Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Formula shampoo com extrato de Nogueira para realçar cabelos escuros

Formula de shampoo com extrato glicólico de Nogueira para realçar cabelos escuros (pretos). O extrato glicólico de Nogueira possui ação antifúngica, levemente antisséptica, adstringente e cicatrizante. Extrato glicólico de Nogueira é indicado como auxiliar no tratamento da caspa e seborreia, anti-queda capilar, e ajuda a realçar os cabelos escuros (pretos). É utilizado em cosméticos, como tintura para escurecer cabelos brancos e como auxiliar na foto-proteção.

O Poliquaternium 7 na formula é um copolímero de cloreto de dialildimetilamônio e acrilamida. Poliquaternium 7 é muito utilizado na indústria de cosméticos, altamente efetivo em formulas de cosméticos para o cuidado da pele e cabelo. Em xampus age como estabilizador da espuma, agente antiestético (promove maciez), desembaraçante (facilita o pentear) e promove condicionamento aos fios capilares.

O Lauril éter sulfato de sódio na formula promove a formação de bastante espuma e limpa os cabelos. O Cocoamidopropil betaína também promove formação de espuma e ação de detergência, por ser um tensoativo anfótero, promove suavidade ao produto na pele, além de ajudar no condicionamento dos fios capilares.

Veja outras formulações de cosméticos:
Como fazer shampoo suave para bebê
Como fazer Sabonete líquido dermatológico bactericida

A Amida 90 na formula ajuda na formação e estabilização da espuma, age também como sobreengordurante para a pele e cabelos. A base perolizante (base perola) para shampoo ajuda na formação de espuma e promove o efeito perolado ao cosmético, esse brilho perola (perolado) proporciona um efeito visual bonito para o xampu, dando um aspecto visual sofisticado e promovendo valor ao produto cosmético formulado.

Formula para fazer o shampoo para cabelos com extrato glicólico de Nogueira:

  • Lauril éter sulfato de sódio – 2300 g
  • Cocoamidopropil betaina – 500 g
  • Amida 90 – 300 g
  • Base perolizante – 300 g
  • Poliquaternium 7 – 50 g
  • Extrato glicólico de Nogueira – 300 g
  • Cloreto de sódio – qs
  • Essência – 30 g
  • Corante – qs
  • Ácido cítrico – qs
  • Koralone LA (conservante) – 10 g
  • EDTA dissódico – 10 g
  • Água deionizada – 6200 g

Como fazer a formula do shampoo para cabelos com extrato glicólico de Nogueira:

Em um balde reforçado adicione 5000 g (5 litros) da Água deionizada, sob agitação moderada acrescente o Lauril éter sulfato de sódio, Amida 90, Cocoamidopropil betaína e misture até homogeneização.

Acrescente depois a Base perolizante e misture para homogeneizar.

Diluir em recipiente separado o Poliquaternium 7 em 100 ml da Água deionizada, em seguida adicione ao produto e misture até homogeneização.

Em seguida acrescente sob agitação o Extrato glicólico de Nogueira, Essência, Koralone LA e homogeneíze.

Diluir em um recipiente o EDTA dissódico em 100 ml da Água da formulação, depois adicionar ao produto e misturar.

Verificar o pH que deve ficar entre 6,0 a 7,0. Se for necessário, faça a correção com solução de Ácido cítrico diluído em Água até obter pH entre 6,0 a 7,0.

Adicionar o restante da Água deionizada e colorir com solução de Corante diluído em Água.

Solubilizar um pouco de Cloreto de sódio em Água deionizada e ir acrescentando aos poucos e com agitação até o espessamento do xampu (acerto da viscosidade).

Aguarde a espuma formada durante a agitação abaixar e depois envase em frascos plásticos com tampa de rosca ou flip top.

  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.