Formula de shampoo base para cabelos normais

Formula de shampoo base para cabelos normais. Esta formulação é uma base para shampoo que pode ser enriquecida com outros produtos químicos de uso cosmético e extratos vegetais para cabelos, não é uma base concentrada, mas um produto cosmético pre elaborado que pode ser usado como esta ou ser aperfeiçoado com ativos que promovam maior condicionamento dos fios capilares.

Possui em sua formula dois tensoativos que promovem a formação de espuma e ação detergente que irá lavar e limpar o couro cabeludo e os fios capilares.

Possui a Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 90) em sua formula que age como sobreengordurante para evitar o ressecamento excessivo dos fios capilares, além de promover espuma e agir como estabilizante da espuma, evitando que ela se desfaça muito rápido durante o uso do produto cosmético.

Esta base pre elaborada pode ser enriquecida com extratos vegetais de plantas (os extratos glicólicos), como o extrato glicólico de Algas marinhas ou outro extrato glicólico indicado para cabelos normais.

Também pode ser enriquecida com produtos químicos cosméticos que promovam condicionamento dos fios, como o Polyquaternium 7, por exemplo. O Polyquaternium 7 é fácil de comprar em lojas virtuais, condiciona, desembaraça, promove maciez e facilita o pentear dos cabelos. Em formulas capilares de shampoo, pode ser utilizado em torno de 0,5%, caso deseje adicionar no produto cosmético abaixo, a quantidade será de 50 g de Polyquaternium 7 para os 10 kg. Como é um produto viscoso, diluir em um pouco de Água deionizada antes de adicionar no final da preparação cosmética, antes de fazer o espessamento com o Cloreto de sódio.

Formula para fazer 10 kg de base para shampoo para cabelos normais:

  • Lauril éter sulfato de sódio – 3000 g
  • Lauril sulfato de Trietanolamina – 1000 g
  • Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 90) – 400 g
  • Phenonip (conservante) – 50 g
  • Essência – 30 g
  • Água deionizada – 5520 g
  • Ácido cítrico – qs (até pH entre 6,0 a 7,0)
  • Cloreto de sódio (sal cosmético sem iodo) – de 50 a 200 g
  • Corante – qs (até cor desejada)

Como fazer a formula da base para shampoo para cabelos normais:

Em um balde de plastico adicione metade da quantidade da Água deionizada, agitando com uma pá de plastico adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Lauril sulfato de Trietanolamina, Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 90) e misture bem para homogeneizar.

Em seguida adicione o Phenonip (conservante), Essência e misture para homogeneizar.

Verifique o pH com a fita de medir ou com o auxilio do pHmetro, caso seja necessário efetue a correção adicionando aos pouco solução de Ácido cítrico em Água deionizada, checando o pH a cada adição de solução até obter pH na faixa de 6,0 a 7,0.

Adicione o restante da Água deionizada, colorir com solução de Corante em Água deionizada até obter a cor desejada.

Solubilize o Cloreto de sódio em um pouco de Água deionizada e vai adicionando aos poucos até o shampoo engrossar (Acerto de viscosidade). Misture depois até homogeneização.

Deixe o balde plastico tampado e em repouso até que não haja espuma. Depois envase em frascos plásticos de uso cosmético com tampa de rosca ou tipo flip top.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.