Assine nossa Newsletter! - Compartilhe nas redes sociais.

Monte o seu cronograma capilar

Monte o seu cronograma capilar. O cronograma capilar é uma forma de assegurar a saudabilidade dos fios de cabelos, tomando os cuidados necessários para que seu cabelo esteja bonito, macio, brilhante e saudável, recorrendo à três principais pilares que são: hidratação, nutrição e reconstrução.

Cada uma das etapas do cronograma possibilita oferecer nutrientes e vitaminas específicas para tratar determinado tipo de déficit que os fios de cabelos apresentarem, tratando quando à poluição, raios solares, cloro, químicos, dentre outros danos que as madeixas podem sofrer ao longo do tempo e com outros procedimentos.

Hidratação, nutrição e reconstrução para cabelos

Primeiro pilar: Hidratação capilar

A hidratação capilar é um dos tratamentos mais comuns para os cuidados com os fios de cabelos, sendo responsável pela reposição de água e nutrientes que são essenciais para a saúde das mechas e que são perdidos diariamente, necessitando dessa recuperação para garantir cabelos sem ressecamento.

Os principais benefícios que são disponibilizados com a realização e hidratação variam conforme a composição da máscara ou ampola, podendo conter: D-Pantenol (proporcionando brilho e maciez aos cabelos), manteiga de oliva (hidratação profunda), óleo de coco extra virgem (reposição de vitamina E e ácidos graxos), babosa (hidratação e regeneração para evitar quedas) e aminoácidos funcionais (recuperação da fibra dos fios, maciez e fortalecimento dos cabelos).

Veja também:
Formula Shampoo Hidratante de uso freqüente – diário
Formula Shampoo nutritivo para o corpo
8 alimentos para ter cabelos mais fortes
Ordem correta de uso de produtos cosméticos para cabelos

Segundo pilar: Nutrição capilar

A nutrição capilar é normalmente aplicada para cabelos mais ressecados, principalmente para formatos que impedem que ondulações e cachos possam distribuir a oleosidade natural de maneira uniforme, necessitando desse tipo de tratamento.

Há uma reposição de óleos específicos para os fios de cabelos, criando uma camada protetora e proporcionando maciez, leveza e brilho às madeixas. Normalmente são realizadas com máscaras para nutrição capilar que são cremes mesclados com óleos e manteigas, com umectação com óleo vegetal e até mesmo com umectação noturna, optando por produtos que possam ser aplicados à noite, agindo durante o sono, somente enxaguando-os no dia seguinte.

É possível encontrar na composição de produtos para nutrição capilar alguns compostos como: Óleo de rícino (fortalecimento e tratamento de queda de fios de cabelos), óleo de coco (oferece vitamina E e ácidos graxos), óleo de argan (controle do frizz e saudabilidade), óleo de manga (oferece vitaminas A, C e outras do complexo B), óleo de girassol (hidratação e brilho), óleo de abacate (oferece vitaminas A, D e E, além de tratar das fibras dos fios), albumina (oferece vitaminas A e outras do complexo B), óleo de amla (oferece vitamina C, flavonoides e minimiza a incidência de pontas duplas) e azeite de oliva (oferece vitaminas A, D, K e E).

Terceiro pilar: Reconstrução capilar

Principalmente para as mulheres que possuem cabelos quebradiços, a reconstrução capilar é a melhor opção, principalmente agindo em fios que sofreram muitos processos químicos e estão fragilizados. Esses produtos permitem agir como repositores proteicos.

A queratina é a principal proteína dos fios de cabelos, assim os cremes de reconstrução são compostos principalmente com essa proteína que está presente quase na totalidade da construção dos fios, assegurando força, elasticidade e resistência das madeixas.

Além da queratina, algumas outras substâncias podem estar presentes em produtos voltados para reconstrução capilar: Colágeno (retém a água para maior hidratação dos fios e prevenção de quedas), arginina (construção capilar) e cisteína (reconstrução e fortalecimento capilar).

Realize o teste de porosidade

Para montar um cronograma adequado para cada tipo de cabelo, é necessário realizar um teste de porosidade para verificar qual o tipo de tratamento seus fios mais precisam no momento. Esse teste é realizado coletando apenas um fio do cabelo e colocando-o dentro de um copo de água, podendo analisar os resultados.

Caso o fio de cabelo boie na água, será necessário hidratá-lo. Caso o cabelo ficar no meio do copo de água, ele necessita mais de nutrição. Caso o fio afunde, ele precisará mais de reconstrução.

Montando o cronograma de tratamento

Após analisar os resultados, deve-se montar o cronograma mensal. Cada semana deverá conter três tipos de tratamento para os cabelos, de acordo com as necessidades.

  • Caso precise mais de hidratação, deve-se dividir da seguinte maneira: Primeira semana – hidratação, nutrição, hidratação; segunda semana – nutrição, hidratação, reconstrução; terceira semana – hidratação, nutrição, hidratação; quarta semana – nutrição, hidratação, reconstrução.
  • Caso precise mais de nutrição, deve-se dividir da seguinte maneira: Primeira semana – nutrição, reconstrução, hidratação; segunda semana – hidratação, nutrição, hidratação; terceira semana – nutrição, hidratação, nutrição; quarta semana – nutrição, reconstrução, hidratação.
  • Caso precise mais de reconstrução, deve-se dividir da seguinte maneira: Primeira semana – reconstrução, hidratação, nutrição; segunda semana – hidratação, nutrição, hidratação; terceira semana – reconstrução, hidratação, nutrição; quarta semana – hidratação, reconstrução, hidratação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.