Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Formula de Shampoo totalmente natural

Formula de Shampoo totalmente natural. Como fazer xampu natural com tensoativos suaves provenientes de fontes naturais e biodegradáveis.

O EcoSense 919 (Coco-Glucoside) na formula do shampoo é um Surfactante de origem vegetal e biodegradável, de alta suavidade à pele e aos cabelos. Reduz o potencial de irritação da pele e melhora a formação de espuma. O surfactante EcoSense 919 – coco glicosídeo (Alquil poliglucosídeo, C8-C16) é um surfactante proveniente de fontes naturais e biodegradáveis.

O Cocoamidopropil betaína é um anfotérico (tensoativo anfótero) suave usado como surfactante secundário, intensificador de espuma e construtor de viscosidade em muitas aplicações de cuidados pessoais, bem como em aplicações espumantes especiais, limpeza de superfícies duras e cuidados com veículos (formulações de limpeza automotivas). Cocoamidopropil betaína promove leve condicionamento aos fios de cabelos e promove suavidade para a formulação onde o produto é utilizado.

A Goma Xantana na formula do shampoo possui a capacidade de formar soluções viscosas e géis hidrossolúveis. Goma Xantana é utilizada como espessante e estabilizante em muitos produtos em vários segmentos industriais, entre eles, indústria de alimentos, indústria de fármacos, indústria de cosméticos, produtos químicos e petroquímicos.

O Benzoato de sódio e o Fenoxietanol (Phenoxietanol) atuam na formula do xampu como conservantes.

Formula para fazer 10 kg de Shampoo totalmente natural:

  • Água deionizada – 5795 g
  • Goma Xantana – 100 g
  • EcoSense 919 (Coco-Glucoside) – 2900 g
  • Cocoamidopropil betaína – 1100 g
  • Benzoato de sódio – 55 g
  • Phenoxietanol – 50 g

Como fazer a Formula do Shampoo totalmente natural:

Adicione a Água deionizada em um recipiente, sob agitação polvilhe a Goma Xantana, manter agitação até dispersar a Goma Xantana totalmente na água.

Sob agitação adicione o EcoSense 919 (Coco-Glucoside) e depois o Cocoamidopropil betaína, misturando para homogeneização. Sob agitação adicione o benzoato de sódio e o fenoxietanol, mexa até ficarem bem dissolvidos os conservantes no produto.

Verifique o pH com a fita de medir ou com o pHmetro portátil ou de mesa devidamente calibrado, o pH do cosmético deve ficar entre 5,0 a 5,5.

A viscosidade (espessamento – grossura) do cosmético fica entre 1300 a 3000 (cPs), analisando com o viscosímetro tipo Brookfield.

Fornecedores de produtos químicos:
EcoSense 919 (Coco-Glucoside): Dow Química, Aqia Química Industrial
Phenoxietanol: Dow Química, Aqia Química Industrial, Alianza Magistral

  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.