Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Formula creme com silicone e lanolina

Formula creme com silicone e lanolina etoxilada. Este produto de uso cosmético possui boa quantidade de ativos oleosos que promovem maciez e emoliência. Também possui ativos com propriedades hidratantes, o que deixa a pele macia e hidratada.

O Silicone 200/350 promove toque suave e lubrificante na pele, em formulas de cosméticos, como loções para mãos e para o corpo, tratamentos para a pele e cremes faciais. Proporciona ao cosmético sensação de maciez, é emoliente e não-oclusivo, reduz a sensação pegajosa na pele.

Solan 50 é uma lanolina etoxilada com propriedades emoliente e hidratante, pode ser incorporada com segurança em sabonetes, produtos para os cabelos, cremes antiperspirantes, loções ou qualquer outro produto de uso cosmético ou farmacêutico. A Lanolina etoxilada 50% promove maciez e hidratação corporal.

O Óleo mineral é emoliente, se a pele é seca, ressecada ou áspera, este produto colabora para que ela fique macia e hidratada. Se a pele tiver sido muito exposta ao sol, o óleo mineral ajuda a acalmá-la. Este produto deixa a pele macia ao toque.

O Novol (Álcool oleílico) é um produto químico de uso cosmético com ação emoliente, utilizado em formulações de cremes e loções cosméticas, é um agente sobrengordurante para a fabricação de batons e produtos de maquilagem.

O Propileno Glicol age como umectante e hidratante na pele do corpo, deixando a pele umectada e hidratada.

Veja outras formulas grátis de cosméticos:
Formula de sabonete liquido com óleo – Shower de banho
Formula de Shampoo Vegano
Formula para fazer gel lubrificante para uso feminino

O Polawax é uma cera auto-emulsionante (auto-emulsionável) utilizada na fabricação de cremes e loções cremosas para o corpo. Polawax é um emulsificante não iônico, de uso cosmético e farmacêutico. Produz emulsões estáveis em larga faixa de pH.

Nipagin e Nipazol são ativos com propriedades conservantes / preservantes utilizados em formulações cosméticas e farmacêuticas.

Formula para fazer 10 kg de creme com silicone e lanolina:

  • Polawax – 1000 g
  • Solan 50 (Lanolina etoxilada 50%) – 500 g
  • Novol (Álcool oleílico) – 400 g
  • Óleo mineral – 1500 g
  • Silicone 200/350 – 500 g
  • Metilparabeno (Nipagin) – 15 g
  • Propilparabeno (Nipazol) – 5 g
  • Propileno glicol – 800 g
  • Água deionizada – 5250 g
  • Essência – 30 g

Como fazer a formula do creme com silicone e lanolina para a pele:

Fase A) Em um recipiente de aço inoxidavel adicione o Polawax, Solan 50 (Lanolina etoxilada 50%), Novol, Óleo mineral, Silicone 200/350, Metilparabeno (Nipagin), Propilparabeno (Nipazol) e aqueça até 75°C, misturando até solubilização dos componentes químicos sólidos.

Fase B) Em outro recipiente adicione a Água deionizada, Propileno glicol e aqueça até 75°C.

Depois adicionar a Fase B sobre a Fase A, vagarosamente com agitação.

Manter a agitação constante e o aquecimento a 75°C por 10 minutos.

Iniciar depois o resfriamento sob agitação.

Quando a mistura abaixar a temperatura para 30°C, adicionar a Essência e misturar bem para homogeneização.

Envasar depois o cosmético em potes plásticos ou de vidro.

  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.