Pular para o conteúdo

Como fazer shampoo suave para bebê

Como fazer shampoo suave para bebê – Formula de Xampu para cabelos de crianças. Xampu muito suave para a pele e o cabelo de crianças, feito no processo à temperatura ambiente, sem aquecimento. Xampu para cabelos de baixa irritação. Aparência transparente.

Os cabelos delicados do bebê e de crianças pequenas necessitam de cuidados especiais na hora de tomar banho. Esta formula de shampoo suave para bebê foi elaborada para limpar suavemente o cabelo e o couro cabeludo delicado de crianças.

Como fazer shampoo para bebe e crianças

Cocoanfodiacetato de sódio (Disodium Cocoamphodiacetate) na fórmula deste shampoo suave para bebê possui caráter anfotérico. Co-surfactante muito suave. Diminui o nível de irritação dos surfactantes aniônicos na pele, melhorando o volume e a qualidade da espuma. Cocoanfodiacetato de sódio (Disodium Cocoamphodiacetate) é utilizado em fórmulas de sabonete líquido, shampoo suave, produtos infantis e espumas de limpeza. Co-detergente doador de viscosidade, estabilizante da espuma, tensoativo de baixa irritabilidade.

PEG-7 Glyceryl Cocoate (Éster de ácido graxo com poliol) na fórmula possui caráter não-iônico. Emoliente para a pele e cabelo. Fornece brilho e maciez ao cabelo. Emoliente hidrossolúvel, reforçador da camada lipídica. Possui ação reengordurante, doando suavidade à fórmula. Boa compatibilidade dérmica.

Utilizado na fabricação de sabonetes líquidos, shampoos, shower géis, tônicos. Em shampoos o PEG-7 Glyceryl Cocoate confere brilho, volume e toque agradável aos cabelos. Melhora também a performance de preparações cosméticas para o banho e higiene, como sabonetes líquidos, géis para banho, banhos de espuma e produtos para higiene infantil, onde o excessivo desengraxe da pele deve ser evitado, para que a pele não fique áspera.

O Lauril éter sulfato de sódio na fórmula é um tensoativo aniônico que promove bastante espuma e ação detergente. O Cocoamidpropil betaína age como tensoativo secundário, promovendo formação de espuma e dando suavidade para a formulação. Em shampoos o Cocoamidpropil betaína melhora as características quando associado a tensoativos aniônicos, como espuma, viscosidade, penteabilidade (facilidade de pentear os cabelos), suavidade, baixa irritabilidade e condicionamento.

Como fazer o shampoo suave para bebê

  • Lauril éter sulfato de sódio (a 26 – 28%) – 2000 g
  • Cocoanfodiacetato de sódio (a 38 – 40%) – 800 g
  • Cocoamidpropil betaína – 500 g
  • PEG-7 Glyceryl Cocoate – 50 g
  • Corante – qs
  • Phenonip – 50 g
  • Essência – 20 g
  • Acido citrico – qs
  • Cloreto de sódio – qs
  • Água deionizada – 6580 g

Como fazer a fórmula de shampoo suave para bebê:

  1. Adicione a Água Deionizada em um balde reforçado, sob agitação lenta adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Cocoanfodiacetato de sódio, Cocoamidpropil betaína, PEG-7 Glyceryl Cocoate, mexendo bem após cada adição.
  2. Sob agitação adicione o Phenonip (Preservativo / conservante), Essência (Fragrância) e misture bem para homogeneização.
  3. Colorir com solução de Corante diluído em água deionizada.
  4. Verifique o pH com a fita de medir ou com o pH-metro. Ajustar o pH se necessário (recomenda-se a utilização de ácido cítrico diluído em Água deionizada ou ácido láctico para diminuir o pH, ou o Hidróxido de sódio diluído se for necessário aumentar o pH). O pH do produto deve ficar entre 6,0 a 7,0.
  5. Ajuste a viscosidade final usando cloreto de sódio diluído em Água deionizada, adicionando aos poucos com agitação até o acerto da viscosidade (espessamento).

A viscosidade com o viscosímetro BROOKFIELD (20ºC, cPs) pode ficar entre 1500 a 2000 cPs aproximadamente.

A viscosidade sem o uso de viscosímetros pode ser feita adicionando o Cloreto de sódio até que fique espesso.

Depois envasar o shampoo suave para bebê em frascos plásticos de uso cosmético com tampas de rosca ou tipo flip top.

Nomes comerciais:
Lauril éter sulfato de sódio:
Alkopon N, Laurion N, Genapol LRO, Texapon HBN
Cocoanfodiacetato de sódio (Disodium Cocoamphodiacetate): Miranol C2M
Cocoamidpropil betaína: Dehyton KB, Alkolan CP-30
PEG-7 Glyceryl Cocoate: AETTY HE, Cetiol HE, Glicerox HE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *