Pular para o conteúdo

Como fazer shampoo para cachorro

Como fazer shampoo para cachorro. Fórmula de xampu para a limpeza de pelos de cães. Este produto cosmético de uso veterinário é utilizado para dar banhos em cães, possui tensoativos que promovem ação detergente e de formação de espuma, possibilitando a limpeza dos pelos do seu animal de estimação.

O Lauril éter sulfato de sódio no shampoo para cachorro é um dos tensoativos mais utilizados na fabricação de shampoos para cabelos e sabonetes líquidos para uso humano. Na fórmula abaixo ele promove grande formação de espuma e ação detergente, limpando os pelos do seu animalzinho de estimação.

Como fazer shampoo para cachorro

Lauril sulfato de amônio na fórmula do shampoo para cachorro também possui ação de detergência e formação de espuma, auxiliando ainda mais na remoção de sujeiras nos pelos. Lauril sulfato de amônio é empregado na fabricação de fórmulas de shampoos suaves, medicinais e com ação condicionadora dos cabelos, sabonetes líquidos, sabonetes cremosos e outras formulações cosméticas e farmacêuticas. Possui ótimo poder de formação de espuma.

A Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida90) no shampoo para cachorro é muito utilizada em fórmulas de cosméticos para cabelos e sabonetes líquidos e cremosos, Amida 90 é protetor da queratina, espessante, sobreengordurante e estabilizador da espuma.

Amida 90 também é utilizada na fabricação de banhos de espuma, gel para banho, cremes para barbear e em outras preparações cosméticas e farmacêuticas. Amida 90 também é solubilizante de óleos essenciais e óleos naturais.

O produto de uso veterinário para cachorro possui Glicerina na fórmula, que é um agente umectante e hidratante, o produto limpa os pelos evitando ressecamentos.

Modo de usar o xampu para cães: molhar bem o pelo do animal, aplicar o shampoo para cachorro em quantidade suficiente, fazer fricção manual até formar espuma e massagear bem. Depois enxaguar o pelo com água. Evitar o contato do produto com os olhos do animal.

Como fazer o shampoo para cachorro

  • Lauril éter sulfato de sódio (Liquido a 26 – 28%) – 3000 g
  • Lauril sulfato de amônio – 1500 g
  • Amida 90 – 200 g
  • Glicerina – 300 g
  • Mistura de isotiazolinonas (conservante) – 20 g
  • Ácido cítrico – qs
  • Essência – 30 g
  • Corante – qs
  • Cloreto de sódio – qs
  • Água deionizada – 4950 g

Como fazer a fórmula de shampoo para cachorro:

  1. Em um balde de plástico reforçado adicione a Água deionizada, depois adicione sob agitação lenta o Lauril éter sulfato de sódio, Lauril sulfato de amônio, Amida 90 e misture bem para homogeneização.
  2. Verifique o pH que deve ficar entre 6,0 a 7,0. Caso seja necessário, faça a correção com Ácido cítrico diluído em Água deionizada, adicionando aos poucos e checando com a fita de medir ou com o pH-metro até obter pH entre 6,0 a 7,0.
  3. Adicione sob agitação a Mistura de isotiazolinonas (conservante), Glicerina, Essência e misture para homogeneizar.
  4. Colorir com solução de Corante diluído em Água deionizada até a cor desejada.
  5. Solubilizar um pouco de Cloreto de sódio em Água deionizada e ir adicionando aos poucos e sob agitação até o espessamento (acerto da viscosidade) do shampoo para cachorro.

Aguarde a espuma formada durante a agitação abaixar e depois envase o produto em frascos plásticos.

Nomes comerciais:
Lauril éter sulfato de sódio: Texapon HBN, Alkopon N, Laurion N, Genapol LRO
Lauril sulfato de amônio: Texapon NH, Fongrapol LSA, Standapol A
Amida 90: Comperlan KD, Fongramid CI, Alkolan PK 2H

2 comentários em “Como fazer shampoo para cachorro”

    1. Esse produto antes era fácil de comprar, mas hoje ficou difícil encontrar um fornecedor.
      Substitua a quantidade dele na formula pela mesma quantidade em Lauril éter sulfato de sódio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *