Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Formula de Gel de Arnica com Canfora e Mentol para dores e contusões

O Gel com tintura de Arnica Montana na formula abaixo é um produto para passar na pele e depois fazer massagens, é utilizado para o alivio de dores, contusões, entorses, torcicolos, dores musculares, dores reumáticas, pancadas, etc. Promove sensação de conforto e refrescância no local onde é aplicado.

A Tintura de Arnica presente na formula do gel para contusões possui propriedades analgésica e anti-inflamatória. A Arnica é utilizada a muito tempo no alivio de dores.
O Salicilato de metila é usado em produtos de uso tópico na pele como rubefaciente em traumatismos musculares e das articulações. O Salicilato de metila auxilia também como analgésico e anti-inflamatório.

A Cânfora presente na formula do gel para contusões possui ação rubefaciente e analgésico suave.

Veja outras formulas com Arnica:
Como fazer gel de Arnica
Formula para fazer loção com Canfora e Arnica para dores musculares e contusões

O Mentol presente na formula do gel para dores e contusões quando aplicado sobre a pele, dilata os vasos sanguíneos causando sensação de frio seguida de analgesia. O mentol também é utilizado em produtos para massagens por suas propriedades anestésicas e anti-inflamatórias.

O Propilenoglicol na formula do gel para contusões age como umectante e hidratante, promovendo hidratação na pele.

Modo de usar: Passar no local da dor 3 vezes ao dia e depois fazer massagem suave, não usar se a pele estiver irritada ou lesionada. Não usar durante a gravidez. Manter fora do alcance de crianças.

Quantidades dos componentes para fazer a formula do Gel de Arnica com Canfora e Mentol (10 kg):

  • Álcool etílico 96 – 350 g
  • Mentol – 250 g
  • Canfora – 200 g
  • Propilenoglicol – 100 g
  • Trietanolamina – 50 g
  • Carbopol 940 – 80 g
  • Salicilato de metila – 200 g
  • Tintura de Arnica – 300 g
  • Metilparabeno – 15 g
  • Solução de Corante em Água deionizada – qs (quantidade suficiente)
  • Água deionizada – 8455 g

Como fazer a formula do Gel de Arnica com Canfora e Mentol:

Fase 1) Adicionar a Água deionizada em um recipiente, polvilhar o Carbopol 940 sobre a água, manter agitação constante até desmanchar os grumos. Ou misturar e depois deixar em repouso até a umectação do Carbopol 940. Depois da umectação do Carbopol 940, agitar bem até que fique uma solução homogênea sem a presença de grumos.

Adicionar sob agitação a Tintura de Arnica e homogenizar.

Fase 2) Em um recipiente a parte adicione o Álcool etílico 96, Mentol e Canfora, misturar bem até a solubilização do Mentol e da Canfora no Álcool etílico 96.

Adicionar sob agitação constante e sempre aos poucos a Fase 2 sobre a Fase 1, sempre adicionando aos poucos para não haver formação de grumos do Mentol e da Canfora durante a adição.
Adicionar sob agitação o Salicilato de metila e homogeneizar. Depois misture em recipiente a parte o Metilparabeno no Propilenoglicol até sua solubilização, adicione a mistura obtida no produto sob agitação e misture para homogeneização.

Colorir com solução de Corante em Água deioniza, Corante de uso farmacêutico ou de uso cosmético até obter a cor desejada.

Neutralizar e espessar o Gel de Arnica adicionando aos poucos a Trietanolamina até obter pH entre 6,5 a 7,0. A quantidade de Trietanolamina é aproximada, pode ser que precise menos ou mais para obter o pH indicado.

Para checar o pH utilize as fitas de medir o pH ou o aparelho pHmetro de mesa ou portátil devidamente calibrado.

Envasar o Gel de Arnica para dores e contusões obtido na formula em potes plásticos ou em bisnagas plásticas de uso farmacêutico ou de uso cosmético.

  • José Marcos
  • Depois de trabalhar com produtos químicos por vários anos, criei esse espaço para divulgar formulações cosméticas, automotivas e domissanitárias, procurando ajudar quem deseja ingressar nesses segmentos industriais, disponibilizando material gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.