Como fazer Gel de limpeza facial com Hidroxietilcelulose

Como fazer Gel de limpeza facial com Hidroxietilcelulose. Formula simples e fácil de fazer para limpar a pele do rosto. O Hidroxietilcelulose é utilizado como espessante e formador de gel transparente.

Em shampoos e sabonetes é utilizado como espessante em substituição ao Cloreto de sódio no espessamento destes cosméticos, obtendo assim shampoos e sabonetes sem sal.

Hidroxietilcelulose possui os nomes comerciais de Natrosol, Cellosize, etc.

O Cocoamidopropil betaína na formula do gel é um tensoativo anfótero que age como tensoativo secundário na formula, promovendo espuma e detergência para a limpeza da pele facial, atua também como agente de suavidade na formulação.

Formula para fazer gel de limpeza facial

O Propileno Glicol (Propilenoglicol) atua como agente de hidratação, deixando a pele macia e hidratada. Age também como emoliente para a pele com a vantagem de amaciar, embelezar e hidratar a pele sem deixar camadas residuais.

Lauril éter sulfato de sódio na formula do gel age como tensoativo aniônico principal, de ótima formação de espuma, promove ação de detergência para a limpeza da pele do rosto. 

Como usar o gel de limpeza facial com Hidroxietilcelulose:

Umedecer com água a pele do rosto, aplicar pequena quantidade do produto e massagear com movimentos circulares até formação de espuma. Depois promover o enxague com água.

Formula para fazer o Gel de limpeza facial com Hidroxietilcelulose:

Hidroxietilcelulose70 g
Água deionizada5720 g
Cocoamidopropil betaína150 g
Propileno Glicol100 g
Lauril éter sulfato de sódio3900 g
Nipagin (Metilparabeno)10 g
Essência50 g
Trietanolaminaq.s (quantidade suficiente)

Como fazer a formula do Gel de limpeza facial com Hidroxietilcelulose:

Adicione a Água deionizada em um recipiente e sob agitação adicione o Hidroxietilcelulose e Nipagin, leve para aquecer (60 a 70°C) até a formação de um gel espesso.

Depois de pronto, deixe esfriar até a temperatura abaixar para 40°C, em seguida adicione sob agitação o Cocoamidopropil betaína, Lauril éter sulfato de sódio e misture para homogeneizar.

Em seguida adicione sob agitação o Propileno Glicol e a Essência e misturar.

Verifique o pH que deve ficar entre 6,0 a 7,0, caso seja necessário, corrigir com a Trietanolamina adicionando aos poucos e sob agitação até o acerto do pH.

Depois envasar em frascos plásticos ou bisnagas plásticas para cosméticos.