Pular para o conteúdo

Tudo sobre escova progressiva

Tudo sobre escova progressiva nos cabelos. Os procedimentos químicos são frequentemente buscados principalmente pelo público feminino que deseja oferecer uma estética diferente às madeixas. Há uma série de possibilidades para atender a cada gosto pessoal e uma das mais buscadas atualmente é a escova progressiva.

A popularização da escova progressiva para alisar cabelos a torna atrativa para que muitas mulheres apostem nesse método de alisamento, reduzindo os volume das madeixas e minimizando o frizz.

Como é feita a escova progressiva nos cabelos?

Composição da escova progressiva

Normalmente as escovas progressivas para alisar cabelos realizadas em salões de beleza possuem pelo menos uma pequena porcentagem de Formol, girando em torno de 0,2% por conta das restrições da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Porém alguns métodos encontraram uma forma de oferecer os mesmos resultados sem essa composição, o que pode ser menos prejudicial à saúde. O Formol é um produto perigoso para a saúde, muitas pessoas utilizam o Formol em formulas cosméticas para alisar os cabelos, porem é um produto químico tóxico e pode provocar danos à saúde, como intoxicação e até câncer. A Anvisa proibiu o seu uso em formulas de produtos de limpeza. Seu uso em baixas concentrações é permitido em cosméticos para endurecer as unhas.

O Formol pode causar alguns danos dependendo da concentração de sua aplicação e até mesmo do manuseio da substância, como queimaduras, descamação do couro cabeludo, queda dos fios, ardência nos olhos, falta de ar, enxaquecas, enjoos, vômitos e até mesmo desmaio. Assim é necessário buscar um local de qualidade e confiança, além de optar por fórmulas com menores quantidades ou sem Formol.

Como é feita a escova progressiva?

O primeiro passo da escova progressiva para alisar cabelos é a higienização dos fios capilares com um shampoo anti-resíduos, retirando qualquer tipo de química que o cabelo já possua para não interferir nos resultados obtidos pelo alisamento.

Com o cabelo seco, o produto da escova progressiva é aplicado, realizando novamente sua secagem com uma escova e posteriormente passando a chapinha. Alguns profissionais podem passar dois tipos de chapinha, uma mais fina, pegando mechas menores, e posteriormente outra de maior largura, fixando bem o produto.

O enxágue é feito logo depois, aplicando um creme de tratamento para reduzir as agressões aos fios e obter um resultado extraordinário.

Quanto tempo dura uma escova progressiva?

Normalmente os efeitos de alisamento podem durar de três até cinco meses, variando conforme a rotina de lavagem dos cabelos, pois a cada enxágue, o produto sairá, ou até mesmo com o crescimento dos cabelos, pois a raiz começará a transparecer o cabelo natural.

Cuidados após o procedimento

Devem ser tomados alguns cuidados após a realização da escova progressiva, evitando utilizar shampoos anti-resíduos para não retirar o efeito das substâncias aplicadas nas madeixas dos fios capilares, reduzindo seus resultados, além de realizar hidratação de maneira mais frequente por ter passado por um processo químico e necessitar de tratamentos para não acarretar no ressecamento ou elasticidade das mechas.

O creme condicionador de cabelos deve ser utilizado em maior quantidade para minimizar fios quebradiços, fechando bem as cutículas após as lavagens.

Para mulheres loiras que realizam descoloração frequente, deve-se espaçá-las para que o processo não seja feito pouco depois à escova progressiva, com maiores intervalos, pois isso poderá acarretar em cabelos danificados demasiadamente, podendo até gerar quebra química pelo excesso de substâncias.

Dormir com os cabelos úmidos também deve ser evitado, pois pode mudar a estrutura dos fios capilares e não gerar o efeito liso da escova progressiva.

Há contraindicações para fazer o alisamento?

Mulheres com cabelos sensíveis ou oleosos não devem apostar na escova progressiva por causar sensibilidade ao couro cabeludo e estimular ainda mais a oleosidade. Em caso de cabelos muito crespos, a escova progressiva também não é muito indicada por não fornecer resultados tão eficazes para o alisamento.

Gestantes são contraindicadas para a realização do processo por conter química em sua formulação, podendo afetar a saúde dela e da criança.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *