Pular para o conteúdo

Como Fazer Creme Condicionador de cabelos

Como Fazer Creme Condicionador de cabelos. Formula para fazer condicionador de cabelos. A função do creme para condicionamento capilar é condicionar os fios, dando maciez aos fios capilares para desembaraçar e facilitar na hora de pentear os cabelos.

Na hora de utilizar o produto cosmético capilar, coloque um pouco nas mãos e aplique nas pontas, evitando passar o creme para condicionamento capilar na raiz dos cabelos. O uso do produto é importante para manter os fios bonitos e saudáveis.

A fórmula de creme condicionador de cabelos abaixo contém em sua formulação um agente antiestático, condiciona os fios e melhora o pentear. O Óleo mineral utilizado no cosmético é um agente condicionador da pele e dos cabelos.

Formula de condicionador de cabelos

O condicionador é um produto cosmético fácil de fazer, mas deve se tomar cuidado na hora do aquecimento durante a preparação, pois se a água e os componentes que devem ser aquecidos não estiverem na temperatura indicada no processo de fabricação, o produto não adquire consistência adequada e pode ficar ralo.  

Sempre checar e se for preciso fazer a correção do pH do condicionador para que fique dentro da faixa indicada, para efetuar esse processo utilize as fitas de medir o pH ou um aparelho chamado de pHmetro, as fitas de pH são bem acessíveis e o pHmetro é um aparelho utilizado em laboratórios e industrias químicas e farmacêuticas em geral que tem um preço alto.  

No entanto, o pHmetro se estiver calibrado adequadamente efetua medições mais precisas. Este é um produto cosmético para o condicionamento dos fios capilares, o Cloreto de cetil trimetil amônio na formula do cosmético possui ação emulsificante, tem caráter catiônico e age como antiestático, promovendo maciez e desembaraço nos fios capilares.

Formula para fazer condicionador de cabelos

Formulação para fazer 10 kg de creme condicionador:

  • Álcool cetoestearílico – 350 g
  • Cloreto de cetil trimetil amôneo (25%) – 400 g
  • Cocoamidopropil betaina – 100 g
  • Óleo mineral – 50 g
  • Metilparabeno – 15 g
  • Propilparabeno – 5 g
  • Essência – q.s
  • Corante – q.s
  • Ácido cítrico – q.s
  • Água deionizada – 9080 g

Como fazer a Formula para fazer condicionador de cabelos:

Aquecer primeiramente a água até a temperatura de 80°C.

Misturar em seguida e aquecer até a temperatura de 80°C o Álcool ceto-estearílico, Cloreto de cetil trimetil amônio, Cocoamidopropil betaína, Óleo mineral, Metilparabeno e Propilparabeno.

Adicionar a água aquecida a 80°C sobre a mistura anterior sob agitação, em seguida resfriar sob agitação até atingir a temperatura de cerca de 30°C.

Ao abaixar a temperatura para cerca de 30°C, adicione posteriormente a essência e agite para homogeneizar.

Em seguida adicione o corante diluído em água e agite para homogeneização.

Acerte posteriormente o pH (entre 5 a 6) com ácido cítrico diluído em água, sempre adicionando aos poucos e sob agitação até obter o pH desejado.

Agite até homogeneização, logo depois embale o creme nos frascos plásticos utilizados para cosméticos.

7 comentários em “Como Fazer Creme Condicionador de cabelos”

  1. Gostaria de saber se aquece a água + todos os materiasi com agua e apos junta mais á água quente que foi aquecida anteriormente?

    1. Esse produto é feito em duas fases, fase aquosa e oleosa.
      A fase aquosa é a Água. E a oleosa vai os demais componentes, cada fase é aquecida em recipientes separados.

      1. NATALIA LIMA DE ARAUJO

        Gostaria de saber qual a função da betaína nessa fórmula de condicionador e em qual fase ela vai ? Na fase aquosa?

        1. A betaína exerce uma pequena função de condicionamento no cabelo e, portanto, é um componente muito presente em formulações de shampoo.
          Esse produto químico vai à fase oleosa do creme.
          Há outras formulações aqui no site que não contém esse componente.

    1. Dependendo do cosmético a ser fabricado pouca coisa mudou nos componentes. No entanto, no site há algumas formulações novas com produtos químicos e especialidades químicas novas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile