Formula shampoo base para cabelos oleosos

Formula shampoo base para cabelo oleoso. Como fazer produto cosmético para lavar e higienizar os cabelos propensos a oleosidade, possui concentração maior de tensoativos formadores de espuma e de ação detergente para lavar e retirar a oleosidade dos fios capilares.

Possui em sua formula um sobreengordurante (amida 90) para evitar ressecamento excessivo dos fios capilares e promover espuma rica e abundante.

Este produto cosmético pode ser utilizado assim que fica pronto, porem para uma melhor ação de desengorduramento do couro cabeludo e dos cabelos ele pode ser aprimorado com extratos glicólicos indicados para cabelo oleoso, como o extrato glicólico de Hamamélis, por exemplo.

Para uma melhor ação de condicionamento dos fios e retirada da carga estática, o shampoo pode ser enriquecido com agentes de ação condicionante, como o Poliquaternium 7, por exemplo. Que é um ativo condicionador que promove ação de condicionamento e diminuição da carga estática, promovendo desembarace dos fios, maciez e facilidade de pentear os cabelos.

Formula para fazer 10 kg de shampoo base para cabelo oleoso:

  • Lauril éter sulfato de sódio – 3500 g
  • Lauril sulfato de Trietanolamina – 1000 g
  • Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 90) – 400 g
  • Phenonip – 50 g
  • Essência – 30 g
  • Água deionizada – 5020 g
  • Ácido cítrico – qs
  • Cloreto de sódio – qs
  • Corante – qs

Como fazer a formula do shampoo base para cabelo oleoso:

Adicione a Água deionizada em um recipiente, agitando com um pá vai adicionando os tensoativos Lauril éter sulfato de sódio, Lauril sulfato de Trietanolamina, Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 90) e misture até ficar homogêneo.

Adicione depois o Phenonip, Essência e misture até homogeneização.

Verifique o pH que deve ficar entre 6,0 a 7,0, se for necessário faça a correção com solução de Ácido cítrico diluído em Água deionizada até obter pH entre 6,0 a 7,0.

Adicione solução de Corante dluido em Água deionizada para colorir o cosmético capilar.

Solubilize pequenas quantidades de Cloreto de sódio (de 50 em 50 g) em um pouco de Água deionizada e vai adicionando aos poucos e com agitação até espessar o cosmético. Agite para homogeneização.

Deixe em repouso até não haver mais espuma e depois envase em frascos plásticos de uso cosmético para shampoo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.