Pular para o conteúdo

Ordem correta e uso de produtos para cabelos

Ordem correta e uso de produtos para cabelos passo a passo. Lavar os cabelos pode parecer algo simples e cotidiano, porém poucas pessoas sabem exatamente qual a ordem os produtos cosméticos devem ser aplicados nas madeixas e qual sua finalidade.

Há uma ordem específica de aplicação de produtos para obter o melhor resultado possível de hidratação, brilho e maciez.

Normalmente a aposta é no básico: shampoo e condicionador, porém há muitos outros produtos que podem entrar em sua rotina para o cuidado com os cabelos.

Principalmente para as mulheres que costumam realizar muitos processos químicos, é necessário um reforço a mais para conseguir fios mais vivos e menos quebradiços.

O mesmo serve para aquelas mulheres que tem cabelos muito finos e sem vida, realizando um tratamento completo na higienização.

O uso dos produtos pode variar de acordo com o tipo de cabelo. Para mulheres loiras, por exemplo, uma combinação de shampoo, máscara, ampola e condicionador pode ser ideal, enquanto para pessoas com tratamento químico, pode-se usar shampoo, máscara, ampola, condicionador e desfrizante.

Outra opção para mulheres com cabelos muito danificados é o uso de shampoo, máscara, ampola, condicionador e finalizador termoativado, além de um creme para pentear se necessário.

Abaixo segue dicas passo a passo de como usar os cosméticos capilares.

Ordem correta de usar cosméticos para os cabelos

Ordem correta e uso de produtos para cabelos

Veja abaixo o uso correto dos cosméticos capilares.

1. Shampoo para cabelos

O primeiro passo é a aplicação do shampoo. o produto servirá para realizar a limpeza dos fios, pois a função dele é abrir as cutículas, penetrando nas madeixas e realizando a higienização.

Quando os cabelos estão sujos, eles não conseguem absorver qualquer tipo de produto ou tratamento aplicado, assim é essencial o uso do shampoo primeiramente.

As formulas de shampoos possuem tensoativos que formam espuma e ação de detergência, promovendo a limpeza dos fios capilares.

2. Máscara capilar ou ampola para cabelos

Ampolas e máscaras capilares devem ser aplicadas logo depois do shampoo. Muitas pessoas confundem a ordem e apostam no condicionador, porém o produto de tratamento efetivo deve ser aplicado anteriormente.

O máscara capilar depende de qual tipo de cabelo ou problema que deseja ser tratado, assim diversas marcas oferecem uma série de fórmulas que podem atender necessidades diferentes, observando qual a mais indicada para você.

O efeito que ela disponibiliza é a hidratação, recuperação dos fios, nutrição para as madeixas, maciez, brilho, dentre outros efeitos incríveis, disponibilizando todas as vitaminas necessárias para sua estética, sendo melhor absorvidos após as cutículas estarem abertas pela limpeza promovida pelo shampoo.

As ampolas possuem o mesmo efeito, normalmente comercializadas de maneira individual, aplicando-as no comprimento dos cabelos, assim como a máscara, por aproximadamente 3 à 5 minutos.

3. Creme condicionador de cabelos

O intuito do condicionador é fechar novamente as cutículas dos fios, permitindo que o tratamento possa ser melhor absorvido pelos cabelos.

Com a selagem, os fios estarão protegidos e constantemente cuidados devido às substâncias estarem presentes e agindo nos fios. Além do fechamento das cutículas, o condicionador também serve para fornecer maciez e desembaraçar os fios.

4. Finalizador

Os finalizadores podem ser cremes para pentear, sprays, séruns, dentre outros produtos para dar o toque final. O intuito desses produtos cosméticos finalizadores é oferecer ainda mais maciez e ajudar na hora de pentear, sem enxágue.

Alguns produtos finalizadores, como creme de pentear, podem ser usados com o cabelo ainda úmido, enquanto os séruns, normalmente em formato de óleos, devem ser aplicados com os cabelos já secos, atuando como um protetor térmico, para o caso escovar os cabelos ou fazer chapinha.

Já os sprays variam para aplicação em madeixas secas ou úmidas, disponibilizando um maior volume aos cabelos.

Ordem correta e uso de produtos para cabelos

Seguindo o passo a passo você vai promover um cuidado melhor nas suas madeixas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *