Como fazer gel fixador para cabelos

Receita de gel fixador para cabelos brilho molhado
Esta é uma formula para quem deseja fazer gel fixador para cabelos, contém um agente de fixação, o PVP K-30. A finalidade do gel fixador é manter os cabelos fixos, evitando que o penteado se desfaza. O fixador de cabelos é muito utilizado por homens, principalmente os jovens para dar aquele estilo no penteado. O gel descrito abaixo fixa, dá brilho e contém um umectante em sua formulação.
Os produtos químicos utilizados no gel são fáceis de encontrar, podendo ser adquiridos até mesmo em lojas virtuais na Internet.
Hoje em dia é grande a quantidade de jovens que utilizam o produto para estilizar o penteado, sendo um produto de uso cosmético de grande aceitação no mercado e disponível em vários lugares para a venda.

PVP K 30 é uma matéria-prima que age como formador de filme, em cosméticos é a matéria-prima principal em algumas formulas fixadoras de cabelos. Também é utilizado em produtos para pele, maquilagem para os olhos, desodorantes, batons, protetores solares, cremes dentais, etc.

Fórmula grátis, o gel contém um agente de brilho (extrato de henna) e um agente umectante (propilenoglicol) que confere aos cabelos o efeito de brilho molhado.

Fórmula para 10 quilos de gel fixador brilho molhado para penteados:

  • Polímero carboxivinilíco (Carbopol 940) – 50 g
  • Propilenoglicol – 1 kg
  • Metilparabeno – 15 g
  • Propilparabeno – 5 g
  • Polivinilpirrolidona (PVP K-30) – 100 g
  • Trietanolamina – 60 g
  • Essência Hidrossolúvel (solúvel na água) – 20 g
  • Extrato de Henna – 100 g
  • Corante – q.s
  • Água deionizada q.s.p – (até completar 10 quilos)

Como fazer a formula do gel para fixar os cabelos:

Em um recipiente adequado adicione 7 quilos de água, sob agitação adicione o polímero e agite até solubilização (até não haver grumos).
Em outro recipiente adicione o propilenoglicol, metilparabeno e propilparabeno, em seguida aqueça até solubilização dos pós e adicione na mistura anterior sob agitação.
Em outro recipiente adicione 1 quilo de água e o polivinilpirrolidona e misture bem até solubilização do polivinilpirrolidona e em seguida adicione ao produto sob agitação.
Sob agitação adicione a essência hidrossolúvel e o corante previamente diluído em água.
Adicione o extrato de henna sob agitação.
Faça a correção do pH que deve ficar entre 6,0 e 6,5 com a trietanolamina, adicione aos poucos sob agitação até atingir o pH adequado
Complete com água deionizada até atingir os 10 quilos e homogeneíze bem o gel fixador para cabelos.
Obs.: Para acelerar a secagem do gel nos cabelos pode-se adicionar até 1 quilo de álcool 96º ao produto ( nesse caso diminua a quantidade da água em 1 quilo).
Você pode aumentar ou diminuir a fixação, aumentando ou diminuindo a quantidade de polivinilpirrolidona (agente fixador).

Para comprar matéria-prima, essências e corantes para cosméticos e produtos de limpeza, visite o site abaixo:
Casa do saboeiro

24 comentários em “Como fazer gel fixador para cabelos

Comentários estão fechados.