Pular para o conteúdo

Como fazer shampoo com extrato de Nogueira

Como fazer shampoo com extrato de Nogueira para realçar os cabelos escuros (pretos). Formula de xampu para escurecer os fios capilares. O extrato glicólico de Nogueira possui ação antifúngica, levemente antisséptica, adstringente e cicatrizante.

Extrato glicólico de Nogueira é indicado como auxiliar no tratamento da caspa e seborreia, anti-queda capilar, e ajuda a realçar os cabelos escuros (pretos). É utilizado em cosméticos, como tintura para escurecer cabelos brancos e como auxiliar na foto-proteção.

O Poliquaternium 7 (Polyquaternium-7) na fórmula do shampoo com extrato de Nogueira é um copolímero de cloreto de dialildimetilamônio e acrilamida. Poliquaternium 7 é muito utilizado na indústria de cosméticos, altamente efetivo em fórmulas de cosméticos para o cuidado da pele e cabelo. Em xampus age como estabilizador da espuma, agente antiestético (promove maciez), desembaraçante (facilita o pentear) e promove condicionamento aos fios capilares.

Como fazer shampoo com extrato de Nogueira para escurecer os cabelos

O Lauril éter sulfato de sódio na fórmula promove a formação de bastante espuma e limpa os cabelos. O Cocoamidopropil betaína também promove formação de espuma e ação de detergência, por ser um tensoativo anfótero, promove suavidade ao produto na pele, além de ajudar no condicionamento dos fios capilares. Ele também é utilizado em shampoos suaves e para bebê.

A Amida 90 na fórmula do shampoo com extrato de Nogueira ajuda na formação e estabilização da espuma, age também como sobreengordurante para a pele e cabelos, sendo muito utilizada em shampoos e sabonetes líquidos. A base perolizante (base perola) para shampoo ajuda na formação de espuma e promove o efeito perolado ao cosmético, esse brilho perola (perolado) proporciona um efeito visual bonito para o xampu, dando um aspecto visual sofisticado e promovendo valor ao produto cosmético formulado.

Como fazer o shampoo com extrato de Nogueira

Lauril éter sulfato de sódio2300 g
Cocoamidopropil betaína500 g
Amida 90300 g
Base perolizante300 g
Poliquaternium 750 g
Extrato glicólico de Nogueira300 g
Cloreto de sódioq.s
Essência30 g
Coranteq.s
Ácido cítricoq.s
Koralone LA (conservante)10 g
EDTA dissódico10 g
Água deionizada6200 g

Como fazer a fórmula de shampoo com extrato de Nogueira para realçar cabelos escuros:

Em um balde reforçado adicione 5000 g (5 litros) da Água deionizada, sob agitação moderada acrescente o Lauril éter sulfato de sódio, Amida 90, Cocoamidopropil betaína e misture até homogeneização.

Acrescente depois a Base perolizante e misture para homogeneizar.

Diluir em recipiente separado o Poliquaternium 7 em 100 ml da Água deionizada, em seguida adicione ao produto e misture até homogeneização.

Em seguida acrescente sob agitação o Extrato glicólico de Nogueira, Essência, Koralone LA e homogeneíze.

Diluir em um recipiente o EDTA dissódico em 100 ml da Água da formulação, depois adicionar ao produto e misturar.

Verificar o pH que deve ficar entre 6,0 a 7,0. Se for necessário, faça a correção com solução de Ácido cítrico diluído em Água até obter pH entre 6,0 a 7,0.

Adicionar o restante da Água deionizada e colorir com solução de Corante diluído em Água.

Solubilizar um pouco de Cloreto de sódio em Água deionizada e ir acrescentando aos poucos e com agitação até o espessamento do xampu (acerto da viscosidade).

Aguarde a espuma formada durante a agitação do shampoo com extrato de Nogueira abaixar e depois envase em frascos plásticos com tampa de rosca ou flip top.

2 comentários em “Como fazer shampoo com extrato de Nogueira”

    1. Ele é indicado como auxiliar para o tratamento da caspa e da seborreia, queda de cabelo e para escurecer cabelos brancos.
      Pode ser usado em cremes, loções, shampoos, condicionadores de cabelo, etc. No entanto, não é aconselhável o uso do extrato puro nos cabelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *