Arquivo da categoria: Condicionador de cabelo

Condicionador de cabelo é um tipo de preparação cosmética, ou seja, um cosmético utilizado para condicionar os cabelos e, portanto promove condicionamento, efeito antiestético, facilidade de pentear os fios capilares, maciez ao toque e hidratação.

O condicionador de cabelo é utilizado após a lavagem dos fios capilares com o shampoo capilar. É um cosmético muito utilizado por homens e mulheres no cuidado dos cabelos e, portanto a sua principal função é condicionar e deixar os fios macios e fáceis de pentear.

Os condicionadores capilares geralmente são na forma de creme consistente, mascara capilar, ampola capilar, spray condicionante, creme de pentear ou na forma de creme rinse.

Formula Como Fazer Condicionador para Cabelo Oleoso com Extrato de Alecrim

Formula Como Fazer Condicionador para Cabelo Oleoso com Extrato de Alecrim. Como fazer creme cosmético capilar para o condicionamento de cabelo oleoso.

O creme possui em sua fórmula agente emoliente que deixa os fios capilares macios e fáceis de pentear.

A presença do Cloreto de cetil trimetil amônio no Condicionador para Cabelo Oleoso retira a ação antiestática, promovendo maciez, condicionamento dos fios capilares, desembaraço dos fios e facilidade no pentear.

O Extrato Glicólico de Alecrim pode é utilizado em preparações cosméticas para o couro cabeludo, estimulando a circulação e o crescimento capilar. O Extrato Glicólico de Alecrim possui ação anticaspa, previne a queda dos fios e confere brilho aos cabelos.

Condicionador para Cabelo Oleoso com Extrato de Alecrim

Extrato Glicólico de Alecrim pode ser incorporado em cremes, loções cremosas, loções hidroalcoólicas ou tônicas, em xampus capilares, géis, produtos para o banho, loção de limpeza e em outras preparações cosméticas.

Como fazer 10 kg de Condicionador para Cabelo Oleoso com Extrato de Alecrim

  • Álcool Cetoestearílico 20 EO – 30 gramas
  • Álcool Estearílico Propoxilado – 100 gramas
  • Cloreto de cetil trimetil amônio a 25% (Dehyquart A) – 300 gramas
  • Álcool Cetoestearílico – 300 gramas
  • Essência cosmética – 50 gramas
  • Ácido cítrico – q.s (quantidade suficiente)
  • Phenonip – 40 gramas
  • Extrato Glicólico de Alecrim – 100 gramas
  • EDTA – 10 gramas
  • Água deionizada – 9070 gramas

Como fazer a fórmula do Condicionador para Cabelo Oleoso com Extrato de Alecrim:

Aquecer em um recipiente de aço inoxidável a metade da quantidade da Água deionizada descrita na formulação até atingir a temperatura de 80°C.

Adicionar logo depois o Álcool Cetoestearílico, Álcool Cetoestearílico 20 EO e homogeneizar sob agitação lenta até a fusão dos componentes sólidos, mantendo o aquecimento em 80°C.

Logo depois adicione sob agitação o Álcool Estearílico Propoxilado, Cloreto de cetil trimetil amônio a 25% (Dehyquart A), mantendo a agitação e o aquecimento por uns 15 minutos.

Parar em seguida o aquecimento e adicione vagarosamente o restante da Água da formulação e o EDTA, mantendo a agitação constante.

Verificar posteriormente o pH e caso necessário fazer o acerto do pH adicionando solução de Ácido cítrico diluído em Água deionizada até obter pH na faixa de 4,0 a 4,5.

Quando a temperatura baixar para aproximadamente 40 °C, adicione sob agitação o conservante Phenonip, a essência cosmética e o Extrato Glicólico de Alecrim.

Misturar bem em seguida para a homogeneização do Condicionador para Cabelo Oleoso com Extrato de Alecrim.

Embale logo depois o creme cosmético em bisnagas plásticas, frascos plásticos ou em potes plásticos de uso cosmético.

Formula de Condicionador para cabelos normais com D-Pantenol

Formula de Condicionador para cabelos normais com D-Pantenol. Formulação para fazer creme condicionador de cabelos normais com pró-vitamina B5, com ótimas características de lubrificação e processamento.

A presença do Álcool Estearílico Propoxilado (Alkomol E) que atua na formulação como emoliente proporciona a emoliência adequada às necessidades dos cabelos normais.

Possui em sua fórmula o Cloreto de cetil trimetil amônio a 25% (Dehyquart A) que é um tensoativo catiônico com propriedades antiestáticas e condicionantes dos cabelos, deixando os fios capilares macios e condicionados.

O D-Pantenol é a pró-vitamina B5, atua na formulação cosmética como agente restaurador e hidratante dos fios capilares, portanto o D-Pantenol nos cabelos, age como um hidratante de
longa duração, previne danos, confere brilho, restaura e promove hidratação nos fios capilares.

Fórmula para fazer 10 kg de Condicionador para cabelos normais com D-Pantenol

  • Álcool Cetoestearílico 20 EO – 30 gramas
  • Álcool Estearílico Propoxilado – 100 gramas
  • Cloreto de cetil trimetil amônio a 25% (Dehyquart A) – 300 gramas
  • Álcool Cetoestearílico – 300 gramas
  • D-Pantenol – 50 gramas
  • Essência cosmética – 50 gramas
  • Ácido cítrico – q.s (quantidade suficiente)
  • Phenonip – 40 gramas
  • EDTA – 10 gramas
  • Água deionizada – 9120 gramas

Como fazer a Fórmula de Condicionador para cabelos normais com D-Pantenol:

Adicione primeiramente em um recipiente de aço inoxidável metade da quantidade de Água deionizada descrita na formulação cosmética.

Logo depois leve o recipiente para aquecer até que a Água fique na temperatura de 80°C.

Em seguida adicione o Álcool Cetoestearílico, Álcool Cetoestearílico 20 EO, mantendo a agitação lenta e o aquecimento na temperatura de 80°C até a fusão total dos componentes sólidos.

Adicione logo depois sob agitação o Álcool Estearílico Propoxilado, Cloreto de cetil trimetil amônio a 25% (Dehyquart A), EDTA e mantenha a agitação lenta e o aquecimento na temperatura de 80°C por 15 minutos.

Pare o aquecimento e adicione logo depois o D-Pantenol (pró-vitamina B5) e o restante da água deionizada da formulação, de modo lento e contínuo, mantendo a mistura sob agitação durante este período.

Em seguida faça o acerto do pH adicionando sob agitação, se necessário, o Ácido cítrico diluído em água até obter pH entre 4,0 a 4,5.

Quando a temperatura atingir aproximadamente 40°C, adicionar logo depois sob agitação o Phenonip conservante e a essência cosmética.

Misturar bem em seguida o Condicionador para cabelos normais com D-Pantenol para uma boa homogeneização, envasar em frascos plásticos, potes plásticos ou em bisnagas plásticas de uso cosmético.

Rotular as embalagens cheias e guardar logo depois em local adequado.

Aspecto do cosmético capilar com pró-vitamina B5 após pronto: creme consistente.

Como fazer Creme de cabelo sem enxague: Formula com Queratina

Como fazer Creme de cabelo sem enxague: Formula com Queratina. Produto de uso capilar que condiciona os fios capilares, fortalece, dá brilho, diminui a quebra e deixa os cabelos macios e sedosos.

O Metossulfato de berrenil trimônio e álcool cetoestearílico (Incroquat Behenyl TMS) é uma cera catiônica autoemulsionável muito efetiva, atua como um quaternário com ação condicionador suave para a fabricação de cosméticos para o cuidado pessoal.

Incroquat Behenyl TMS (Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Methosulfate) atua como um agente condicionante capilar, é auto espessante (promove consistência), confere facilidade no pentear dos cabelos e aumenta a suavidade do creme.

Óleo de Amêndoas doces atua como emoliente, promovendo maciez às madeixas.

A Queratina hidrolisada é uma proteína indicada para a fabricação de cosméticos para os cabelos e cosméticos para as unhas frágeis, danificadas e quebradiças. A Queratina hidrolisada no creme de cabelo melhora o brilho, facilita o pentear, diminui a quebra dos fios, deixa os fios capilares macios, sedosos e mais fortes.

Formula para fazer 6 litros de Creme de cabelo sem enxague com Queratina

  • Água deionizada – 5290 ml
  • Nipagim (Metilparabeno) – 10 gramas
  • Incroquat Behenyl TMS (Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Methosulfate) – 500 gramas
  • Óleo de Amêndoas doces – 10 ml
  • Silicone DC 1401 – 100 ml
  • Queratina hidrolisada – 60 ml
  • Essência – 30 ml
  • Corante – q.s (quantidade suficiente)

Como fazer a formula de Creme de cabelo sem enxague com Queratina

Primeiramente pese os produtos químicos sólidos e meça os produtos químicos líquidos.

Logo depois despeje em um recipiente de aço inoxidável a Água deionizada, Nipagim (Metilparabeno), Incroquat Behenyl TMS (Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Methosulfate) e leve para aquecer até a temperatura de 80°C.

Misture bem em seguida por uns 10 minutos.

Retire do fogo e inicie o resfriamento sob agitação moderada.

Em seguida adicione o Óleo de Amêndoas doces e misture até o creme de cabelo ficar frio.

Quando estiver frio adicione com agitação o Silicone DC 1401, a Queratina hidrolisada, a Essência e misture posteriormente para homogeneizar.

Logo depois adicione solução de Corante cosmético diluído em Água deionizada.

Misture logo depois até a homogeneização da preparação cosmética e embale depois em frascos plásticos, bisnagas plasticas ou potes plásticos de uso cosmético.

Rotule as embalagens plasticas e guarde posteriormente em local adequado.

Banho de creme para os cabelos: Formula com Macadâmia e D-Pantenol

Banho de creme para os cabelos: Formula com macadâmia e D-Pantenol. Como fazer banho de creme capilar com ação hidratante que evita a quebra e a formação de pontas duplas.

Benefícios do D-Pantenol nos cabelos

D-Pantenol é a pró-vitamina de ácido pantotênico (Vitamina B5) e no cabelo atua como agente condicionador, auxilia na retenção de umidade (hidratação), espessamento dos fios capilares,
evita o aparecimento de pontas duplas e facilita o pentear dos cabelos.

D-Pantenol repara os danos causados pelo uso de tinturas capilares, permanentes e
outros agentes que danificam os cabelos, D-Pantenol também promove brilho e maciez.

Ação do Cloreto de cetil trimetil amônio (Cetrimonium Chloride) nos cabelos

Cloreto de cetil trimetil amônio (Cetrimonium Chloride) é um tensoativo catiônico que melhora muito a penteabilidade (facilidade de pentear) a úmido e a seco, possui ação amaciante sobre os cabelos, promovendo maciez e acentuando o brilho dos fios capilares. Cloreto de cetil trimetil amônio (Cetrimonium Chloride) é um agente antiestático com ação condicionante (condiciona, condicionador) muito utilizado em condicionadores capilares, creme rinse, etc.

Benefícios do Óleo de macadâmia nos cabelos

O Óleo de macadâmia presente na formula do Banho de creme é hidratante e portanto promove hidratação, controla o frizz, aumenta o brilho, repara a fibra e evita a quebra dos fios, evita a formação de pontas duplas.

Óleo de macadâmia é um produto vegetal para uso em todos os tipos de cabelo, principalmente os cacheados, quimicamente tratados ou danificados. Óleo de macadâmia nutre e hidrata os fios, e dessa forma, deixa os fios capilares mais fortes e hidratados.

Formula para fazer 5 litros de Banho de creme para os cabelos: Formula com macadâmia e D-Pantenol

  • Água deionizada – 4580 ml
  • Álcool cetoestearílico 30/70 (Cetearyl Alcohol) – 250 gramas
  • Cloreto de cetil trimetil amônio (Cetrimonium Chloride) – 100 ml
  • Koralone LA – 5 ml
  • Óleo de macadâmia – 10 ml
  • D-Pantenol (Panthenol) – 25 ml
  • Essência – 30 ml
  • Corante – q.s

Como fazer o Banho de creme para os cabelos: Formula com macadâmia e D-Pantenol

Em um recipiente de aço inoxidável adicione primeiramente a Água deionizada e leve para aquecer.

Adicione logo depois o Álcool cetoestearílico 30/70, Cloreto de cetil trimetil amônio e aqueça a mistura até a temperatura de 80°C.

Misture bem e em seguida retire do aquecimento, mantendo a agitação constante até o creme cosmético abaixar a temperatura para 30°C e adquirir consistência cremosa.

Logo depois adicione sob agitação o Óleo de macadâmia, Koralone LA, D-Pantenol, Essência, misturando bem a cada adição.

Verifique o pH e caso seja necessário efetue a correção do pH adicionando solução de Ácido cítrico diluído em Água deionizada até obter pH entre 5,0 A 6,0.

Solubilize um pouco de Corante cosmético em Água deionizada e adicione aos poucos para colorir o produto cosmético.

Misture bem a preparação cosmética e depois embale em frascos plásticos, bisnagas plasticas ou em potes plásticos de uso cosmético.