Formulas Gratis

Como fazer sabão liquido de coco

Como fazer sabão liquido de coco. Formula de sabão liquido de coco. Produto de limpeza para a lavagem de roupas, lava e deixa as roupas perfumadas. É uma opção ao uso do detergente em pó. Contém em sua receita agentes que promovem detergência, espuma e remoção de sujeiras. A escolha de uma essência de coco com boa fixação do cheiro é fundamental.

O ácido sulfônico na formula do sabão liquido (detergente lava roupas) é um tensoativo aniônico empregado em varias formulas de produtos de limpeza, principalmente em detergente, atua com ação de detergência e formação de espuma na remoção de sujeiras onde o produto é utilizado.

Formula de sabão liquido de coco

A dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60) é um tensoativo não iônico empregado em muitas formulas de produtos de limpeza, age auxiliando na detergência e promoção de espuma, além de deixar a espuma mais estável. A Amida 60 não é recomendada para a fabricação de cosméticos, para a fabricação de shampoos, banhos de espuma e sabonete liquido devemos utilizar a amida 80 ou 90.

O lauril éter sulfato de sódio na formula do sabão liquido é outro tensoativo aniônico de ampla utilização na fabricação de shampoos para cabelos, banhos de espuma e sabonetes líquidos. O lauril éter sulfato de sódio promove muita espuma e auxilia o ácido sulfônico na ação de detergência.

O Brancol é um opacificante que deixa o produto com aspecto esbranquiçado, tipo leitoso.

A trietanolamina é um alcalinizante muito utilizado na neutralização de géis corporais feitos a base de Carbopol (polímero acrílico), o seu uso na formula ajuda na correção do pH, além de deixar o produto mais estável em dias frios, ajudando a evitar separação e decantação de partículas no fundo do frasco.

Formula de sabão liquido de coco

Receita para fazer 10 litros de sabão liquido de coco para lavar roupas:

  1. 300 gramas de ácido sulfônico
  2. 300 gramas de dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60)
  3. 200 gramas de lauril éter sulfato de sódio
  4. 30 gramas de trietanolamina
  5. 30 gramas (+ ou –) de hidróxido de sódio a 50%
  6. 30 gramas de brancol
  7. 30 gramas de essência de coco
  8. 20 gramas de Arc iso s (conservante, mistura de isotiazolinonas )
  9. Cloreto de sódio – q.s
  10. Água q.s.p (ate completar os 10 litros)

Como fazer a formula de sabão liquido de coco:

Em recipiente adequado adicione 6 litros de água, adicione a seguir 15 gramas do hidróxido de sódio e agite, adicione a seguir sob agitação moderada o ácido sulfônico, a dietanolamida, o lauril éter e a trietanolamina.  

Faça a correção do pH com o restante do hidróxido de sódio, adicionando aos poucos sob agitação, o pH deve ficar entre 7 e 8.  

Em seguida adicione sob agitação o brancol, a essência e o Arc iso s.

Acerte a viscosidade, adicionando cloreto de sódio diluído em água, aos poucos sob agitação até obter viscosidade desejada (espesso, grosso).  

Complete o volume para obter 10 litros do produto de limpeza com água e agite para homogeneização do sabão liquido de coco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *