Formula de sabão geleia

Formula de sabão geleia de pinho. Como fazer produto de limpeza gelatinoso utilizado para limpar pisos, azulejos, superfícies de concreto, quintais concretados e outras superfícies.

O Ácido sulfônico presente na formula do detergente atua como tensoativo, portando dá ao produto de limpeza a ação detergente e de formação de espuma para a remoção das sujeiras de óleos, gorduras e outras sujidades.

A Trietanolamina no sabão geleia de pinho atua como agente neutralizante e alcalinizante, permitindo assim que o Ácido sulfônico seja neutralizado e o produto de limpeza fique no pH indicado.

Goma xantana é uma goma que deixa o produto gelatinoso, portanto é utilizada para espessar, suspender, emulsificar e estabilizar sistemas aquosos (a base de água), quer seja cosméticos ou produtos de limpeza.

Óleo de pinho é utilizada na formula do sabão geleia como uma fragrância natural, portanto ele vai perfumar o produto de limpeza e deixar um cheiro agradável nas superfícies onde a geleia é utilizada.

Nota: O Óleo de pinho pode ser substituído pelo de eucalipto na formulação abaixo. Esse saneante domissanitário limpa e perfuma, mas não desinfeta por não conter agente bactericida.

Saneante domissanitário tipo detergente liquido gelatinoso (na forma de gel) para limpar superfícies em geral.

Como fazer sabão geleia de pinho

  • Água – 7 litros
  • Ácido sulfônico – 1 litro
  • Trietanolamina – 500 ml
  • Óleo de pinho – 600 ml
  • Mistura de isotiazolinonas – 20 g
  • Goma xantana – 50 g
  • Renex 95 – 50 ml

Como fazer a Formula de sabão geleia de pinho:

Em um balde de plastico adicione 4 litros da água da formulação, em seguida despeje o Ácido sulfônico e misture bem para homogeneização.

Logo depois vai adicionando a Trietanolamina aos poucos e sob agitação até o produto ficar com o pH em torno de 7,0 a 7,5. Para verificar o pH utilize as fitas de medir o pH, checando sempre em seguida a cada adição da Trietanolamina.

Posteriormente adicione aos poucos e com agitação o Óleo de pinho, misturando bem para a homogeneização.

Em seguida adicione a Mistura de isotiazolinonas (conservante) e misture bem para homogeneizar.

Logo depois em um recipiente separado adicione o Renex 95 e a Goma xantana, misture bem e despeje no produto com agitação.

Misture bem logo depois para a homogeneização e o aumento da viscosidade.

Embale posteriormente o produto obtido com a Formula de sabão geleia de pinho em recipientes de plastico utilizados para produtos de limpeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile