Formula Espuma de limpeza com Ácido Salicílico

Formula para fazer Espuma de limpeza facial com Ácido Salicílico a 0,5%. Para tratamento de acne, com ácido salicílico e Stepan-Mild L3. Para evitar comedões, cravos, espinhas e regular a oleosidade da pele do rosto.

O ácido salicílico na formula age como esfoliante e seborregulador, possui ação anti-inflamatória, promove uma renovação das células da pele ao remover as células mortas e age no controle da oleosidade. O ácido salicílico promove esfoliação, ação antibacteriana e antifúngica eliminando bactérias e fungos, sua ação anti-inflamatória combate à inflamação na pele, seu efeito comedolítico irá inibir a formação de cravos, ajuda no controle da oleosidade (produção de sebo), diminui o aparecimento de espinhas.

O comedão, também chamado popularmente no Brasil de cravo, é o resultado da obstrução de um folículo piloso da pele. O efeito comedolítico do ácido salicílico ajuda a eliminar os cravos formados na pele.

Veja também:
Como fazer gel facial para pele com acne

Bio-Terge AS-40 CG-P na formula é um tensoativo aniônico utilizado na fabricação de cosméticos, com excelentes características de viscosidade e suavidade. É ideal para uso na fabricação de vários cosméticos para tratamento pessoal, pode ser utilizado em formulas de sabonetes líquidos para as mãos, shampoos para cabelos, limpadores faciais e sabonetes líquidos. Os sulfonatos de olefina alfa são usados ​​em xampus, sabonetes para as mãos, produtos de limpeza e banho para o rosto. Eles são mais estáveis ​​do que os sulfatos de álcool em uma ampla faixa de pH.

Stepan-Mild L3 na formula é um surfactante secundário multifuncional de origem natural para sabões líquidos, loções para o corpo e para o banho, produtos de limpeza facial, sabão em barras, cremes e loções para a pele e shampoos condicionadores para cabelos. O Stepan-Mild L3 é suave, livre de sulfato e não contém sal ou derivados de nitrogênio. Mantém a espuma, a viscosidade e hidratação com ativos reduzidos. Melhora a espuma, viscosidade, hidratação e solubilização de ingredientes ativos. O Stepan-Mild L3 é um construtor de viscosidade, impulsionador de espuma, emulsificante e emoliente que pode ser usado em formulações de xampus, sabonetes líquidos, banhos de espuma, limpadores facial e em creme / loção.

O Propilenoglicol age na formula como solvente, umectante e hidratante. Pelos seus efeitos umectantes e hidratantes, o Propilenoglicol deixa a pele do rosto umedecida e hidratada.

Modo de usar: Umedeça a pele do rosto, aplique a espuma de limpeza na pele do rosto e massageie até formar espuma, depois enxague com água e seque o rosto. Tratamento da acne com ácido salicílico. Ajuda a evitar espinhas.

Evitar o contato do produto cosmético com os olhos. Se ocorrer contato, enxague completamente com água.

Formula para fazer 10 kg de Espuma de limpeza com Ácido salicílico a 0,5% para evitar espinhas e cravos:

  • Água deionizada – 6870 g
  • Propileno glicol – 200 g
  • Bio-Terge AS-40 CG-P – 2600 g
  • Stepan-Mild L3 – 200 g
  • Ácido salicílico – 50 g
  • Hidróxido de sódio a 50% – qs
  • Cloreto de sódio – qs
  • Phenonip – 50 g
  • Corante – qs
  • Essência – 30 g

Como fazer a formula da espuma de limpeza com Ácido salicílico a 0,5% para evitar cravos, espinhas e comedões:

Em um recipiente adicione a Água deionizada, Propilenoglicol, Bio-Terge AS-40 CG-P e leve para aquecer com agitação até a temperatura de 50°C.

Depois adicione o Stepan-Mild L3, continuando o aquecimento até 50°C. Misture bem os componentes até ficar uma solução totalmente clara.

Adicione o Ácido salicílico com agitação, misture bem até ficar totalmente claro e dissolvido, mantendo a temperatura em torno de 45 – 50°C.

Depois pare o aquecimento e inicie o resfriamento, com agitação constante até a temperatura ficar na temperatura ambiente, sempre sob agitação constante.

Quando abaixar na temperatura ambiente, ajuste o pH adicionando aos poucos e sob agitação o Hidróxido de sódio a 50%, checando o pH com a fita de medir pH ou com o pHmetro. O pH deve ficar entre 4.3 a 4.6.

Em seguida perfume com a Essência, adicione o conservante Phenonip e solução de Corante em Água deionizada para colorir, sempre sob agitação.

Solubilize um pouco de Cloreto de sódio em um pouco de Água deionizada e vai adicionando aos poucos e com agitação até a espuma de limpeza aumentar um pouco a viscosidade (deve ficar tipo uma água fina).

Envasar em frascos plásticos com tampa formador de espuma.

Aparência do cosmético: Liquido claro
Viscosidade: Água fina

Fornecedores de produtos químicos:
Bio-Terge AS-40 CG-P e Stepan-Mild L3: Stepan, Elize Chemical.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.