Como fazer sabão liquido para roupas

Receita de sabão liquido para roupas. Como fazer sabão liquido para roupas. Fórmula para a lavagem de roupas, lava e deixa as roupas perfumadas. Contém agente de detergência e formação de espuma, e auxiliar de limpeza que aumenta o poder de remoção de sujeiras. É uma opção ao uso do sabão em pó (detergente em pó). A escolha de uma essência com boa fixação do cheiro para o sabão liquido é fundamental.

O ácido sulfônico é um tensoativo aniônico com boas propriedades de ação de detergência e formação de espuma, sendo muito empregado na fabricação de produtos de limpeza em todo o mundo. O ácido sulfônico age removendo as sujeiras e promovendo a formação de espuma.

Como fazer sabão liquido para roupas

A Amida 60 auxilia no poder de detergência e formação da espuma, além de deixar a espuma formada mais estável, demorando para se desfazer. Amida 60 é um tensoativo não iônico utilizado em produtos de limpeza, seu uso não é indicado na fabricação de cosméticos, como shampoos para cabelos e sabonetes líquidos para a limpeza corporal.

Veja outras formulas de produtos de limpeza:
Formula detergente liquido caseiro com óleo de soja usado
Como fazer detergente liquido caseiro para limpeza geral
Formula detergente caseiro para banheiro

O Tripolifosfato de sódio atua na formula como auxiliar de limpeza, agindo em sinergia com os tensoativos presentes na formula para melhorar a ação de limpeza.

O lauril éter sulfato de sódio é um espumante muito utilizado em shampoos e sabonetes líquidos, atua na formula como auxiliar de limpeza e para melhorar a ação de formação de espuma do produto de limpeza.

Formulação de detergente para roupas.

Fórmula – receita para fazer 10 litros de sabão liquido para roupas:

  1. 400 gramas de ácido sulfônico
  2. 300 gramas de dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60)
  3. 200 gramas de lauril éter sulfato de sódio
  4. 30 gramas de trietanolamina
  5. 30 gramas (+ ou –) de soda cáustica 50% (hidróxido de sódio)
  6. 50 gramas de tripolifosfato de sódio
  7. 20 gramas de Arc Iso S (mistura de isotiazolinonas)
  8. 30 gramas de brancol
  9. 30 gramas de essência
  10. Corante – q.s (quantidade suficiente)
  11. Cloreto de sódio – q.s (quantidade suficiente)
  12. Água – q.s.p (até completar 10 litros)

Como fazer a formula – receita do sabão liquido para roupas:

Em recipiente adequado adicione 5 litros de água, sob agitação adicione metade da soda,  o ácido sulfônico, a dietanolamida, o lauril éter e a trietanolamina.
Em outro recipiente adicione 2 litros de água, adicione o tripolifosfato e agite até solubilização completa do tripolifosfato, a seguir adicione na mistura anterior sob agitação.
Corrigir o pH para 6,5 a 7,5 com o restante da soda, a seguir adicione sob agitação o Arc Iso S, o brancol, a essência e o corante diluído em água.
Complete o volume para 9 litros com água e acerte a viscosidade com cloreto de sódio diluído em água, adicionando aos poucos sob agitação.
Complete o volume para 10 litros com água e agite para homogeneização do sabão liquido para roupas.

Obs.: Caso queira que não fique opaco, não adicione o brancol.Sabão para roupas

Para comprar Ácido sulfônico, Dietanolamida, Trietanolamina, Lauril éter sulfato de sódio, Hidróxido de sódio, Tripolifosfato, Essência e Corante, visite o site abaixo:

Casa do saboeiro

35 comentários em “Como fazer sabão liquido para roupas

Comentários estão fechados.