dores e contusões obtido na formula em potes plásticos ou em bisnagas plásticas de uso farmacêutico ou de uso cosmético.

Formula loção com Canfora e Arnica para dores musculares e contusões

Formula loção com Canfora e Arnica para dores musculares e contusões. Formula com Salicilato de metila, Timol, Tintura de benjoim e outros ativos para o alivio de dores musculares, contusões, entorses, dores reumáticas.

É uma formula liquida com ativos que aliviam as dores nos músculos, dores provenientes de pancadas, torções, etc. Os componentes são fáceis de encontrar em farmácias ou em lojas virtuais.

A Canfora esta presente em varias formulas para o tratamento de dores e contusões, com géis, linimento, pomadas, balsamos, álcool canforado, água canforada e loções para a pele. A Canfora possui ação rubefaciente, antipruriginosa, anti-séptica e analgésica suave.

O Salicilato de Metila na loção é um analgésico de uso tópico com ação analgésica e anti-inflamatória utilizado em produtos para o alívio de dores musculares, contusões, dores reumáticas, mialgia, nevralgia e torcicolo.

O Salicilato de metila esta presente em formulas de óleos de massagem, pomadas analgésicas, géis para contusões e dores musculares.

O Timol possui propriedades anti-inflamatórias. A Tintura de benjoim é um antisséptico tópico.

A Tintura de Arnica possui ação como calmante da pele e anti-inflamatória. A Tintura de Arnica é indicada para tratamento de marcas roxas na pele provocadas por pancadas, contusões, etc. Tintura de Arnica age também como analgésica e antisséptica.

Aplique a loção no local e depois friccionar ligeiramente a região, utilize 2 a 3 vezes ao dia. Não utilize a loção em feridas abertas, em crianças e durante a gravidez.

Formula para fazer 1 litro da loção com Canfora e Arnica para dores musculares e contusões:

Salicilato de metila50 g
Canfora10 g
Timol10 g
Álcool isopropílico (isopropanol)100 g
Tintura de benjoim200 g
Tintura de arnica630 g

Como fazer a Formula loção com Canfora e Arnica para dores musculares e contusões:

Em um recipiente adicione sob agitação o Álcool isopropilico (isopropanol), Timol e misture até solubilização. 

Em seguida adicionar sob agitação a Canfora, Tintura de benjoim, Salicilato de metila e misturar até homogeneização.

Acrescentar em seguida a Tintura de arnica e misturar até ficar bem homogêneo. Depois envasar a loção em frascos de vidro e tampar adequadamente para não evaporar.

Como fazer Álcool canforado

Formula para fazer álcool canforado. É um produto medicamentoso usado para tratar os sintomas de dores musculares, promove o alivio de dores provenientes de contusões, luxações, torções, dores musculares. Álcool canforado possui também ação de refrescância.

O Álcool canforado também é utilizado para aliviar a coceira (prurido) causada por picadas de insetos.

Este produto não deve ser utilizado por mulheres gravidas e por crianças menores de 2 anos.

Como usar o Álcool canforado: Passar uma quantidade na região afetada e depois friccionar, de 3 a 4 aplicações por dia.

Indicação do Álcool canforado: Tratamento de sintomas de mialgias (dor nos músculos, geralmente causada por tensão ou traumatismos) e artralgias. Também é utilizado no alivio de prurido (coceira) proveniente de picadas de insetos.

Por possuir álcool em sua formula é inflamável, manter afastado do fogo e fora do alcance de crianças. Por ser volátil, deve ser envasado em frascos de cor âmbar com tampa e batoque, evitando a evaporação do produto.

Formula para fazer 500 ml de Álcool canforado:

  • Álcool etílico 96°GL – 500 ml
  • Canfora – 50 g

Como fazer a formula do Álcool canforado:

Dissolver a Canfora em um pouco do álcool etílico, despejar em um frasco de capacidade para 500 ml. Caso a canfora seja em pastilhas, convêm quebrar ou triturar para que fique em partículas menores, facilitando assim a sua dissolução.

Depois adicionar o restante do álcool etílico e misturar até homogeneização. Tampar o frasco com batoque e tampa, evitando assim a sua evaporação. Por ser inflamável, manter longe do fogo e fora do alcance de crianças.

A Canfora pode ser comprada em farmácias, o álcool em farmácias e lojas virtuais.

Como fazer loção para massagem tipo Doutorzinho

Formula de loção tipo Doutorzinho. Como fazer loção para massagem. Fórmula de loção para massagens com Mentol e Canfora. O Salicilato de Metila na receita é um analgésico de uso tópico, possui ação analgésica e anti-inflamatória, utilizado no alívio de dores musculares, contusões, dores reumáticas, mialgia, nevralgia e torcicolo.

A Canfora na formula atua como rubofaciente e analgésico suave, no tratamento de dores reumáticas, contusões e inflamações.

O Mentol na formula quando aplicado sobre a pele, dilata os vasos sanguíneos gerando sensação de frio e depois analgesia (alívio na percepção da dor).

Mentol também entra na composição de gel crioterápico para redução de gordura e de medidas corporais.

Devemos tomar cuidados com o uso de produtos com Mentol e Cânfora em crianças menores de 7 anos.

Formula – receita para fazer 10 kg de loção para massagem tipo Doutorzinho:

  • Propilenoglicol – 500 g
  • Nipagin – 10 g
  • Água deionizada – 6980 g
  • Lanette N – 900 g
  • Vaselina liquida – 500 g
  • Nipazol – 5 g
  • BHT – 5 g
  • Mentol – 100 g
  • Canfora – 100 g
  • Eucaliptol – 200 g
  • Salicilato de metila – 700 g

Como fazer a formula – receita da loção para massagem tipo Doutorzinho:

Fase 1) Em um recipiente aqueça o Propilenoglicol, Nipagin, Água deionizada até a temperatura atingir 85°C, homogeneizar.

Fase 2) Em outro recipiente aqueça a cera Lanette N, Vaselina liquida, Nipazol, BHT até a temperatura atingir 85°C, misture para homogeneizar.

Sob agitação adicione a Fase 1 sobre a Fase 2, misture para homogeneizar.

Manter a agitação constante até a temperatura da loção abaixar para 35°C.

Depois misturar o Mentol e a Canfora, adicionar um pouco de Álcool etílico 96 suficiente apenas para dissolver o Mentol e a Canfora, em seguida adicionar na loção sob agitação.

Adicionar sob agitação o Eucaliptol e o Salicilato de metila.
Misturar até que a loção para massagem tipo Doutorzinho fique bem homogênea.

Embalar a loção indicada para massagens nos frascos plásticos ou bisnagas.